sábado, 24 de maio de 2008

Massa é pole no Principado

Desde Senna que um brasileiro não larga na pole em Mônaco. O tabu durou 17 anos, até Felipe Massa mostrar um ritmo excepcional em todas as partes do treino assegurando a posição de honra no grid de largada deste domingo.
Já era de se imaginar que o qualifying seria marcado por uma dura disputa entre Ferrari e McLaren. Massa foi 0.028s mais rápido que o Kimi e 52 milésimos melhor que o Hamilton. Heikki Kovalainen, um pouco mais lento, foi o quarto.
Um resultado impressionante da Ferrari numa pista onde a McLaren costuma levar vantagem.
A BMW prometia muito mais do que deveria prometer. Kubica, que chegou a levantar a hipótese de vitória no GP, ficou com uma razoável quinta posição. Nico Rosberg, que vinha falando em pódio, vai largar em sexto.
Nelsinho Piquet, 17º, passou por mais um treino cheio de dificuldades. Escapou na curva 1, traseirou antes do túnel e não conseguiu virar um boa volta limpa. O carro da Renault sofre com de desequlíbrio nas retomadas de aceleração, mas ainda assim o bicampeão Alonso tirou leite de pedra para levar o R28 à super pole. Fernando abre a quarta fila.
Ao lado dele, o ex-companheiro de 2004, Jarno Trulli, que ostenta uma vitória no Principado.
Apesar do mau desempenho nos treinos livres, a Red Bull chegou à fase final na classificação. Mark Webber é o 9º, e Coulthard o 10º. O escocês não participou do Q3 após perder o controle do carro e provocar bandeira amarela nos instantes finais do Q2, prejudicando todos aqueles que tentavam melhorar seus tempos, a exemplo de Rubens Barrichello, 15º no grid.
O companheiro do Rubinho, Jenson Button, sai de 12º, logo atrás de Timo Glock. Em período de vacas magras, Nick Heidfeld não passou de 13º, seguido pelo japonês Kazuki Nakajima.
Sebastien Bourdais, a bordo do novo carro da equipe, fecha a oitava fila do grid, três posições à frente do parceiro Vettel, punido pela troca decâmbio. Adrian Sutil, enfim, alinha melhor que Giancarlo Fisichella, que reclamou de um suposto bloqueio do Barrichello durante a sessão. O caso está sendo investigado e há risco de pintar penalty para o Rubens.
Esta é a corrida número 200 do Fisico, e ele larga em 20º. Se abandonar na volta 2, os números ficarão bem bonitinhos...
Para amanhã, previsão de chuva. Em condições normais, o Massa tem boa vantagem, principalmente se mantiver a liderança depois da curva 1, mas em condições adversas em Mônaco tudo pode contecer. É o circuito onde o controle de tração faz muito falta já no seco, que dirá no molhado.
A Ferrari busca vencer depois de sete anos de jejum em Monte Carlo. A McLaren tem o Hamilton, que guia muito naquelas ruas estreitas, mas a ameaça de São Pedro não deixa muito espaço para apontarmos favoritos.

8 comentários:

Daniel Médici disse...

Você conhece um time chamado Umeã? Nem eu. Mas a Sportv achou o jogo desse time de futebol feminino mais importante que a corrida da GP2, transmitida pelo canal 2. O futebol feminino estava passando no principal...

F1 NA GERAL disse...

Esses treinos para o GP de Mônaco mostrou o quanto a Ferrari está na frente das demais. Em uma pista onde até a BMW estava cotada para ameaçar, a Ferrari continuou suprema. Abraços.

kimi_cris disse...

foi a grande surpresa, o dominio da ferrari, muita gente inclusive eu pensavam que a mclaren-mercedes iria dominar.

Anônimo disse...

Meio caminho andado para a vitória e se ganhar para ter o respeito incondicional de todo mundo. Vencer em Mônaco, Monza e Silvestone é sempre uma glória.

Marcos Antonio disse...

Se Nã chover,acredito que o Massa leva,agora se chover,será loteria,pode até sobrar uma vitória pra minha Williams!rs

e ainda bem que o Kazuki larga bem longe do Fisichella...

abraços!

Marcos Antonio disse...

ah,e o Umea é o time feminino que joga a brasileira Marta,a melhor jogadora do mundo eleita pela FIFA.Isso era a final da Copa da UEFA feminina,por isso a transmissão.Infelizmente é impossivel competir com o futebol...

Anônimo disse...

Felipe, o ALonso só foi para o Q1,devido a bandeira amarela pelo acidente do Coulthard,ele estava em nono e vários pilotos vinham com parciais boas para a última volta como o Barrichelo.Dá uma conferida.

Felipe Maciel disse...

Sim, a sorte foi importante, mas quando esteve na super pole ainda conseguiu o sétimo tempo. Foi muito bem de qualquer jeito.

Abraços