sexta-feira, 5 de junho de 2009

Um pouco mais de politicagem

A Force India anunciou já lamentando a sua mudança forçada de postura, indicada no comunicado oficial.
"Mesmo estando a Force India em absoluto acordo com os objetivos da Fota, obrigações comerciais exigiram a sua revisão da entrada condicional no prazo apresentado em conjunto com a Fota. Isso foi feito hoje com toda a transparência entre as partes. Os detalhes do posicionamento da Force India serão discutidos amanhã entre Dr. Vijay Mallya e o vice-presidente da Fota, John Howett. Nenhum comentário adicional será dado até a realização dessas discussões".
Independente dos motivos que levaram a FI a romper com os interesses da associação, fato é que as escuderias não terão muita escolha a não ser afatá-la do grupo temporariamente, a exemplo da Williams.
"É provável que eles sejam suspensos. Não tive realmente oportunidade de falar com Vijay, mas ele se comprometeu a fazer com a Fota inscrição condicional e aparentemente, devido a assuntos comerciais, sem ligação com outra equipe ou outro apoio, eles precisaram enviar uma inscrição definitiva", comentou Howett. "Ele estará aqui amanhã e falarei com ele. Tenho de dizer que é intenção da Fota suspendê-los com base em uma discussão cara a cara com Vijay. Mas ele me confirmou, por meio de Bob Fearnley, que ele apoia totalmente a Fota e está totalmente comprometido com ela".
Sobram assim oito guerreiras que precisam concluir um Pacto de Concórdia em tempo recorde e ainda conseguir validá-lo diante do impassível Max Mosley.
Segundo interessantes informações captadas pelo jornalista Ico, a Fota possui um nome forte para colocar no trono da FIA. O renomado piloto de rali, Ari Vatanen, dotado de alta experiência política após ser eleito duas vezes no parlamento europeu, seria o homem certo para disputar as eleições da FIA em outubro deste ano, recuperando as suas raízes automobilísticas assim que derrubar Mosley da presidência.
A façanha, infelizmente, consiste num desafio colossal, a julgar pelo poderoso sistema eleitoral que inclusive impediu a derrocada do velho masoquista no episódio do News of the World. Como cada federação possui o mesmo peso na votação, os apelos financeiros aos pequenos são o bastante para iniciar um novo mandato na direção da entidade.
A Fórmula 1 necessita demais renovar algumas cabeças, sobretudo aquela que controla as suas regras. Pergunta simples, resposta difícil: como?
A foto ilustrativa foi retirada do blog do xará Felipão, que relembrou o momento em que Vatanen estacionou seu Volkswagen na edição do Dakar 2007 para prestar socorro ao concorrente francês Guerlain Chicherit.

5 comentários:

Daniel Médici disse...

Mosley até tem raízes no automobilismo, já que durante o fim dos anos 60 foi um piloto médio (ou medíocre, como queiram) de F2. Mas talvez ele tenha se esquecido disso.

Se eu tivesse que escolher alguém entre Mosley e o Piranha Club para gerenciar a Fórmula 1... Mas acho Vatanen o homem menos provável de transformar a F1 em um reality show.

Felipão disse...

Que honra, Felipão. Gracias...

Nada como um cara como Vatanen na presidência da entidade, que entende a fundo o automobilismo. E, como politico, conseguiria, em minha opinião, costurar ótimos acordos nos bastidores...

kimi_cris disse...

Ja estava a espera que a Force India se inscrevesse e acho que a BrawnGP tambem se vai inscrever o que acaba por ser mau...

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Marcos Antonio disse...

a Branw será a prixoma a se increve,mas esperar ao máximo por isso. E Seria bom mesmo se Vatanen fosse eleito mas mosley só sai se quiser,ele tem a ditadura perfeita pra reeleger sempre

Ron Groo disse...

A Force India tem uma posição frágil na categoria, mais cedo, mais tarde teria de ceder, como fez a Williams, e assim vão caindo as linhas da FOTA.
Parece que a guerrinha já tem um vencedor apontando na reta.