domingo, 3 de fevereiro de 2008

Barcelona em lamentos

O piloto Lewis Hamilton foi alvo de manifestações racistas em terra espanhola, em pleno circuito de Montmeló.
O ato discriminante partiu de uma minoria, que se gritavam "negro puto" e "negro de mierda", e também utilizaram faixas de conteúdo ofensivo, além de terem lançado objetos sobre os carros da McLaren.
"Foi uma minoria que estava se comportando de maneira irresponsável. Esse tipo de situação somente serve para denegrir a imagem da torcida espanhola. Mas nenhum tipo de comportamento agressivo será tolerado", comentou o porta-voz do autódromo.
Alguns torcedores foram impedidos de entrar no autódromo, retiraram-se os cartazes e as arquibancadas sobre os boxes foram esvaziadas para proteger o piloto e os mecânicos do time.
Acontecimentos como esses são inadmissíveis, mas não há como negar a influência da mídia espanhola, que transformou o duelo entre Alonso e Hamilton numa guerra do bem contra o mal, engradecendo o conflito. Acabaram provocando, na cabeça de alguns, o sentimento de revolta, que em determinado momento poderia fugir do controle.
Basta uma persistente idéia negativa e uma mente pequena para se criar um vândalo.
Ainda sobre o treino de sábado, destaque para a Williams, a BMW e a Red Bull. A primeira retirou o cavalinho da chuva e voltou para Grove, onde tentará resolver os problemas mecânicos na parte frontal do bólido. A segunda dá mostras de que está, aos poucos, se achando novamente, mesmo que seja através de um festival de apêndices, dos mais variados tipos. A última, por sua vez, recuperou o design tradicional, sem aquela barbatana bizarra sobre o motor.
O treino de sábado foi marcado pela dobradinha da Toro Rosso. Com acerto de classificação, a duplinha de Sebatiões desbancou o grid e, de quebra, inspiraram o hilário amigo GVilleneuve, agora de volta a suas atividades bloguísticas. Veja o que esse sujeito comentou na página do grande Groo, é até bom para descontrair depois de certas notícias:
Vettel + Bourdais = O Ataque dos Nerds
Sinopse: Dois nerds expulsos de suas escolas devido o excesso de traquinagens, resolvem unir suas forças e tentar derrubar o império do Cavalinho Rampante que encontra-se ferido após uma árdua batalha contra a realeza das Flechas Prateadas.
Com dicas do velho ancião escocês Lord Coulthard e de seu macaco amestrado Mokeywebber, a dupla pretende conquistar os 18 territórios pertencentes ao terrível gorila finlandês Ice Canabrava Man.
E você, está pronto pra unir-se aos simpáticos nerds guerreiros? Não esqueça a pipoca e a Koskenkorva Viina!
Participações de:
Jimmy Neutron como Robert Kubica;
Clodovil Hernandez como Ralf Schumacher;
Lewis Hamilton como Cirilo;
Michael Schumacher como Dick Vigarista;
Fernando Alonso como Mary Alexandre;
Denis, o Pimentinha como Heikki Kovalainen;
Oswaldo Montenegro como Damon Hill;
Zacarias como Felipe Massa;
Nelsinho Piquet como Playmobil;
Lindsay Lohan como Nico Rosberg e muito mais!
Direção: MadMax Mosley.
Escrito por: Bernie \"Glória Menezes\" Ecclestone.
Colaboração: Ron Pênnis e Jean Toddy.
A partir de 16 de março no cinema mais perto de você.
2008 - Copyright® FOMFilms
Já o treino de domingo foi dominado pela Red Bull de Mark Webber, o mais novo puxa-saco de Bernie Ecclestone: "Foi uma das melhores coisas que ele fez para a F-1 em anos, isso é brilhante!", disse, referindo-se ao dois novos circuitos de rua do calendário. "Correr à noite em Cingapura será um espetáculo fascinante, e ótimo para os europeus devido ao horário. Vai ser como correr durante o dia, com a iluminação; ao menos, é o que eu espero!", acrescentou inocentemente.
"As provas de rua são muito desafiadoras, e fazia tempo que não tínhamos uma pista moderna. Monte Carlo já tem mais de 30 anos". Olha quem fala...
Por fim, a Federação Internacional comunicou que estuda aplicar sérias sanções caso os atos de violência e racismo tornem a ocorrer no autódromo.
"A FIA está surpresa e desapontada com as ofensas feitas a Lewis Hamilton. Este tipo de comportamento viola todos os princípios desta entidade. Além disso, se essa situação voltar a acontecer, os responsáveis serão punidos".
Em caso de reincidência, cogita-se o cancelamento do GP da Espanha, uma medida razoável diante de tais acontecimentos, e legalmente correta. É o que consta no regulamento.

