terça-feira, 8 de setembro de 2009

Renault dá sinal de vida

Briatore e Symonds enviaram carta aos dirigentes da categoria alegando inocência no episódio de Cingapura. Isso deve ser o máximo que se pode obter deles antes da reunião em Paris, já que se comprometeram a falar sobre o assunto apenas após o dia D, marcado para 21 de setembro.
A Renault anda bastante assustada com o caso, e não era pra menos. Se as provas reunidas não fossem contundentes, não haveria motivo para a FIA convocar o Conselho Mundial. A defesa terá de ser muito eficiente para explicar o que quer que tenha sido coletado durante as silenciosas investigações.
Paralelo a isso, a equipe não pode deixar a peteca cair dentro da pista. O time francês tratou de providenciar o ressurgimento do seu KERS, que havia sido utilizado pela última vez em Barcelona.
Pat Symonds comentou que o dispositivo pode conferir uma vantagem de mais de 15 metros na largada, onde os carros equipados tendem a fazer bom proveito do longo trecho de reta até a primeira curva.
Como Monza é pé embaixo, o sistema favorece a performance significativamente. Segundo ele, a vantagem estimada é de 0.25s por volta. No qualifying, os pilotos devem acionar o booster antes de abrir volta lançada e novamente durante a flying lap.
Se o time francês deposita esperanças no KERS, os tifosi também têm motivos para se animar, já que a Ferrari, com seu inseparável dispositivo, vem de vitória numa fase crescente no campeonato.
Na certa, Kimi entrará focado em obter sua primeira vitória em solo italiano. E esse é justamente o fim de semana em que os conterrâneos do Alonso gritaram que ocorreria o tal anúncio oficial da retirada do finlandês para o ingresso do espanhol na Ferrari em 2010. Que eu só acredito vendo.

9 comentários:

Willian disse...

Esse dia 21 será decisivo. Estou ansioso para a chegada desse dia.
Quanto à corrida, a Renault fez bem em voltar com o KERS.
Entra no rol das favoritas, embora a F1 2009 seja uma caixinha de surpresas...

Anônimo disse...

Essa história do Alonso na Ferrari, com todo o respeito, enche o saco. O Kimi e o Massa que o digam!

Não consigo entender qual seria a vantagem para uma equipe anunciar um piloto no meio da temporada, tendo outro piloto sentado no cockpit. E piloto de ponta, campeão mundial!

Nos casos da Toro Rosso e da Renault, que substituíram Tião Bourdais e Piquet, respectivamente, ainda consigo ver uma explicação talvez razoável: talvez já haviam decicido pela substituição dos pilotos em 2010 e, considerando a proibição de testes, colocar os novos meninos para pilotar seria uma forma de lhes proporcionar testes, ainda que os testes sejam as próprias corridas e treinos de classificação.

Agora, em se tratando de Alonso e Ferrari, para que anunciar substituto agora? Penso que somente seria plausível se o Kimi ou o Massa tivessem anunciado aposentadoria. Até onde eu sei, não é o caso.

Resumo: Alonso na Ferrari é pura fixação da imprensa espanhola.

Faço coro ao Felipe Maciel: anúncio do Alonso antes do final da temporada, só acredito vendo!!!!
Não digo que não possa acontecer, mas só acredito vendo!!

Rodrigo Neto disse...

Se não anunciarem em Monza , os espanhois irão dizer que irá ser na próxima corrida... depois na próxima.. na próxima.. Caso não aconteça , irão dizer que será em 2010 após a 1a corrida , 2a , 3a ... e por ai vai.
Estão querendo vencer pelo cansaço..
Estão quase conseguindo, pelo menos de minha parte.
Uma hora eles acertam... ou fazem a Ferrari contratar na marra....

Anônimo disse...

por mim podem até anunciar jah que o piloto campeão mundial que está no cockpit não está nem ae (e não deve estar msm kkkk). Esse Kers da Renault funcionava bem? Eu não me lembro mais, mas se funfar blz vão ter um belo diferencial, quem sabe pra ficar atrás apenas da Mclata e de Ferrari.

Marcos Antonio disse...

podia anunciar o alonso logo que isso tá muito chato mesmo. Assim o Kimi vai pra Williams e ele é bicampeão mundial em 2010(sonho meu...rs)

Anônimo disse...

Bom, o acordo entre a Ferrari e o Santander será anunciado na quinta-feira...

Unknown disse...

meu Deus, em todo lado tem spam!!!


pois é, o povo da Renault diz que são intrigas da oposição, mais eu continuo a me preguntar se a telemetría realmente pode dar provas conclusivas do caso, ou piquetzinho sempre vai poder alegar que foi barbeiragem.

e 0.25 por volta é um monte!! então a corrida vai ser entre quem tem KERS somente

Ron Groo disse...

O carro é tão ruim que nem o kers vai dar jeito, mas...

Ainda acho que não vá dar em nada e é capaz da FIA pedir desculpas a Renault.

Gabriel Souza disse...

Felipe, posso até estar errado, mas o anúncio de Alonso na Ferrari me parece questão de tempo.

Quanto ao Kers, é uma sacanagem...
Se os carros com o dispositivo têm tal vantagem, é melhor que tenhamos duas corridas: as do "com Kers" e as do "sem Kers".

Abraço!