A FIA, que não é boba nem nunca será, garantiu a vaga de todas as atuais escuderias no Mundial 2010. Oito times foram dados como certo:
Ferrari
Toro Rosso (motor a definir)
Red Bull (motor a definir)
Williams (Toyota)
Force India (Mercedes)
Campos (Cosworth)
Manor (Cosworth)
USF1 (Cosworth)
Os outros cinco receberam ultimato para confirmar a presença incondicional no próximo campeonato:
McLaren (Mercedes)
BMW
Renault
Toyota
Brawn (motor a definir)
Ferrari, Red Bull e Toro Rosso possuem contrato com FIA e FOM que as obriga a correr no ano que vem, mas as três já alegaram que, assim como as demais componentes da Fota, não fizeram inscrição segundo as regras mosleyanas, e portanto se recusarão a competir. Entidade e associação realizarão uma nova reunião dentro de poucos dias. Mais uma vez, a guerra continua.
Campos Grand Prix, Manor Grand Prix e Team US F1 foram privilegiadas com uma vaga no grid de 2010. Adrian Campos finalmente conseguiu demarcar território na Fórmula 1. Vaga merecida. A USF1 era dada como certa desde o início do ano, essa já se auto-descreveu o bastante. A grande surpresa foi a convocação da Manor em detrimento da Prodrive.
A Campos passou por Open Fortuna by Nissan, World Series by Nissan, F-3 espanhola e depois chegou à GP2, tudo isso em aproximadamente dez anos, com direito a títulos nas duas últimas categorias. Parece carreira de piloto, mas estamos falando de uma equipe que acabar de ingressar na F-1. E com chassis Dallara em mãos.
Já a equipe britânica vem sob o comando de John Booth e Nick Wirth, este ex-sócio de Mosley na Simtek. Só pra constar: A Manor venceu o GP de Macau de 2005 com o Lucas di Grassi...
Para concluir, vale destacar a reação da Fota perante a tiranice de Mosley, que obrigou os times a confirmarem definitivamente suas inscrições para 2010 até o próximo dia 19. A Fota encaminhou uma carta ao Conselho Mundial e ao Senado da FIA, pedindo apoio na rixa contra o velho tarado. O trecho que segue foi retirado do Tazio, que publicou a tradução na íntegra.
As contantes mudanças no regulamento, resultado do governo instável atual, criou, infelizmente, uma situação de confusões e incertezas entre o público e os organizadores.
Introduzindo uma base equilibrada e transparente de governo, que é definida no Pacto de Concórdia de 2009, podemos restaurar a situação onde as equipes trabalham em harmonia, uma coisa só traz benefícios a todos os acionistas.
Solicitamos que a FIA se junte à FOM e aos times a assinarem um acordo que traga estabilidade o mais rápido possível, ou, de forma alternativa, inicia em um governo bilateral com as equipes e a FIA.
Gostaríamos de confirmar que as equipes estão preparadas para entrar em um compromisso cego com o campeonato até o fim de 2012. Isso elimina a ideia de que algumas equipes vão deixar o esporte e, fazendo isso, a F-1 estabelecerá uma plataforma sólida e estável para o futuro.
6 comentários:
Apesar da confirmação da FIA da Ferrari, Red Bull e Toro Rosso, elas se negam a participar sem as mudanças no regulamento.
Ou seja, mais confusão ainda está por vir.
É Felipe... A Ferrari terá que aceitar as condições para correr em 2010, ou levará uma senhora multa por reicindir o contrato com a FOM.
Vai dar merda. As montadoras não querem o teto e as novas equipes só entraram por causa dele. Alguém vai rodar...
Me surpreendeu a ausência da Prodrive nessa lista...
incertezas entre o público e os patrocinadores? no meu bairro isso não se chama incerteza...
macau 2005, grande corrida para Kubica
A guerra FIA VS FOTA ainda não tem fim à vista...
Grande Abraço!
Kimi_Cris
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