segunda-feira, 15 de junho de 2009

Quem pode mais

Mais um capítulo rápido sobre a briga de cão e gato entre os F's da Fórmula 1.
A FIA promete jogar algo no ventilador. Mosley contou que a última reunião com a Fota foi bastante produtiva e que chegou-se a um acordo a respeito do regulamento técnico de 2010. O Pacto de Concórdia seria concluído e a questão da redução de custos estava bem encaminhada. De repente, a federação é pega de surpresa com a insistência das discussões:
"A FIA acreditava ter participado de uma reunião construtiva e que teve vários pontos de acordo. Por isso, a FIA ficou chocada ao ver que alguns membros da Fota, que não estiveram presentes no encontro, falsamente afirmaram que nada foi acordado e que a reunião foi uma perda de tempo. Há claramente um elemento na Fota que está determinado a evitar qualquer tipo de acordo, independente dos danos que isso vai causar ao esporte".
A FIA afirmou que publicará um documento revelando o ocorrido na reunião como forma de provar que é a Fota quem barra o acordo neste momento. A ver.
De outro lado, pintam reclamações da associação contra Alan Donnelly, que teria passado o fim de semana na Turquia pressionando os times a assinarem incondicionalmente para 2010, ao invés de cuidar dos comissários, que era a sua função.
Os nervos continuam esquentados, enquanto nos aproximamos de mais um dia D. E o Bernie Ecclestone, que assiste de camarote, solta suas caneladas:
"Não se trata de teto orçamentário. É sobre poder. Flavio Briatore quer criar uma nova categoria e decidir tudo, e Luca di Montezemolo tem um problema com o presidente da FIA". Quanto ao presidente da Toyota, John Howett... "Fico imaginando o que ele quer. Não tenho certeza nem se ele mesmo sabe o que quer", disparou.
E continuou ironizando: "Dá para imaginar os times indo para os conselhos administrativos de suas companhias e dizendo: 'Precisamos de mais dinheiro para nosso novo carro e necessitamos de mais uma quantia semelhante para nossa nova categoria'?".
A disputa para mostrar quem pode mais é real, nisso o Eccletone tem razão. A Fota quer diminuir a importância da FIA na formulação das regras, enquanto a entidade precisa manter-se firme em sua posição tradicional, antes que se torne um mero órgão supervisor do cumprimento de regras na categoria, perdendo grande parte de sua influência graças aos interesses das montadoras.
Enquanto as duas se desgastam, o verdadeiro homem forte da F-1 torce pelo fim imediato das rixas políticas, pendendo levementente para o lado da FIA. Não é do interesse do Ecclestone (nem de ninguém) ver sua categoria manchando a própria imagem desse modo. Não é bom para o esporte nem para os negócios. O suposto apocalipse da Fórmula 1 também seria ruim tanto para as equipes quanto para a entidade. Como toda guerra que se preze, todo mundo sai perdendo.
Que o 19 de junho seja o último dia D, pois.

3 comentários:

Anônimo disse...

qdo se pensa que haverá uma pequena trégua, lá vem o Mosley por mais fogo na fogueira... impressionante. Eu tb não tiro a razão dele e de Ecclestone no que diz a eles defenderem os interesses da FIA, mas q isso jah tah passando dos limites está... Abs Maciel.

Richard disse...

oi Felipe, visito sempre o seu blog pq gosto muito, tb sou fã de F1 e fiz um blog, não é tão legal como o seu mais estou começando agora com ele em parceria com um amigo, posso colocar o seu link lá no meu blog?
o link do meu é o www.ultimavolta.com.br, não precisa colocar o link no seu blog se não quiser, apenas queria se desse e não fosse pedir muito que vc me desse ums toques sobre blog

Felipão disse...

Só que me pareceu um Mosley verdadeiramente irritado com essas montadoras... Sein ão, mas é mais um indicio da tal categoria paralela