terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Terça em Jerez

Antes de conferir o dia de testes, vale citar as declarações do Raikkonen sobre as sessões de Sakhir, onde a Ferrari enfrentou alguns problemas de confiabilidade: "Esta última sessão de testes mostrou pequenos problemas com o F2008. Queríamos conhecer melhor o carro, e foi o que fizemos. É evidente que temos muito que melhorar, mas se compararmos a 2007, está mais fácil agora. É um bom começo para a Ferrari. Já ocorreram melhorias. Os testes têm sido bons".
A escuderia italiana não participa dos testes em Jerez. O próximo encontro com o boa parte do grid ficará para Barcelona, para novas conclusões serem tiradas: "Com as novas partes, a performance vai melhorar ainda mais. Progredimos em muitas áreas aqui, agora estamos ansiosos pela nova aerodinâmica que iremos experimentar no teste de Montmeló. Lá, enfrentaremos nossos rivais e saberemos onde estamos", finalizou o finlandês.
No segundo dia dos ensaios coletivos em Jerez, deu dobradinha da McLaren com Hamilton e de la Rosa. Sem manifestações racistas desta vez.
O episódio que deu o que falar continua provocando comentários no circo. Para os pilotos Massa e Webber, o problema não é só racismo, é mídia também.
"Não entendi completamente o que aconteceu. Mas é fato que existe uma guerra entre as imprensas espanhola e inglesa. Na minha opinião, a Fórmula 1 é diferente dos outros esportes: temos grandes lutas, mas sempre da maneira correta. E isso também acontece com os torcedores", afirmou o brasileiro.
"Tinham alguns caras que estavam fora de controle, e toda a questão gira em torno disso. Nós temos muitos torcedores que vão às corridas com seus filhos. Por que deveríamos exclui-los só por causa de uns poucos? A reação da mídia contribuiu com tudo isto. A situação é totalmente controlável e passaremos por cima dela", disse Webber.
Particularmente, estou de acordo com ambos. A imprensa teve sua influência. Para ser mais exato, a espanhola exagerou bastante antes do incidente, e a britânica falou demais depois.
De volta ao treino: Kubica foi terceiro, com seu BMW recordista de asinhas. Nakajima fez o quarto tempo, mostrando que os problemas mecânicos no aerofólio dianteiro foram de fato resolvidos.
A Renault foi à pista com dois brasileiros. Nelsinho Piquet cravou o 5º melhor tempo, enquanto Lucas di Grassi ficou em 13º, logo atrás de Rubens Barrichello.
A Honda fez o último tempo novamente, agora com Alexander Wurz. Já a Super Aguri adiou a data de lançamento do SA08, marcada para 19 de fevereiro. Ao invés disso, haverá uma coletiva de imprensa com Aguri Suzuki e o dirigente Mark Preston. As razões da mudança são os atrasos para a definição do contrato de Takuma Sato e Anthony Davidson, além da tensa procura por novos patrocinadores, já que a equipe está à beira da falência.
Não é garantido que o time do Suzuki consiga estrear em Melbourne. Se conseguir, ninguém garante que chegue ao final da temporada, talvez deixe o Mundial no meio do caminho, a exemplo da Arrows em 2002. Se torcida ajudasse, a Super Aguri poderia ficar sossegada, pois popularidade ela tem. Pena que não ajude nem um pouco.

1 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Essa foto do Sato é ótima mesmo. Postei uma igualzinha lá no meu Blog...

Felipe,

Vou ler e responder com calma seu e-mail amanhã, ok?

Grande abraço!

Gustavo Coelho