quinta-feira, 5 de abril de 2007

Uma enquete daquelas

Por sorte encontrei uma imagem que tem tudo a ver com este post. São quatro conhecidos nossos, que fizeram história e já nos deram muitas emoções.
Num belo dia, a Honda resolve fazer uma enquete, que nada mais é do que uma pergunta respondida por vários internautas, cujo resultado não tem a mínima relevância em termos práticos, pois nunca condiz com a realidade.
A enquete foi ao ar entre 1º de dezembro e 30 de março, no site oficial da Honda. Cerca de 65000 pessoas votaram e 55% indicaram Ayrton Senna como o piloto favorito do público dentre os que já competiram com motores Honda nesses 23 anos de participação da montadora no mundo da Fórmula 1.

Em segundo na lista, aparece o leão Nigel Mansell com 18% da preferência, seguido por Piquet e Prost, respectivamente com 13% e 7%. A opção "outros" foi a escolhida por cerca de 5% dos internautas, que devem ter votado apenas para avacalhar.

Cada vez fica mais claro, pelo menos pra mim, que nesse tipo de enquete quem vota não quer eleger o melhor e sim o mais carismático. Senna, Mansell, Piquet e Prost. Está na ordem de carisma, certo? Evidentemente, o Senna ganharia de qualquer jeito, mas o Prost é um piloto excepcional e, embora esteja no mesmo nível, sempre é humilhado pelo resultado dessas pesquisas.

Bem feito pra ele. O episódio de Suzuka89 ninguém nunca vai engolir. Acho que foi ali que ele se queimou para sempre. O francês foi um dos maiores de todos os tempos mas jamais será reconhecido na mesma proporção. Jamais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa "classe de 1985" é arretada hein? O legítimo Quarteto Fantástico, ainda que o Prost leve desvantagem por escolhas pouco populares durante a carreira, os quatro estão à frente do Top 5 de pilotos inesquecíveis da história. A década de 80 foi algo de fantástico para a Fórmula 1

Anônimo disse...

Bem, vai saber lá os criterios usados, se for por vitorias sim, são os dois maiores...Mas convenhamos o Manssel éra um Haikonnen melhorado.
Ah os motores honda eram uns canhoes.
Ron Groo
www.bliggroo.blig.ig.com.br

Pall Mall disse...

Bernardo:

Não é bem "Classe de 85", é na verdade Classe de 86, num Sábado à hora do almoço, nas boxes do Autódromo do Estoril... e era numa altura em que estes quatro senhores estavam a lutar pelo título!

Mas numa coisa concordo: a década de 80 foi fantástica para a Formula 1, e é por isso que quando comento um GP, coloco os dessa década...

Anônimo disse...

A famosa foto:P Bom, o resultado não é surpresa. Ok, a votação foi pela internet mas o fato é que os japoneses adoram o Ayrton. De acordo com uma amiga minha de lá de Tóquio, ele é mais amado lá do que aqui. Além disso, os títulos dele foram todos conquistados em Suzuka, ou seja, vale o registro mas até eu, que sou fã declaradíssima dele, sei que isso (o resultado) foi mais do que natural.