sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Relembrando Cingapura

Para não dizer que não falei de esporte, em mais esta semana tomada pela intriga de bastidores, vamos falar de Cingapura sem citar batida proposital, escândalo ou nada do gênero.
Você já decorou o traçado da pista noturna? Haja curva, Seu Tilke...
Ao menos para mim o circuito de Cingapura foi mais bem desenhado que o de Valência. As primeiras curvas, o trio de zebras "relâmpago" onde o Kimi bateu, e o trecho final da volta representam passagens interessantes do traçado.
Mas esta é declaradamente uma típica corrida-outdoor. A garantia comercial é plena, já a garantia de ultrapassagens...

6 comentários:

Daniel Médici disse...

Também acho que Cingapura foi mais bem traçada que Valência. Mas principalmente por uma razão urbanística.

O circuito urbano de Valência parece ter muito pouco de urbano, apenas alguns prédios ao fundo. Muitas construções ao redor da pista são envoltas por tapumes/outdoors, não há muito sinal de que os valencianos viavam aquela parte da cidade tal como ela é montada para os GPs, a cidade está claramente do lado de fora.

Já Cingapura possui pontes passando por cima da pista, edifícios históricos ao lado, aquele estádio de futebol cujo campo"bóia" na marina. O desenho se integra ao tecido urbano, a pista parece de fato um conjunto de avenidas que os locais utilizam em seu dia-a-dia.

Pode partecer que isso não tem efeito direto na corrida, mas pessoalmente falando acho que tem sim. Um GP não é apenas um fato comercial, pe um fato político e social também, e um circuito de rua deve ser pensado com um viés urbanístico.

Valência tem aquela última sequência de curvas, que acredito serem muito bem pensadas. Mas as ondulações de Cingapura, as constrições das chicanes, aquela penúltima curva onde os carros passavam colados ao muro (esse trecho vai ser modificado nesse ano, espero que não o mutilem) mostram muito bem como o automobilismo deveria ser.

Ron Groo disse...

Com tanta curva e a gente só fala daquela em que o Piquetzinho se estabacou.

Enfim, é uma bela corrida.

Anônimo disse...

1.你了解關鍵字廣告的陷阱與秘密???
2.你了解SEO技巧???
3.你了解網路行銷的方式與種類???
4.你了解關鍵字行銷後的商機!!!
5.你了解SEO作業與流程!!!
6.你認為網路行銷多少才合理???
7.你了解網站排名的注意事項!!!

Loucos por F-1 disse...

Acho que qualquer pista é melhor do que Valência...rsrsrs
Cingapura não é nenhuma maravilha, veremos o que vai acontecer na corrida.

Abraço!

Leandro Montianele

Anônimo disse...

Cingapura é muito melhor que Valência.

Mas agora bateu uma saudade do Massa!!


Go Button Go!!!

Anônimo disse...

Nem com Kers!
Mas tudo bem; haverá o dia em que teremos uma prova noturna com chuva. Aí é que eu quero ver.

No mais, não critiquemos: Mônaco está na F-1 desde a época das bigas e sempre foi aquela chatice, exceto boas corridas com chuva ou situações atípicas, como a edição de 1992.

Por isso não pego tanto no pé do Tilke. Não foi ele que desenhou o traçado de Mônaco, nem o de Hungaroring, nem o de Barcelona. Ele não é tão "mau" quanto parece.