segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Force India escolhe Vitantonio Liuzzi

Lógico. Ocorreu o esperado, ninguém imaginava outro nome.
Promoção merecida ao piloto que aceitou ser test driver da Force India pensando unicamente em voltar a correr um dia. De quebra, recebe a grande chance no GP da Itália. Dá-lhe italiano em Monza!
Tonio teve a hombridade de lamentar o acidente do Massa, ressaltando que teve "efeito direto" em sua promoção. Mas é inegável que sua motivação estará lá em cima, num momento em que a equipe tenta tirar onda de time grande.
Seus dois anos pela Toro Rosso revelaram pouco do potencial que possui. Fica a dúvida se a Force India novamente terá carro para outras etapas deste Mundial imprevisível. E também existe a necessidade de rápida adaptação ao bólido e às corridas, já que apenas cinco provas bastam para concluir a temporada.
O desempenho de Liuzzi será importante para os sennistas (brunistas?), uma vez que as especulações sobre o ingresso de Bruno Senna em 2010 sempre apontaram para a FI como um dos alvos. Se Tonio conseguir se firmar, fecha uma vaga.
A Itália está bem no grid. Só perde para a Alemanha em número de pilotos, e já passou o Brasil, que perdeu dois por esta temporada. Há um italiano em equipe grande, um em equipe média, e um em time pequeno. Ao menos na teoria. Na prática, ninguém mais sabe quem é grande e quem é pequeno. Muito menos em Monza, onde a aerodinâmica vira às avessas e todos carros sofrem uma senhora transformação.

3 comentários:

Willian disse...

Quem diria que os pilotos italianos estariam tão em alta, Felipe.
O Liuzzi era a escolha óbvia. Seria surpresa se surgisse outro nome.
Porém, não acredito que possa fazer algo a mais do que Alguersuari, Grosjean ou Badoer, por exemplo, vinham fazendo.
Sem pilotar desde 2007 ele terá um caminho difícil, mas conseguirá ganhar alguma quilometragem.

Anônimo disse...

Matou a pau no último parágrafo, Felipe. Acho que este é o grande barato da temporada 2009. Mais do que a disputa pelo título, que me parece nivelada por baixo e desinteressante, é a imprevisibilidade o grande trunfo e a grande marca deste ano. E Monza deve aprontar mais desse tipo de situação...

Anônimo disse...

mais q o Bad you are ele vai conseguir andar neh, a escolha foi óbvia msm, e esse eu tenho menos informações ainda. Boa sorte ao Liuzzi.