A Toyota estava sendo considerada carta fora do baralho das médias, cada vez mais tímida no desenrolar da pré-temporada, mas no último dia Trulli fez o inesperado. O que impressiona não é o fato de o italiano ter dominado o dia em Barcelona, e sim pelo seu tempo ter ficado apenas 3 décimos acima do recorde da pista pertencente ao F2008, modelo da Ferrari deste ano. É evidente que Jarno utilizava acerto de classificação, mas o Massa muito provavelmente se encontrava em situação semelhante quando cravou o tempo recorde na semana passada. Talvez a Toyota ainda mostre força em treinos oficiais, ficaremos de olho...
A Red Bull, que também vem mostrando melhorias não só de desempenho como também de confiabilidade, ficou com a segunda e a quinta marca desta quarta-feira, respectivamente Coulthard e Webber.
Rosberg levou sua Williams ao terceiro posto, logo à frente de Heikki Kovalainen. Nelsinho Piquet finalmente andou na frente de Alonso, por míseros 11 milésimos.
Timo Glock, ao contrário de seu companheiro, teve um dia bastante difícil e não escondeu o descontentamento ao sair do carro como o 11º mais rápido.
A Ferrari não trabalhou duro hoje, a BMW enconde suas armas. A Toro Rosso só usou o Bourdais para encerrar seus ensaios, e as últimas posições da tabela ficaram com a Honda, como de costume.
Mas nem só de carros os testes são feitos. Hoje a FIA testou um novo recurso, as chamadas bandeiras eletrônicas. Elas foram instaladas nas áreas de frenagem com o objetivo de melhorar a visibilidade dos pilotos em determinadas situações, evitando, por exemplo, as ultrapassagens sob bandeira amarela. As telas serão controladas pelo diretor de prova. O sistema também poderá integrar o volante dos carros, exibindo as cores das bandeiras e informando claramente ao piloto das condições da pista.
Fim de papo. Agora só em Melbourne. Todas as considerações a serem feitas antes da abertura do Mundial serão o grande tema da segunda edição da Rádio OnBoard, que vai ao ar na próxima semana.
Time remaining: 15 dias.
2 comentários:
A toyota na frente, quem diria... A que custo, pergunto eu. Mas que seria bom um monte de equipe em condição de ganhar corrida, ah isto seria...
Para mim, a Fórmula 1 vai ser bem mais equilibrada em 2008. Mas ver a Toyota na frente foi uma surpresa. Provável que a maioria absoluta das equipes - Ferrari, McLaren, Williams, Renault e, principalmente, a BMW - não tenham mostrado ainda seu verdadeiro potencial...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Postar um comentário