segunda-feira, 18 de junho de 2007

Vai que é tua, Galvão!

No treino de classificação, ou o Galvão estava muito bem ou eu estava muito mal. Simplesmente peguei poucas bobagens, e todas eram muito pouco expressivas para o seu nível. Portanto, resolvi pular essa parte e ir direto para a corrida.
Durante a volta de aquecimento de pneus, a câmera mostrou os principais dirigentes das duas maiores equipe do momento. Daí, o narrador comenta: "A TV já mostrou o chefe da McLaren e agora mostra o da Ferrari. Tá aí Jean Todt. São os protagonistas dentro e fora das pistas". Dentro das pistas? Chefes de equipe pilotam? Começou nervoso, o nosso Galvão.
Durante a disputa de posição entre Fisichella e Button, a câmera pega o Briatore apreensivo. Daí, o locutor, em seu melhor estilo, inventa uma frase e a atribui ao chefe da Renault: "E aí o Briatore falou: 'vamos, Fisichella! Vamos, Físico! Passa ele aí! Faz essa ultrapassagem!'". Acho que ele tava torcendo mais até que o próprio Briatore.
Numa parte da corrida, ocorreram sucessivas conversas pelo rádio, mas ele não conseguia traduzir por nada deste mundo. "Tem que fazer um curso de pós-graduação!". Por sorte, o Burti apareceu justamente naquele momento, retornando da Stock Car. Então ele fala... fala não, grita: "Luciano Burti! Chegando agora da Stock". Luciano faz o resumo da tradução e depois tem que ouvir o narrador dizendo com orgulho: "Essa parte aí eu peguei! Essa parte do 'continua acelerando' eu peguei". É um bom começo. Um dia você chega lá.
Não poderíamos deixar de destacar a boca grande do Galvão. Pra variar, é só ele falar bem de alguém para que aconteça alguma desgraça com a respectiva pessoa. Disse que o Rubinho poderia conseguir um bom resultado, porque vinha para fazer um pit stop, apenas. Resultado: ficou na primeira curva da corrida. Depois falou do Sato, elogiou o japonês como há tempos não fazia. Um minutinho depois, o piloto da Aguri erra, escapa e sai da prova. É impressionante...
"O Alonso tem tudo aí pra fazer a melhor volta da prova... Não fez, não". O Reginaldo comenta que o espanhol não tinha ido bem no segundo setor, o do meio. Portanto não havia razão para dizer que era uma grande volta. Mas ele disse.
Heidfeld passa reto na curva 1, mas a TV só pega a fumacinha da travada, seu carro não apareceu no vídeo. Um pouco mais atrás, vinham Kovalainen e Raikkonen, nesta ordem. Sem saber de onde surgiu a fumaça, Galvão chuta: "Kovalainen deu uma fritadinha ali".
Após a primeira parada de boxes do Alonso, o piloto da McLaren volta atrás de Jarno Trulli, onde ficou durante alguma curvas, perdendo uns bons décimos. Apesar de todo o tempo do mundo para observar, o narrador global erra: "Ele voltou atrás do carro da Super Aguri". Mais uma confusão para a sua lista.
O Raikkonen raramente faz algo bom e quando faz é criticado. "Finalmente ele fez a ultrapassagem em cima do Heidfeld. Ou, finalmente ele fez a ultrapassagem em cima de alguém". Enfim uma dentro! Dessa eu gostei!
"O Hamilton cometeu um pequeno erro neste ano: na curva da Tabacaria, em Mônaco, na quinta-feira". Ciente do engano... "Deixa eu corrigir aqui: é na Saint Devote".
Câmera on-board no Button. Ao invés de nos deixar curtindo o ronco do motor, ele narra as mudanças de marcha, a freada, a aceleração e o escambau. Embalado com a parte do grampo, o locutor se atrapalha todo no momento que o inglês contorna a curva 11 e chega na reta. "Pé embaixo agora, e aí vai no freio!". No freio?! Ele entrou na reta, amigo! "Não vai nada, agora é aceleração total", consertou.
Na discussão sobre a manobra do Alonso passando na parte suja da pista, Galvão levanta a seguinte possibilidade: "Ele tá avisando pra equipe: 'Eu quero passar e esse menino não deixa!'".
E naquela parte que se complica com a regra dos pneus? "Pode usar pneus macios na frente e duros atrás? É uma boa pergunta...". Boa?! Sei... "Eu tô vendo as McLarens ali com dois macios na frente e dois duros atrás". Até hoje ele não reparou que a linha branca dos pneus traseiros se apaga com o tempo, por causa da tração.
Para encerrar essa confusão, ele reconhece a própria bobagem quando o Alonso faz seu último pit stop: "Duro na frente... e duro atrás. Realmente, eu acho que viajei ali". Aleluia, irmãos! Ele reconheceu. Inacreditável!
Essa não foi nenhuma pérola, mas foi engrado na hora. A Williams do Rosberg ia parando, e o trio tentando advinhar a razão do abandono. Galvão: "É motor, hein... Tem fumaça... Agora tem fogo".
No finzinhio da prova: "A listra do pneu traseiro do Raikkonen você quase não vê mais. Olha aí". Bem, quando a câmera mostrou, achei bem visível.
Um representante da equipe vencedora subiu ao pódio e levou uma banho de champagne. "Deram um banho no prefeito!". Hein?! "...Esse aí é da McLaren. O prefeito foi embora", finalizou lamentavelmente.
Nosso ilustre Galvão deverá voltar apenas daqui a duas semanas, para a felicidade geral na nação. Por hoje é só.