7 comentários:

Javi disse...

Oi felipe ..acho que quem mandou matar o JF kennedy tb foi um espanhol rsrsrs Como espanhol que sou e como fa da f1 que tb sou sinto muita vergonha do que aconteceu nos testes de barcelona..pode acreditar: muita vergonha.Mais achar que a culpada e a midia espanhola..acho um pouco frivolo? (nem sei si em portugues se fala assim)A midia espanhola nao e melhor que as outras mais tb nao e a pior.Tudo no contrario a inglesa acho que e bem mais agressiva nao so na fi em tudos os esportes,e tb lembrar que o termino "hooligan" e um invento dos ingleses.Se alguem da uma volta por eses tabloides da inglaterra pode ver que eles sao qualquer coisa menos freitas.Acho que no minimo entao,tem duas midias culpadas si e que tem culpa alguma que eu acho que nao.As midias querem audiencia,e seu negocio..e tem que fazer algo de "espectaculo" tudas,em qualquer pais, e bestas sem cerebro tb tem em tudo lugar.Concordo con voce em que nao se pode permitir,tem que jogar fora de qualquer esporte pessoas assim e em barcelona se fiz isso..na hora jogarom pra fora.Em uma entrevista a o alonso quando chegou na espanha apos o mundial 2007 ele falou que nem um 10 por cento das coisas que tinham aparecido nas midias de seus problemas com o hamilton eran verdade..e o hamilton en interlagos falou uma coisa parecida.

Anônimo disse...

Ai Javi...viu agora o que eu quis dizer daquela vêz? Vê se me dá razão agora...
E Felipe...onde andas...?

Blog Velocidade F1 disse...

Casos como esse de racismo não só sujam o mundo da velocidade como é um mal para todo o mundo

Felipe Maciel disse...

Javi,

para nós aqui que vemos de fora, não resta dúvidas: a imprensa espanhola é a pior dos últimos meses, no que se refere à F-1.

Suas publicações vão desde piadas e joguinhos virtuais com intenção de denegrir o Hamilton até persistentes acusações de que o piloto e a equipe tiraram o título do Alonso.

A imprensa britânica não fica "batendo na mesma tecla", não fica lembrando a todo o tempo que o espanhol participou da espionagem, por exemplo.

Não estou dizendo que a mídia espanhola é a única responsável pelo incidente em Barcelona, mas certamente ela teve uma boa responsabilidade sim, não tenha dúvidas, é só ver a forma como comentam os treinos coletivos, como se os pilotos rivais estivessem duelando pela pole ou algo desse tipo. O potencial manipulador é grande e em algum momento esse ódio induzido poderia fugir do controle e se tornar algo ainda maior, como as lamentáveis manifestações de racismo que vimos aí.

kimi_cris disse...

O Hamilton e a Mclaren são odeados em Espanha.

Javi disse...

Felipe olha so as duas ultimas noticias pricipais do globo esporte.com formula1..."hamilton bate alonso nos primeiros dias de testes em barcelona" outro dia isso aqui.."com alonso no retrovisor" e me diz uma coisa tem 4 meses que campeonato 2007 acabou..que midia e que piloto tem 4 meses atirando contra um alonso quietinho no seu canto? A imprensa nao toma como duelo o hamilton toma como referença a maclaren e a ferrari pra ver onde o renault pode estar realmente.Tambem se voce le a imprensa espanhola de eses dias tuda ela condena esses feitos acontecidos na barcelona..a inglesa (the sun pricipalmente) fala que a españa tuda e racista cuando foram apenas uma duzia de descerebrados..

Felipe Maciel disse...

O Globoesporte é o único site que fala essa asneira aqui no Brasil, ninguém leva esses títulos a sério. Mas o que a imprensa espanhola diz reflete bastante no modo dos espanhóis pensarem, até porque um espanhol está nessa conflito: o Alonso.

Eu sei muito bem o que a mídia espanhola vem publicando desde o ano passado, e muita matérias foram anti-jornalísticas. Não sou o único que pensa assim, já li comentários de grandes jornalistas brasileiros criticando amigos que atuam na imprensa da Espanha e participaram de tudo isso.

Agora, o mínimo que a imprensa daí poderia fazer é exatamente condenar tais atitudes. Não fizeram mais que obrigação. Só espero que passem a editar matérias mais econômicas daqui pra frente.
Quanto ao The Sun, está usando o incidente para revidar, já que o piloto inglês deles sofreu com um ato racista. É uma reação esperada, de certo modo, embora também não seja uma atitude muito jornalística.