sábado, 12 de setembro de 2009

Dobradinha da Mercedes em Monza

Tem que respeitar esse tal de motor Mercedes. O treino classificatório foi decidido pelo duelo muy amigo entre Lewis Hamilton e Adrian Sutil.
O atual campeão larga na pole position, tendo ao seu lado a temida e poderosa Force India do alemão. Kimi Raikkonen abre a segunda fila, com a McLaren de Heikki Kovalainen logo em seguida.
As Brawn foram quase 1s mais lenta que o pole. Rubens Barrichello e Jenson Button dominam a terceira fila, seprados por míseros 15 milésimos. A briga interna parece ter emparelhado melhor em Monza.
Surpreendente desempenho de Vitantonio Liuzzi, que não fez cerimônia neste seu retornou e enfiou o pé direito, andando forte no Q2 e fazendo a 7ª melhor volta da super pole.
Fernando Alonso, com KERS, levou à Renault ao 8º posto, superando as RBRs de Vettel e Webber, nessa ordem.
O italiano Jarno Trulli fez um excelente trabalho trazendo essa Toyota que não anda ao 11º lugar. Romain Grosjean conquistou uma respeitável 12ª colocação. Kubica, 13º, e Heidfeld, 15º, não puderam brigar até o final graças a uma pane coletiva de motor.
Entre os pilotos da BMW, larga Giancarlo Fisichella, que apresentou uma performance razoável, fazendo nada mais, nada menos do que se esperava de um piloto que tem de se adaptar a um carro diferente. Porém ele reconhece que guiar pela Ferrari gera uma pressão extra. Quando o piloto é instável psicologicamente, não tem experiência que dê jeito. Basta lembrar seus tempos de equipe grande, completamente ofuscado no cockpit da Renault. Mas ele tem tempo para ir se adaptando...
A turma do fundão é liderada por Timo Glock, em 16º, seguido pelas decepcionantes Williams de Nakajima e Rosberg, e pelas Toro Rosso de Buemi e Alguersuari.
A equipe McLaren é favorita à vitória, mas nunca se deve desconsiderar a figura de Kimi Raikkonen. Adrian Sutil tem tudo para ser engolido no início da prova, já que o KERS irá conferir uma vantagem colossal na largada.
Vantagem essa que pode prejudicar as Brawn, caso Alonso consiga espaço para usar o dispositivo antes da primeira curva.
A suposta estratégia de primeira perna longa de Rubens e Jenson pode ajudar a ganhar posições em relação ao posto de largada. Já a rival Red Bull não mete mais medo em ninguém.
Pelo cuidado visto na tocada dos pilotos, reafirmo a crítica que fiz quando vi pela primeira vez a imagem das novas zebras: absolutamente lamentável...
Agora é esperar pelo domingo, sem saber se a rara chuva fará sua segunda aparição em edições do GP de Monza, como ocorreu no ano passado.
Classificação do GP da Itália:
1. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min24s066 ( 23 voltas )
2. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min24s261 ( 24 )
3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min24s523 ( 28 )
4. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min24s845 ( 27 )
5. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min25s015 ( 23 )
6. Jenson Button (ING/Brawn), 1min25s030 ( 26 )
7. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 1min25s043 ( 26 )
8. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min25s072 ( 25 )
9. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min25s180 ( 23 )
10. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min25s314 ( 24 )
11. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min23s611 ( 20 )
12. Romain Grosjean (FRA/Renault), 1min23s728 ( 22 )
13. Robert Kubica (POL/BMW), 1min23s866 ( 17 )
14. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), 1min23s901 ( 24 )
15. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min24s275 ( 14 )
16. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min24s036 ( 11 )
17. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min24s074 ( 9 )
18. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min24s121 ( 12 )
19. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min24s220 ( 12 )
20. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1min24s951 ( 11 )
Pesos dos carros em ordem crescente:
1º Lewis Hamilton (McLaren), 653,5 kg
2º Adrian Sutil (Force India), 655
3º Kimi Raikkonen (Ferrari), 662
8º Fernando Alonso (Renault), 677,5
7º Vitantonio Liuzzi (Force India), 679,5
9º Sebastian Vettel (Red Bull), 682,0
4º Heikki Kovalainen (McLaren), 683
10º Mark Webber (Red Bull), 683
6º Jenson Button (Brawn), 687
5º Rubens Barrichello (Brawn), 688,5
14º Giancarlo Fisichella (Ferrari), 690.0
13º Robert Kubica (BMW), 697,5
15º Nick Heidfeld (BMW), 697,5
12º Romain Grosjean (Renault), 699,8
11º Jarno Trulli (Toyota), 703,0
19º Sebastién Buemi (Toro Rosso), 706
20º Jaime Alguersuari (Toro Rosso), 706
17º Kazuki Nakajima (Williams), 706,2
18º Nico Rosberg (Williams), 708,6
16º Timo Glock (Toyota), 709,8

7 comentários:

Unknown disse...

realmente, os motorzinhos da mclaren são demais. e Lewis está de volta às primeiras filas do grid.

tomara e Rubens possa largar bem, pra ter oportunidade de reduzir a vantagem de Button.

Anônimo disse...

Bruno Flávio disse:

Quando viu que a Brawn estava 1 segundo atrás da McLaren, a dupla Galvão/Reginaldo logo deduziu que iriam para uma estratégida de uma parada.

Até aí tudo bem... minha sobrinha de 6 anos também deduziu isso.

Mas em seguida, o Reginaldo Leme afirmou que era uma estratégia acertada em função da entrada e saída dos box ser curta, ou seja, se perde menos tempo na parada em Monza.

Peraí... paradas mais rápidas não favorecem estratégias baseadas em dois pit-stops???????

Afinal, ganha-se tempo na pista, andando mais leve e, depois, perde-se tempo entrando uma 2a vez nos boxes. Se a perda nos boxes é de 28, 30 segundos, talvez não seja compensador o ganho na pista.

Mas se a perda nos boxes é de 22, 23 segundos, o ganho na pista pode ser maior.

Sinceramente, não entendi a do Reginaldo...

Se o Reginaldo estiver certo na análise dele, ficaria muito feliz em compreender também. Mas não consegui ainda não... Se alguém quiser me explicar, desde já agradeço!

Willian disse...

Senti a maldade nesse "duelo muy amigo entre Lewis Hamilton e Adrian Sutil." hehe
Foi um treino interessante com uma atuação incrível do Liuzzi principalmente.
Acredito que vamos ter uma grande (e surpreendente) corrida amanhã!

Felipe Playmobil disse...

Hamilton não ganha a corrida.

Glauber disse...

Esse motorzinho mercedes é bom mesmo!!!!


dos 7 primeiros colocacados 6 usam mercedes!!!

Anônimo disse...

o Glauber reparou mto bem no fato de 6 carros terem o motor MB.... quem diria q ele reinaria 1 dia na F1, eu nunca q apostaria nisso. Amanhã quem tiver o Kers ganha neh, mas eu aposto no Kimi tb.

Anônimo disse...

A prova de que o carro da Force India é realmente bom é o desempenho do Liuzzi. Tá, o cara é bom piloto, também, mas a adaptação foi imediata! O chassi da FI se adapta de forma sensacional em pistas velozes. Fico imaginando este carro rasgando as retas intermináveis da antiga Hockenheim, com esse motorzão Mercedes... seria de dar gosto.