15 comentários:

Felipão disse...

hahahahahaha

confesso eu até me enganei com a história do pneu...

Gabriel Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel Souza disse...

Felipe, tire uma dúvida minha, por favor:

- Eu é que estou reparando mais nas bobagens que o nosso amigo fala, por causa do que você escreve, ou ele andou "muito inspirado" nas duas últimas provas??

Muito bom, como sempre!!

Abraço!!

Unknown disse...

A melhor coisa que fiz, foi colocar a TV no mudo e escutar a narração pela internet na Rádio Bandeirantes. As pérolas galvanísticas prefiro ler aqui no Blog.

Rogério Magalhães disse...

Putz, como sempre, ótimo trabalho, Felipe... esse Galvão é um mala, mas suas pérolas nos divertem... essa do "prefeito" foi soda, hahahahaha...

Aliás, não me lembro exatamente o momento, mas teve uma hora no meio da transmissão que o Galvão chamou uma opinião do Burti, quando ele começou a falar, o Galvão começou a falar junto e embolou tudo... depois de uma eternidade é que ele se redimiu e soltou um "prossiga, Burti"...

Anônimo disse...

Você não viu quando ele chamou o Vettel de Kubitzaaaa???

ehaiuheaiehaiehaiehaiehaieuhauehae

Marcus Mayer disse...

Felipe, como sempre, a sua crônica foi show!

Minha torcida pela aposentadoria do Galvão mudou por sua causa. A irritação foi substituída pelo "sense of humour"...

Ao Galvão falta, na maioria das vezes "a fine sense of the ridiculous". Será que ele não desconfia?

Sofrido deve ser esse trabalho de Reginaldo Leme e Luciano Burti - que, felizmente, é compensado pelo show da F1.

Felipe, o Ron Groo já sugeriu que você se tornasse biógrafo do Galvão...

Abraços e parabéns!

Marcus Mayer disse...

Felipe, retornei para destacar um detalhe: quando da aparição do Kubica, nosso narrador se deu ao trabalho de saber como seria a pronúncia do nome em polonês, "kúbitça" - correto, como Czar (tçar) em russo.

Agora precisa ser avisado de que o som do "V" em alemão é igual ao do "F" em português. Por isso, VW = "fóllksvaguen" e Vettel = "fétell"...

Anônimo disse...

Após esse GP, o Galvão ganhou o prêmio de Mãe Diná do ano ao dizer: "Tenho certeza que o engenheiro da McLaren dirá ao Hamilton 'Great job, great job'". E não é que ele acertou? Pelo menos uma vez na vida, né?

Ainda bem que o Burti chegou para traduzir o rádio pq estava ficando chato já sem ele.

Anônimo disse...

É Felipe...O Galvão vai entrar para os anais da F1 tanto quanto Senna, Piquet, Prost, e Hamilton...Sem ele as corridas teriam um pouquinho menos de graça e sem teu trabalho elas ficariam esquecidas na segunda feira. Muito bom...Agora comça a salvar isto aí que a biografia tem de sair...ah tem.
Groo, teu fã

Mauro Cesar Costa disse...

To cansadaço, ja é tarde salvei pra ler amanha. Ah! passa la no conto pra ver a chamada da F BUS.
Abraço

Anônimo disse...

E nos treinos, quando ele confundiu a faixa do canal Speed com uma faixa de apoio ao Scott Speed e ainda soltou: "Só nos EUA pra isso acontecer amigo, torcida pro Speed".
Sem contar a história do americano Red Snack!!!

Queima!!!!!!!!

Unknown disse...

Quando ele falou em "duro na frente, duro atrás" eu lembrei de você!

Felipe Maciel disse...

Gabriel,
acho que você está reparando mais nesses bobagens por causa dos posts mesmos. Antes de eu iniciar esta série do Galvão, eu não imaginava que a frequência era tão alta. Acabei me surpreendendo com o resultado. Toda corrida tem aos montes!

Marcus,
Legal você compartilhar sua cultura com a gente, mas, pelo amor de Deus, não conta isso para o Galvão por nada! O tal do "Kubitza" basta... kkkkk

Agradeço a todos aqueles que repararam nas lambanças e acrescentaram as pérolas do post. É impossível alguém captar todas porque são muitas, isso é inegável.

Abraço a todos

Mauro Cesar Costa disse...

Como sempre o véi Gágá Bueno e suas perolas. Maciel queria saber como você consegue prestar atenção na corrida e no Galvão? Vai ter paciência assim lá na China!!! Ahhh!!! Quanta saudade de quando ele deixava a gente ouvir o ronco do motor numa câmera on-board!!! Mas foram inventar esse gráfico, aí sabe como é, né?? Fora as outras viagens, já fico até imaginando como será a loucura dele em 2008 se tivermos Senna e Piquet na pista. Há! E vê se prepara mesmo esse livro, será um ótimo registro para gerações futuras.