quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ditadura já!

Este post é, inevitavelmente, dedicado a Fidel Castro, o homem que governou Cuba com mãos de ferro por aproximadamente meio século.
Bernie Ecclestone soltou o verbo e disse tudo o que pensa. E não é coisa boa. Em um longo discurso/entrevista ao jornal Daily Mail, o poderoso chefão reivindica muito mais poder, alegando seu repúdio à democracia e simpatia com o sistema ditatorial.
"Nos tempos antigos, era mais fácil para ser ditatorial, mas agora temos mais democracia na F-1. Eu odeio democracia como sistema político, isso te impede de fazer as coisas. A tortura é uma maneira antiga de fazer as coisas funcionarem".
"Um bom ditador é melhor para um país do que a democracia, que, na Inglaterra, leva a confusões e maus compromissos. Em uma democracia, o Primeiro-Ministro é sempre influenciado por alguém, por algum grupo ou pela mídia. Eu mesmo nunca votei. Qual é o ponto disso?", argumentou.
A última investida despótica de Bernie foi retirar a McLaren da garagem mais remota do pitlane e oferecer a quinta vaga dos boxes, melhorando suas acomodações. Uma atitude que contraria aquela coisa chata que os indivíduos civilizados chamam de "regulamento".

5 comentários:

Lima disse...

Felipe,

A questão do posicionamento da Mclaren nos boxes não traz nenhuma vantagem aparente para equipe em termos de desempenho em pista.

Não é a mesma coisa que banir um mass damper no meio de um campeonato, ou liberar artefatos aerodinâmicos sem lá muito critério técnico...

Isso, sim, pode trazer alguma vantagem e "coincidentemente" é tudo a favor da Ferrari!

Enfim...

Se não fosse por Bernie Ecclestone Max Mosley teria implodido a Formula 1 ano passado...

Max é que o ditador maluco. Bernie é um cara legal!

Abs

Felipe Maciel disse...

Lima,
não estou discutindo exatamente o tamanho da vantagem em questão. Como disse no post, Bernie ofereceu à McLaren melhores acomodações, desdenhando do regulamento. É claro que isso deve ser mal visto, tanto que o Briatore se recusou a permitir que a equipe inglesa ocupasse a terceira vaga dos boxes, que era da Renault por direito.

Isso caracteriza um abuso de poder, uma atitude despótica como escrevi.

Abraços

Anônimo disse...

Kazuki o nome do dia... Ai ai, para o mundo eu quero descer.
E esta atitude mais ai do Bernie já nao me escandaliza mais... Um cara que não gosta de democracia.

Lima disse...

Felipe,

Como sempre, tudo é uma questão de perspectiva. Flávio detesta Ron e por isso da negativa, afinal, está no direito dele.

Agora você leu a entrevista e prestou atenção aonde foi publicada e como é escrita? Primeiro ela foi dada ao Daily Mail, um tabloidezinho tipicamente inglês, que tem como prática” expor a vida particular de gente famosa como exercício de futilidade, sobretudo ganhado dinheiro em cima da desgraça alheia.” (Boa frase essa sua, sabia que a usaria em algum lugar! Rsrsrs...)

O perfil/entrevista é claramente escrito por quem e para quem não entende a dinâmica política da Formula 1, que não conhece o passado ou o papel fundamental do Bernie Ecclestone dentro da Formula 1. A preocupação da entrevista é claramente atender ao leitor low brown inglês, ou para ser mais claro, o Zé povinho, que é um sujeito sem nacionalidade, quem tem em todo lugar e que adora escândalos.

É óbvio que quando Bernie diz preferir a ditadura à democracia não é algo sério. Isso é bem claro! A verdade, como ele deixa bem claro, é que ele não está nem aí para o que pensa o leitor do Daily Mail ou mesmo quem não está inserido dentro da Formula 1. Apesar de eu achar que é um erro expor uma opinião errática e escandalosa assim sendo CEO de um esporte tão importante quanto a F1. Mas eu acho que é uma bobagem...


SOBRE OS BOXES

Ainda acho que não é nada grave a mudança de boxes da McLaren, é uma boberinha...Não acho despótico, não. A verdade é que a coisa também é um negócio, claro, e por mais que se possa achar o contrário, a Mercedes tem lá sua influência e Ecclestone procura assim ir equilibrando as forças dentro da categoria. E é bom para os negócios da FOM a McLaren ali no meio do paddock!

Óbvio que não quero também polemizar por uma bobagem, mas talvez vc tenha carregado nas tintas, como se diziam antigamente...

Abração!

Felipe Maciel disse...

Carregado nas tintas? Bota antigamente nisso...

Independente do motivo, dos negócios, das razões, do tamanho do benefício para a equipe, da gravidade... Considero despótica porque ele quebrou o regulamento e fez o que quis. É só uma constatação de fatos mesmo.

Abs