quarta-feira, 24 de junho de 2009

F-1 a salva

Acabou. A novela de bastidores chegou ao fim com final feliz para a Fórmula 1, que seguira sendo disputada pelas equipes componentes da Fota, que desistiram de deixar a categoria. Mais do que isso: livre dos devaneios de Max Mosley, o presidente que enfim resolveu parar de disputar a reeleição da FIA.
Após a reunião, ele contou: "Haverá apenas um campeonato de F-1. Concordamos com uma redução de custos. O objetivo é, nos próximos dois anos, atingir os níveis de gastos do início dos anos 1990".
"Agora vamos ter paz", afirmou Max, dando fim à guerra e comunicando sua aposentadoria, tão sonhada por ele quanto por todos os demais.
A Fota conseguiu derrubar o teto. Logo sairá a lista oficial das escuderias do grid 2010. Uma Fórmula 1 com mais carros. Gente nova no comando da federação. A categoria promete gastar menos a cada ano, assegurando a permanência dos times que lá estão. A estabilidade política foi restabelecida. Em breve, um novo Pacto de Concórdia deve surgir.
Foi uma rixa feia, chata, cansativa, assustadora, desgatante. Mas o resultado não poderia ser mais positivo. Resta esperar o comunicado da Fota confirmando o encerramento dos conflitos e a ratificação dos acordos.
Ecclestone, Mosley e Montezemolo trabalharam bastante durante a madrugada para que a reunião no Conselho servisse apenas para firmar a pacificação na Fórmula 1. Pacificada está.

8 comentários:

Speeder76 disse...

É um bom acordo? Pode ser. Apesar de ser pró-FOTA, sabia que estes tipos andavam atrás de mais dinheiro e de uma maior estabilidade nos regulamentos. Acho a primeira razão hipócrita, mas concordo no segundo.


Caiu o ditador, logo, estou satisfeito. Mas há muita coisa do qual não vejo nada de novo. Por exemplo: a questão dos preços e dos "fees" que os circuitos pagam à FOM. Continuamos a ver os circuitos a pagarem 35 ou 40 milhões por ano para terem a Formula 1? Foi travada a expansão para a Ásia? Baixou-se o preço dos bilhetes? O Tio Bernie ficou de novo numa posição secundária? E quem vai ser o sucessor do Tio Max em Outubro? Perguntas ainda sem resposta, meu caro...

Rafael Rosa disse...

Gostei da foto... Parece aquelas simpatias para achar algo perdido em casa e depois quando encontra, se dá três pulinhos para São Longhinho. rsrsrsrsrs. Se procuravam a paz nessa reunião após colocarem os copos de ponta cabeça, finalmente encontraram.
hahahahahahaha.

Ron Groo disse...

Já não era sem tempo.
O fim da era Mosley, espero que não apareça outro destes, porque se lembrarmos bem este senhor sucedeu ao Balestre, que também não era flor que se cheirasse.

Daniel Médici disse...

O Speeder colocou muito bem algumas questões. Fica agora no ar aquela sensação de que tiraram o bode da sala, como se esse racha fosse o grande problema da Fórmula 1.

Mas o buraco é um pouquinho mais embaixo.

Felipão disse...

Eu acho que a F1 não tá salva não. Até pq, o poder ficou com as montadoras, que não tão nem aí pra F1...

Marcos Antonio disse...

é o Mosley saiu mas quem indicaod pela FOTA entrará nolugar deles? Sei não, isso é apenas uma trégua,o primeiro round terminou apenas, de uma maneira simples e cordial.

Leandro Almeida - Blitz F1 disse...

Finalmente PAZ!!!
Eu realmente esperava que no proximo ano teria que achar um jeito para assistir a nova categoria, já tinham imaginado isso?
A Formula 1 de Bernie e Max ja estavam apontando suas armas para a que seria futura categoria acabasse antes mesmo de começar. Quando se noticio as pistas que possivelmente fariam parte desta nova categoria ja se imaginava como seria o proximo ano. Mais como sempre aconteceu na Formula 1 a reunião de ultimo instante trato de resolver tudo. Os três - Bernie, Max e Montezemolo deram uma de protagonista de novela, de depois de tantos toma lá da cá o que temos agora é uma F1 com o jeito do que seria a F1.1 (FOTA).

Bom para nós.

Abraçoo

Bruno Santos disse...

Mosley já abriu a boca e ameaçou o acordo