segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mosley amolece diante da Fota

A guerra está para acabar. Max Mosley encaminhou uma carta às componentes da Fota convocando-as para uma reunião pacífica na qual poderão ser feitas as alterações do regulamento 2010 desde que as propostas das escuderias sejam postas de maneira unânime.
Com a chegada da semana decisiva, o presidente da FIA finalmente resolveu apaziguar os ânimos e garantir a presença das equipes e dos pilotos na F-1 no ano que vem.
Não é de hoje que Max diz esperar que algumas equipes abandonem a categoria, independente de quais serão as regras em vigor. Por isso, ele solicita a confirmação da presença dos times que realmente disputarão o próximo campeonato, para que a reunião FIA-Fota não ocorra com a presença de futuros ex-competidores.
Max, porém, fez uma ressalva em relação ao novo Pacto de Concórdia, que a Fota exigiu até o dia 11, 24 horas antes do anúncio das escuderias incipientes. Ele alegou que o tempo não é hábil para que seja concluído, além do mais ele precisa ser assinado por todos que irão competir, abrindo assim a possibilidade de concretizar o acordo somente após a divulgação da lista pronta dos times do Mundial subsequente.
A revista Autosport teve acesso a um bom trecho da carta e o site Tazio publicou sua tradução. Através dela, Mosley chama a Fota para sentar e redigir certas regras para 2010, não sem antes as equipes aceitarem a inscrição incondicional para 2010. O inglês não abandonou a ideia de teto orçamentário, ao que parece o seu valor será superior à absurda quantia de 40 milhões de libras proposta inicialmente. A reunião acontecerá após o dia 12, portanto elas terão de se inscrever primeiramente segundo as regras malucas do Mosley, para depois modificá-las. Vai ter gente pensando que é golpe, mas este deve ser mesmo o início do fim das rixas políticas.
Segue a transcrição.
Nos termos do Código Esportivo Internacional (Art.66), nós não podemos alterar as regras publicadas para 2010 a menos que haja um consenso entre todos os competidores que se inscreveram.
No entanto, tendo uma lista de inscrições confirmada, nós poderemos fazer as mudanças necessárias, desde que tenhamos um acordo unânime.
Esta é, naturalmente, a maneira mais simples de garantir que todas as equipes inscritas possam competir sob as mesmas regras. Portanto, é necessário que todos se inscrevam com o regulamento previsto para 2010 tal como ele foi publicado. Em seguida, todos os participantes podem concordar em alterar este regulamento. A proposta é viável para todas as partes.
Pretendemos organizar um encontro de todas as equipes confirmadas para 2010 imediatamente após o dia 12 de junho, para discutir as medidas de redução de custos que foram propostas pela Fota.
Já conhecemos os pontos de vista de alguns dos prováveis novos competidores no que diz respeito às propostas para isso, e os comentários são amplamente positivos, então uma solução deve ser relativamente simples de ser alcançada.
Aguardamos com expectativa uma resposta positiva. Seria útil tê-la o quanto antes para que possamos entrar em um acordo na sexta-feira.
Estamos dispostos a iniciar imediatamente as negociações, visando a assinatura de um acordo o quanto antes. Entretanto, não há possibilidade de alterar um projeto de centenas de páginas de uma hora para outra.
Além disso, a FIA precisará saber quem está disposto a discutir o projeto. Haverá, certamente, novas equipes em 2010, e neste momento, parece improvável que todas as equipes de 2009 estejam presentes no próximo ano. É evidente que o projeto deve ser discutido apenas entre aqueles que irão participar.

5 comentários:

Ron Groo disse...

Montezemolo se vestiu de nazista e bateu na bunda do Mosley com raquete de squash.
Só pode ter sido isto.

Speeder76 disse...

Por muito bonzinho que o Mosley esteja agora, sim, penso em golpada. Mas depois das ameaças de Domingo (boicote de pilotos, passagens dos proprietários do circuito para o lado da FOTA...), acho que o Mosley deve ter cedido. Veremos...

Claudemir Freire disse...

Depois de Mônaco em que ele deixou claro que as equipes poderiam se escrever de forma condicional para que pudessem vir a mudar as regrasl, eu não dúvido que seja mais um golpe do Mosley, afinal, ele depois disse que se quiserem fazer o campeonato que fizesse, porque a F1 é dele.

ivan disse...

"No entanto, tendo uma lista de inscrições confirmada, nós poderemos fazer as mudanças necessárias, desde que tenhamos um acordo unânime."
Como e de conhecimento, a unica que se inscreveu nao se baseando em teto de gastos foi a USPGE, as outras, pelo contrario, somente pelo teto. Entao nao vamos ter unanimidade. pode ser golpe.

Will disse...

Muito suspeita essa atitude do Max Mosley.
O que pode ter mudado na cabeça dele em tão pouco tempo?
Ou será que ele viu um passarinho verde?
Acho que essa história ainda está longe de um final feliz...