terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Force India apresenta VJM03



FELIPE MACIEL



A equipe mais brega da Fórmula 1 lançou o novíssimo VJM03, com a mesma configuração de cores. O modelo mantém vivo seu próprio DNA, sem necessariamente se misturar com o material genético da Red Bull, embora a moda atual sugira o contrário.



A escuderia manteve a filosofia do projeto, cuidando para que o trabalho promovesse a evolução de seu melhor bólido na F-1, que obteve em 2009 as estatísticas de um pódio alcançado, uma pole cravada, uma volta mais rápida, cinco classificações na super pole. A meta para 2010 é seguir implementando o ritmo e subir ao pódio com mais frequência.



Vijay Mallya soltou a verba em nome do CFD, elevando o peso da tecnologia virtual no auxílio ao desenvolvimento do VJM03.




O carro apresenta um desenho peculiar da asa dianteira, além de possuir um bico liso e limpo, livre dos traços disseminados por Adrian Newey. Chama a atenção a curvatura do apêndice que carrega o retrovisor, mas o que há de mais chamativo localiza-se na parte traseira.

A bigorna da Force India assemelha-se ao exagero adotado pela McLaren em seu novo modelo, projetando a barbatana sobre a asa traseira. Uma fresta na carenagem torna o aparato ainda mais esquisito, como se tivesse sido acoplada grosseiramente à tampa do motor.




Vitantonio Liuzzi, que recuperou em definitivo sua posição de titular na F-1, será o responsável pelos primeiros quilômetros da nova cria. A equipe tem motivos para acreditar que seu crescimento na categoria não será interrompido. O 2009 da FI foi surpreendente. Quanto a 2010... é esperar pra ver.

7 comentários:

Leandro Almeida disse...

Eu devo ser o unico que não acha feio o jogo de cores da force índia... uaihsuihuahsas..
mais ta ai, gostei da aposta da equipe, com mais carros no grid a chances de não ser os ultimos aumentaram consideravelmente, isso vale para a STR tbm.
Detalhe a sempre lembrar é só o terceiro ano da equipe na F1, apesar de não ter começado do 0 foi quaze isso.

Aderson Pereira disse...

Impressionante como a Force India demorou tanto tempo para apresentar o novo carro e o que se viu é o carro de 2009 com alguns detalhes diferentes.

Mas o estilo do VJM03 é identico ao VJM02.

Thiago Rodrigues disse...

Eu gosto das cores da Force India.

William Nascimento disse...

Tanta demora para vermos um carro muito parecido com o da temporada passada. O que eles ficaram fazendo? Tiraram férias e aí voltaram dizendo: "Vai esse mesmo, não dá mais tempo pra pensar em outro".

Leandro Almeida disse...

Tenho mais um comentário aqui..
não acho que a demora para apresentar um carro que assemelha-se ao do ano passado deve ser levado em consideração. Se a atualização foi algo definido a tempo a equipe pode focar em outras partes, mecânicas talvez seja um lado que eles procuraram trabalhar, sem falar que na atualização para se torna o VJM03 a base, o difuso (duplo, triplo, de dois andares, o que seja)já estava lá, então a demora da para entender.


Abraços..

Ron Groo disse...

Como disse no ano passado. The clown car is ready!

A pintura continua um samba do indiano doido, mas ta de boa.
Se andar o que andou o ano passado no fim da temporada ta valendo.

Thiago Wilvert disse...

é interessante eles terem atualizado o modelo anterior...acredito que seja uma chance melhor de entrarem na zona de pontuação do que se fizessem um carro do zero.