sexta-feira, 13 de abril de 2007

Culpado!

O Supremo Tribunal da Itália confirmou, nesta sexta-feira, que o diretor-técnico da Williams em 1994, Patrick Head, é responsabilizado por homicídio culposo pela morte de Ayrton Senna, no GP de San Marino de 1994.
Em 2003, a promotoria de Bolonha resolveu entrar com um recurso para reabrir as investigações sobre o caso do acidente fatal diante da absolvição de Head e de Adrian Newey, então projetista do time de Grove.
O Tribunal negou o pedido do diretor-técnico para ser absolvido por inexistência de negligência. A sentença destaca "que a causa do acidente foi a ruptura da barra de direção, causada pela modificação mal projetada e executada, conduzindo a um comportamento culposo e omisso de Head, já que o acontecido era previsível e evitável".
Patrick, no entanto, não cumprirá pena alguma por a própria Corte já ter confirmado a sentença de prescrição do crime.
É incrível como a Justiça demora para concluir algo que muitos já sabiam há muito tempo. Passaram-se 13 anos pra gente ouvir que Head é oficialmente culpado e pronto... Ficou tudo por isso mesmo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Homicidio culposo é aquele sem a intenção. Creio que o que aconteceu a Ayrton em Imola 94 foi uma fatalidade, como as que ocorreram com Rindt, com Giles Villeneuve, com Bruce Mclaren, com Alberto Ascari e tantos outros. São riscos inerentes a este esporte (sim ainda é um esporte)que todos os pilotos sabem correr. Cupados sim. Fez-se justiça, mas seria injusto dar-lhes alguma pena. Opinião de um simples blogueiro.
Ron Groo
www.bliggro.blig.ig.com.br

Felipe Maciel disse...

Também acho que seria um certo exagero aplicar uma determinada pena mas isso é opinião, outras pessoas podem pensar diferente. Perante a lei, houve negligência e imprudência por parte do Head, e isso costuma penalizar o réu em questão. Dessa vez foi uma exceção.
O que eu estranhei foi a forma como se deu o desfecho da história: O Head é responsável pela morte de um homem e nada acontecerá com ele. Não que eu faça questão de que ele seja preso ou qualquer coisa do tipo, mas não é comum um julgamento terminar assim, dessa forma tão esquisita. 13 anos se passaram pra tudo terminar de forma tão simples...

Sakher disse...

Eu pensava igualzinho ao Groo, afinal é um esporte que se anda um carro a 300 km/h. Nada é garantido...
Hj nao sei, talvez houve um pouco de irresponsabilidade...
Mas então felipe, sinceramente nao entendi o comentario do Groo; sera que ele foi ironico comigo? Vamos aguardar alguma manifestacao...

Abraços!!!

Sakher disse...

Felipe, muda a configuracao dos comentarios, pra abrir janela separada... hehe chato eu

Abraços!

Anônimo disse...

Eu entendo o que você quer dizer, mas infelismente as leis e eu acho que no mundo todo são muito maleaveis e cheia de brechas. A tal da prescrição é uma delas. O Renato Bellote é bacharel em direito, pode explicar melhor.
Quanto aos comentarios meus de hoje que parece que ninguém entendeu...Deixa prá lá. Os blogueiros mal educados que citei são uma meia duzia de tres ou quatro que ficavam comentando com palavroes e ofensas...ai tive de censurar...Não censuro quem vai contra minha opinião só quem desce o nivel. O que não é o caso de você, do Sakher (é assim?), do maximo que é gente boa até.
Se pareci ironico desculpem.
Conto com vocês e podem contar comigo sempre, e vamos dar um jeito de ampliar nossa rede de blogueiros.
Hoje os blogs, amanha o mundo...
Ron Groo
www.bliggroo.blig.ig.com.br

Anônimo disse...

Nesses 13 anos já vi tanto esse assunto sair e voltar às manchetes que quando li ontem o título da "novidade" eu simplesmente ignorei. Sempre que o mês de maio vai se aproximando algo assim volta à baila. Ao menos serve pra reforçar pros malucos acreditarem que o acidente não foi causado por erro do piloto. A nós, fãs, só resta a saudade e as boas lembranças. À família, idem. À justiça, talvez, o senso de dever cumprido?