sábado, 20 de fevereiro de 2010

As últimas das novatas histéricas



FELIPE MACIEL


Nem sei por onde começo. Por quem tem carro e não tem vaga? Por quem tem vaga e não tem carro? Lá vou eu apelar para a ordem alfabética...
Campos Meta

De Campos só tem o nome. Seu grande fundador Adrian Campos está fora do negócio, mas a equipe mantém a identidade espanhola, uma vez que José Ramón Carabante passou de sócio a controlador da escuderia.

Colin Kolles foi definido não apenas como o chefão da coisa como também o diretor geral, que irá pôr ordem na bagunça e encarar o distinto desafio de organizar a ida da Campos para o Bahrein. Considerando o depoimento de Kolles, há tanto trabalho a ser feito quanto você pode imaginar.
Por duas semanas, tenho dormido duas horas por noite. É um momento inacreditável. Eu estou me esforçando cada vez mais e não sossegarei enquanto não estiver lá. Quero ter sucesso em levar a equipe ao grid, sobreviver à temporada e estabilizar o time.

Minha meta é resolver esse caos. Eles tinham basicamente nada, só caos. O único departamento que existia era o de software, em que oito garotos que nunca viram um carro de F-1 em suas vidas faziam programas de simuladores.

Há dois ou três engenheiros com experiência em F-1, e só isso. A história real é maluca. Teremos dois carros no Bahrein. Não sei como, não me importo, mas teremos dois carros no grid.

Colin Kolles



Em outras palavras, a equipe está nua. Mesmo que consiga colocar carro no grid, Bruno Senna e mais um infeliz passará o ano penando com o triste objetivo de terminar as corridas.
Stefan GP

Os sérvios sem garagem nos boxes buscam de todo jeito estrear. Se só existem 13 vagas, eles sonham com a 14ª. Mas o carro está pronto e eles não podem usar compostos Bridgestone.

O SF01 já colocou o motor para roncar, porém a primeira aventura em pista acontecerá para o final deste mês, no ilustríssimo circuito de Portimão, nem que seja com pneus de GP2. O time tem contrato com a Toyota, recebe equipamentos da Toyota, traz funcionários da Toyota. Dizem que até a grana da Panasonic vai ser herdada da Toyota. A confiança na estreia é tamanha, que sua presença física no Bahrein já é garantida. E não estão indo a turismo, suponho.

Kazuki Nakajima é dono de um dos cockpits. Jacques Villeneuve está prestes a assinar contrato também. A relativa tranquilidade lhes permite pensar em quem será o piloto reserva. Mera questão de tempo.
US F1

Os americanos viraram piada. Se os sérvios perturbam a FIA para ganhar o direito de competir, Ken e Peter imploram para disputar o Mundial a partir do GP da Espanha. Pois é, 4 corridas de ausência. Já que todo mundo sai impune do Pacto de Concórdia, não é de se admirar caso Todt abra essa concessão.
Em um mundo ideal, nós podemos perder as quatro primeiras corridas e aparecer em Barcelona. Acredito que tudo é possível. Mas qual seria o ponto disso? Por que eles nos dariam uma franquia e, na primeira vez que houvesse um buraco na estrada, simplesmente arrancá-la e colocá-la fora dos negócios? Definitivamente essa não é a mensagem que eu estou tendo deles. Eles querem nos ajudar, não acabar com a gente.

Ken Anderson



Duvido que o Anderson esteja tão tranquilo quanto sugere neste comentário. Seria bastante pragmático da parte da FIA eliminar a US F1 e alocar a Stefan. Resolveria o problema.

Mesmo que a FIA seja boazinha, os estadunidenses precisam se preparar para tirar dinheiro de outro piloto, porque há bons indícios anunciando a mudança de Pechito Lopez para a Campos. O argentino quer se garantir nas corridas; tá certo ele.

A verdade é que a equipe não tem carro. Estão pedindo tempo para construir um. É o drama virando comédia, simplesmente não dá para acreditar. Há um ano, a dupla ianque fazia graça e dava as caras em programas de TV para comemorar o projeto que ganharia as pistas na temporada seguinte. Pelo visto não vai.

