terça-feira, 29 de setembro de 2009

Reginaldo entrevista Nelson Piquet

A entrevista na íntegra realizada por Reginaldo Leme foi bem interessante. O tricampeão Nelson Piquet controlou seu estilo despojado para cuidar de um assunto delicado, escolhendo minuciosamente cada palavra que iria pronunciar.
O histórico por ele revelado não foge muito ao que já se sabe. Nelson pai deixou Nelson filho nas mãos de Flavio Briatore, quando foi assinado o contrato de manager do piloto em 2008. Certos membros da Renault pressionavam o brasileiro intensamente, sugerindo que sua permanência na equipe não estaria oficialmente garantida após Cingapura. Ele resolveu ceder à proposta de Symonds/Briatore no GP noturno, quando bateu de forma premeditada.
Piquetzão conta que seu filho não pôde entrar em contato devido ao fuso horário. Se tivesse a chance de falar com ele, diria para não fazer de maneira alguma aquilo que a direção da escuderia lhe delegou. Mas não foi assim que a história se sucedeu.
O tricampeão deixou bem claro que rechaça qualquer jogo de equipe na Fórmula 1. É bem verdade que Piquet teve suas sujeiras nas pistas, porém nada associado a um companheiro. Conclusão: se for para fazer uma safadeza, faça você mesmo.
O fato é que Nelsinho contou a um amigo, que repassou o caso para o pai do piloto. Por sua vez, entrou em contato com Whiting aqui no Brasil e revelou o episódio. No entanto, preferiu não iniciar as investigações para não prejudicar o filho.
Nelsão passou a comparecer às corridas em 2009 para acompanhar o trabalho da Renault, que segundo ele chegou a oferecer ao primeiro piloto um carro 8 décimos mais rápido que o de Nelsinho, o que consistia numa infração à igualdade prevista no contrato. Não havia, pois, meios de o jovem piloto apresentar um nível comparável ao seu parceiro.
Na entrevista, ele diz que Fernando Alonso era quem mandava no time. O chefe italiano satisfazia todas as suas exigências. Quando Briatore ameaçou demitir Nelsinho, ouviu como resposta que a bomba de Cingapura viria à tona. Ainda assim, Flavio decidiu por romper o acordo e colocar Grosjean no cockpit, enquanto o brasileiro realizou a denúncia oficial junto à FIA.
Perguntado por Reginaldo sobre o que diria a Briatore se o encontrasse frente a frente, o tricampeão respondeu com seu humor peculiar: reservaria a boate de Flavio para comemorar sua saída da F-1...
Uma das passagens mais importantes é quando menciona a revolta dos espanhóis com seu filho. Piquet diz que esse comportamento só existe porque uma incipiente escuderia espanhola quer Nelsinho no cockpit. Mas as pessoas na Espanha (destaque para o presidente da federação espanhola) preferem pilotos espanhóis. Sinal de que as portas da categoria não estão tão fechadas como vivem exclamando por aí. O retorno na Campos é uma possibilidade real.
Piquetzão opina que um título mundial decidido numa batida proposital - como nos clássicos exemplos de Prost, Senna e Schumacher - é uma conquista sem valor. Portanto fez questão de esclarecer que de forma alguma apoia o que o Ângelo fez. Também destacou a participação da FIA, que segundo ele trata o esporte como merece ser tratado. Ou seja, quando um caso escandaloso surge, eles investigam seriamente. E diz que pessoas como Flavio Briatore devem mesmo ser eliminadas da Fórmula 1.
A expectativa agora é a próxima entrevista de Reginaldo Leme: ele prometeu uma boa conversa com Nelsinho Piquet.

6 comentários:

DaniGimenes disse...

Parabéns pelo blog! Quando puder faça uma visita ao meu novo blog dedicado ao Senna: http://danigimenes-ayrtonsennadobrasil.blogspot.com Abração amigo!

Anônimo disse...

bom, o passado do Piquet pai o condena, eu não assisti a entrevista mas pelo o que li aki, a experiência dele o fez ser ponderado e correto (como deveria ser msm numa entrevista), tb duvidava de que ele teria sido conivente com essa história toda. Agora, eu num acho que o Nelsinho consiga voltar na F1 tão cedo.

Ron Groo disse...

Se o pai dele está dizendo que há gente interessada no moleque, eu acredito.

Foi uma boa entrevista, e Nelsão estava comedido, evitando maiores transtornos, até por que ainda há um processo que ele prometeu mover contra o Briatore.
Vamos aguardar.

Beatle Ed disse...

Nelson é o maior cara de pau que existe!

Bom saber que o tri-campeão continua o mesmo! :-)

O cara ficou famoso por suas pilantragens na pista e vem dar uma de defensor do fair play?

Muito bom!

Alexandre disse...

Ficou a certeza de que, não fosse a demissão de Nelsinho, nunca teríamos ficado sabendo do episódio. Fica difícil entender o porque de, só então, os Piquet terem virado defensores da moral e da ética.

Carlos disse...

Não gostei da entrevista do Piquet. Fez um belo discurso de Santinha de Agua Sanitaria ao criticar Senna e Prost.