domingo, 15 de abril de 2007

Missão cumprida

"Os tabus foram feitos para serem quebrados". Não é o pensa, neste momento, Felipe Massa. Todos as edições anteriores do GP do Bahrein foram vencidas pelo campeão da temporada e, neste domingo, Massa deu início a sua campanha rumo ao título mundial, na tentativa de manter esse tabu e levar o Brasil a mais uma conquista, que há 16 anos não sabemos, ao certo, o gostinho que é.
Na largada, Felipe manteve a ponta, Hamilton vinha logo atrás, seguindo por Raikkonen e Alonso. Esses dois últimos, porém, trocaram de posições já na 4ª curva e o Kimi passou boa parte da prova vendo o espanhol à sua frente, sem conseguir ultrapassar na pista.
O Alonso não conseguiu um bom desempenho neste fim de semana. Perdeu a terceira posição para Raikkonen nos boxes e terminou em 5º, após levar uma espetacular ultrapassagem do alemão Nick Heidfeld, que fez no Bahrein o que Massa deveria ter feito na Malásia: veio por fora na curva 4, deixando o piloto da McLaren na parte suja e conseguindo tomar-lhe a posição numa manobra belíssima. O companheiro Robert Kubica fez uma exibição apagada mas chegou em 6º.
O injustiçado David Couthard largou na última fila e se destacou pelas inúmeras ultrapassagens realizadas durante o GP. Infelizmente, teve problemas e abandonou a corrida quando chegava nos pontos.
Outro que correu muito foi Jarno Trulli, da Toyota. O italiano osso duro de roer segurou, durante toda a prova, vários adversários que vinham atrás, com a exceção de Coulthard. No finzinho, passou o rival Giancarlo Fisichella e suportou a pressão do piloto da Renault, que tentava dar o troco mas não conseguiu. Fizeram 7º e 8º, respectivamente. A posição dos bobos ficou com Heikki Kovalainen.
Rubens Barrichello passou a corrida brigando com o carro e com o Ralf Schumacher e terminou atrás do alemão, pra não perder o costume. O Button abandonou na primeira volta, num acidente muito confuso, no qual Adrian Sutil encheu o carro de Speed, mantendo um aproveitamento de 100% em batidas nos GPs.
Fui só eu ou alguém mais teve a impressão que toda vez que o Wurz saía dos boxes, passava sobre a linha branca?
Volto a dizer que este é um campeonato no estilo do final dos anos 90. Ferrari e McLaren duelam diretamente na pista e a disputa será intensa ao longo de toda a temporada. Hamilton, agora, é o melhor estreiante da história, já conseguindo liderar o campeonato ao lado de Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, que possuem 22 pontos, 5 mais que Felipe Massa. Faz tempo que a gente não vê um equilíbrio como esse na F1. Este ano promete!
A fase européia começa no dia 13 de maio, daqui a longas 4 semanas. Até lá, as equipes terão tempo para evoluir seus carros e a situação poderá ser um pouco diferente do que é agora.
Daqui pra frente não tem corrida fácil. O GP da Espanha será como outro qualquer: um fim de semana sem favoritos.

8 comentários:

Rodrigo disse...

Queria esperar algumas corridas para fazer esse comentário, mas Alonso e Raikkonen estão irreconhecíveis esse ano. O espanhol, se bobear, vai levar tempo sim do Hamilton. Não tem como uma equipe eleger seu primeiro piloto se o "segundo" mostra mais resultados. Na Ferrari, Raikkonen é o conformismo em pessoa. Nem parece o Iceman da McLaren de 2004 e 2005.

Já Hamilton - com talento - e Massa - sem azar - têm dado a graça no campeonato.

Abs

Speeder76 disse...

Massa Campeão? Adorava, mas ainda faltam quatorze corridas...

Anônimo disse...

Acho que guiou como campeão sim. No que tange a segurança, velocidade e principalmente a estratégia. Achei uma corrida bem legal, do terceiro pra trás foi fantastica, cheia de opções e uma ultrapassagem do Heidifeld em cima do Alonso que valeu pelo fim de semana. Viva a BMW que como a Mercedes e o Hans Felipel também é Alemã.
Abs
Ron Groo
www.bliggroo.blig.ig.com.br

Anônimo disse...

acho que o Massa só ganhou a corrida por causa da ausência do Galvão Bueno. Se não ele não ganharia a corrida.

Anônimo disse...

O Massa se segurou para não dizer textualmente, mas que a cara dele na entrevista coletiva não negava a esperança rumo ao título ah não negava mesmo!!!

Anônimo disse...

Ah, o lance do Hamilton aplaudindo o Massa foi logo depois da chegada, os dois com os carros emparelhados no final da reta. Mostrou em câmera lenta depois, deve passar no Fantástico com certeza. E eu vou rever tudo no compacto do Sportv. Amor é fogo!

Anônimo disse...

O Felipe, agora eu fiquei orgulhoso pra caramba. Sem que eu visse este moleque do Caique Lima repetiu no seu blog um comentario meu...Quer saber. O Caique Lima é meu filho mais velho, que não perde corrida por nada neste mundo. tem 12 anos só. ele me viu comentando quando sai do pc ele veio e fez a mesma coisa.
Corujão eu....
Ron Groo
www.bliggroo.blig.ig.com.br

Anônimo disse...

Eu acho que a pressão continua para o Massa, com a desvantagem que ele "construiu" nas primeiras provas a única moeda que ele pode usar para não acabar como segundo piloto a partir da quinta ou sexta prova é vitória. Vai ser um ano bastante complicado para ele, qualquer que seja o resultado final. A corrida foi boa, mas não perfeita, teve seus errinhos e uma certa dificuldade (ou cuidado em excesso) para botar voltas em retardatários. Mas foi o hat trick, então não cabem realmente as críticas