segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FIA bane Briatore e pendura Renault

Em uma rápida reunião, o Conselho levou menos de duas horas para definir a destino dos envolvidos.
A equipe Renault não contestou as acusações, pelo contrário, cooperou com a investigação a FIA, e confirmou que seus ex-integrantes Flavio Briatore e Pat Symonds participaram do esquema. A escuderia recebeu uma pseudo-punição, segunda a qual seria banida da categoria até o final de 2011, porém esta suspensão só ocorrerá caso cometa uma nova infração grave às regras.
Briatore caiu de vez. O dirigente está proibido de ter acesso a áreas de jurisdição da FIA. Espero que tenha curtido o fim de semana em Monza, pode ter realizado lá seu último passeio por dentro de um paddock.
Os pilotos gerenciados pelo carcamano - Fernando Alonso, Mark Webber, Heikki Kovalainen, Romain Grosjean - não conseguirão renovar a superlicença, a menos que rompam com Briatore. A federação realmente não deseja ver Flavio nem pintado de ouro.
Já Pat Symonds reconheceu seu envolvimento no caso, por isso recebeu uma pena mais branda. O ex-diretor de engenharia da Renault será impedido de dar as caras em eventos da FIA nos próximos 5 anos.
Nelsinho Piquet pegou a imunidade e foi pra casa. Fernando Alonso foi dado como inocente. Mais uma polêmica da Fórmula 1 é deixada para trás. Fim.
Agora já podemos nos concentrar novamente nas corridas. Próxima parada? Cingapura...

6 comentários:

Felipão disse...

Eu acho que ficou de bom tamanho. Quem sabe agora as coisas caminhem de uma forma mais organizada para os gauleses???

Unknown disse...

imagina se o Nicolas Todt não vai estar contente com isto, tem um bicampeão mundial sem representante legal e querendo entrar à Ferrari... o filho de Jean Todt com certeza pode lucrar com isso

Anônimo disse...

será que acabou msm? Ao menos a F1 se livrou de Safatore e será que a Horrivelnault num vai fazer outra trapalhada e ser banida? sei não...
Ficou barato para o Nelsinho e o Symonds mas blz, regras são regras. E lógico q Nelson pai num teria sido omisso nessa questão, mas deixou o filho no meio das cobras, deu no q deu. Abs

Gabriel Souza disse...

E a vingança de Mosley foi concluída, fim.

O velhinho vai embora mas desfere seu golpe final e leva Briatore a nocaute!

E é claro que a FIA "mordeu e assoprou" em relação a Renault.

Abraço!!

Ron Groo disse...

Como eu disse em nosso ultimo programa: Briatore era "o alvo" e a FIA (Fernando International Aid)ainda tentou salvar a cabeça de Symonds, mas a Renault lhe deu um pé na bunda antes...

Quanto a punição da equipe ficou justo, já que é a mesma aplicada a Maclata no caso da espionagem (ou da mentira do Hamilton, não lembro) Tá suspensa, mas só se fizer outra coisa qualquer, assim mantém eles na linha.

Viny Dias disse...

Mal posso esperar pela próxima "novela das oito". Brincadeira. Fciou de bom tamanho, mas ainda não entendi o que levou o Nelsinho a abrir a boca. Foi só vingança? Ele pode nunca mais sentar num F-1 só pra ajudar o Max a chutar o briatore?