6 comentários:

Renato disse...

E entre as novatas que já estrearam, a (nova) Lotus parece estar mais bem preparada para a temporada que a Virgin. Talvez seja reflexo da filosofia de projeto de cada um dos times. Inicialmente, a evolução da Lotus mostra ser maior mas, isso pode ser invertido num futuro próximo. Eu, particularmente, torço que sim... me simpatizo com o projeto da Virgin.

E quanto às novatas desesperadas, me parece que eram exatamente a USF1 e a Campos que mais propaganda faziam de suas potencialidades... só se fosse isso mesmo, porque algo concreto parece que não há! Começo a me simpatizar, também (ainda que com um pé atrás), com essa 'pirata' Stefan GP. Já que tem equipe que não quer correr alguns GPs, deixem esse time sérvio correr - pelo menos - nesses GPs com menos times... Depois, quem sabe, eles podem ser definitivamente incluídos para a temporada de 2011?

um abraço...

Daniel Gomes disse...

Maciel, das novas, a que mais torci a favor foi a USF1.

É uma pena que passe por isso.

Aproveite e corrija seu título...

As novatas estão histéricas, e não "estéricas".

Abraços!

Leandro Almeida disse...

Pura propaganda a USF1, muita confusão a Campos e muita vontade para a Stefan....
uhAIUHIUHIUHIUahushiuahiushuhiuHSHIUSAHIS

Complicado essa situação....
Bruno Senna coitado... deve estar bem tenso.
Mais ao menos neste momento a Campos parece se confirmar para Bahen, não é o ideal como já falei muitas vezes, meu sonho é eles evoluindo esse carro no túnel de vento ainda, acompanhando as novidades que estão aparecendo nos testes.

mais isso ai.. estou feliz com os testes a todo vapor, mesmo faltando duas equipes, e que comece logo tudo.


Abraçooo

Luiz Sergio disse...

Penso que a Dona FIA não analisou a situação financeiras das novas equipes, pois na Ferrari 800 milhões é o mínimo que ela vai investir esse ano na F1, a Mercedes GP e a Mclaren devem gastar um valor mais ou menos igual, e essas pequenas não tem nem uns 5 milhões para dar andamento nos projetos?
Como fica o apoio que as grandes equipes iriam dar para as pequenas?

Aderson Pereira disse...

Depois de ver essa situação relatada pelo Felipe Maciel, vem as perguntas:

1- O que é que o Adrian Campos (homem do ramo, conhece as coisas) estava com a cabeça ao inventar participar do mundo da F1? Será que não disseram a ele que aquela F1 romantica e amadora, aonde fazia-se refeições usando a lateral do carro como mesa, não existe mais??

2- Como é que o sobrinho de uma das maiores lendas do automobilismo, entrou nessa barca furada? Pelo jeito das coisas, Bruno Senna acredita em papai noel e na cegonha.

3- Passado mais de um ano do anuncio oficial da USF1, primeira a se manifestar como nova integrante do circo, não existe nada concreto. Nenhum carro pronto. Somente uma estrutura pifia de um sonho americano. Como é que eles querem em apenas 2 meses, resolver tudo e botar o bloco na rua??

4- Não entendo como a FIA renega a entrada de um time com estrutura bem montada e dinheiro em caixa, vendo que existe duas situações caóticas, aonde só o "pode ser" existe??

A F1 atual é tão profissional e detalhista que já deveria ter aplicado a lei do "ou dá ou desce" pra esses times que não respeitam prazo e compromisso.


Lembro que em Fevereiro de 2009



Os chefões da USF1 foram os primeiros a manifestar o desejo de estar na temporada 2010 da F1. Acredito até que bem antes de haver o vestibular fajuto do Max Mosley pra aprovar as equipes novatas.

Ron Groo disse...

Faltam três semanas para a abertura do mundial e a USF1 nem sequer apresento oficialmente seus pilotos.
Nem sombra de carro... Por mim daria a vaga a tal SGP, ao menos são mais organizados que os americanos.