sábado, 9 de fevereiro de 2008

Ásia adentro

Mr. Ecclestone está prestes a dar mais um passo em seu projeto imperialista de conquistar a Ásia, onde pretende aumentar a visibilidade da categoria, fugindo da proibição da propagandas tabagista e alcançando horinzontes que satisfaçam o seu bolso. A tradição que se dane.
O jornal The Mirror conta que Bernie viajará para a Rússia no próximo fim de semana, onde negociará com o governo local uma prova no subúrbio de São Petersburgo, que deverá receber uma etapa a partir da temporada 2010.
"Não tem nada definido, mas a corrida pode acarretar no desenvolvimento do esporte nestes países. Gostaríamos de ter a Rússia no calendário em breve, mas isso depende deles", afirmou o manda-chuva.
O calendário asiático da Fórmula 1 virou coração de mãe: Bahrein, China, Malásia e Cingapura já chegaram; uma prova em Abu Dhabi está programada para 2009; Índia e Coréia do Sul devem ficar para o ano seguinte, assim como Rússia, caso as negociações tenham sucesso.
As tradicionais provas de Japão e Austrália vivem momentos bastante distintos: enquanto o primeiro se assegura com o revezamento entre Fuji e Suzuka, o último está na mira de Ecclestone e corre risco de abandonar a categoria em 2010, quando o contrato se encerra.
Com mais corridas, não deve tardar para que a F-1 rompa a barreira das 20 provas numa mesma temporada, em contrapartida há a tendência de aumentar o número de GPs noturnos e em locais "estranhos" a este esporte. Isso sem falar no monopolista Hermann Tilke.
Não resta dúvidas, portanto, de que o Bernie defenestrou a palavra "tradição" de seu dicionário.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente acho que a tradição não tem nada a ver. Se tradição mandasse alguma coisa, deveriam ter congelado os carros nos modelos da década de 50.

Mas os carros mudam, o mundo muda, não vejo nada demais em correr na Tchechenia, no Azerbeijão, no Quirguistão ou em Rwanda, que seja.

Lima disse...

Não vejo problema em voltar-se para a Rússia...

Mas (como escevi em meu blog!) e o Estados Unidos? A Champ Cart e a IRl se unirão tornando-se mais forte por lá e o Bernie ignorando os caras...

Isso, sim, é preocupante.

Quanto ao Tilke, eu adoro os circuitos que ele faz, o único problema da Formula 1 é a aerodinâmica, só isso...

Acabei de ver em DVD a corrida de 2006 da GP2 na Turquia inteirinha. O Hamilton caiu para 18º e acabou em 2º no final ultrapassando todo mundo que via pelo caminho, inclusive o Nelsinho duas vezes (uma vez por dentro e outra por fora de uma curva para não deixar dúvidas de quem é melhor!) e a corrida da Turquia em 2007 foi aquela procissão.

Enfim, precisa-se mudar todos esses caras que mandam na Formula 1.

Como disse a "lenda Jackye Stewart", precisamos de "profissionais" no comando!

Abração!

SAVIOMACHADO disse...

E aí Felipe. Também acho que tradição mesmo só aqui no Rio Grande do Sul. Chimarrão, churrasco... Isso não pode acabar, mas se tratando de automobilismo, pode ter Grande Premio em qualquer lugar. O único lugar que eu acho que não deveria ter F1 é em Monte Carlo, justamente no lugar de maior tradição. É complicado.

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Felipe:

E aí, meu caro, tudo ok? Andei sumidão por causa de umas pequenas férias, mas cá estou eu de novo dando meus pitacos... Acho legal essa renovação que Mr. Ecclestone tem promovido com a F1 ampliando horizontes e fazendo a categoria crescer ainda mais... Tradição é legal também, mas, infelizmente, não enche barriga de ninguém...
Voltei a postar no meu blog e o atualizei ontem com uma homenagem à SENNA, passe lá e me diga o que achou.
Grande abraço.