terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Mais do mesmo

A FIA, naturalmente, exigiu da Real Federación Española de Automovilismo explicações sobre o episódio racista em Barcelona e espera receber relatórios que incluem as medidas a serem adotadas para que nada desse tipo torne a ocorrer.
"Depois dos lamentáveis acontecimentos durante os testes da F-1 em Barcelona, a RFEA gostaria de esclarecer alguns assuntos: A Federação repulsa os atos de racismo e quer mostrar seu apoio à equipe McLaren e ao seu piloto Lewis Hamilton. O automobilismo é um esporte no qual esse tipo de atitude não será tolerado. A RFEA gostaria de deixar claro que esse tipo de pessoa, que confunde a rivalidade esportiva com violência, é um pequeno grupo e não representa os milhares de espectadores que gostam do esporte. A Federação também garante que já pediu aos circuitos que reforcem sua segurança e medidas preventivas", afirmou a RFEA.
"Nós apoiamos a posição da FIA e iremos lutar contra qualquer ato de discriminação racial, política ou religiosa no automobilismo. Teremos o reforço da Polícia da Catalunha nos próximos testes e durante o GP da Espanha da Fórmula 1", comentou a diretoria do autódromo.

O último britânico campeão na categoria, Damon Hill, também falou a respeito: "Não gostar de um piloto faz parte da rivalidade, mas ser agressivo e ofensivo é horrível. Esse tipo de comportamento não tem lugar no esporte e nem na sociedade. Se o racismo continuar a FIA deveria considerar seriamente excluir a Espanha do calendário da F-1".

E é exatamente o que a FIA pretende fazer. Se tais manifestações se repetirem, seja nos treinos coletivos de Barcelona, ou até mesmo em Jerez ou Valência, os GPs da Espanha e da Europa (este também realizado em território espanhol) serão retirados do Mundial. Por justíssima causa.

2 comentários:

Javi disse...

Felipe retomando o assunto do outro post ..eu nao falei que a imprenssa espanhola nao tem culpa falei que ela tem culpa sim ..como tem a inglesa tb,,so que voce parece que nao le a inglesa ou simplesmnete desculpa ela por que ta revidando..se vamos falar em isso quem começou...? no gp de monaco de ano passado? ela pode chingar um pais tudo de racista por uma duzia entre 30.000 torcedores? E nao e so a globo esporte que coloca essas noticias tem muitos...uol esporte e outro ahi..e acho que sao dois dos mais importantes...e si vamos procesar uma midia por defender seus pilotos..entao me desculpe mais a midia brasileira tb e culpada..volto a r falar a midia espanhola nao e melhor que outras,,,tb nao e pior ,e a torcida tb e igual..en interlagos se voce lembra tinha faixas ofensivas a alonso.e so procurar as fotos.Tou vendo no que esta dando tudo isto..tudo mundo e boazinho,legal.gente boa..menos os espanhois..ah nao vamos falar serio

Felipe Maciel disse...

Cara, em primeiro lugar não estou desculpando a mídia britânica, só disse que a espanhola abusou muito mais do que inglesa nesse conflito entre Alonso e Hamilton.
Em segundo lugar, a imprensa brasileira não tem culpa de nada, até porque ela não está defendendo nem um nem o outro piloto. Logo, a faixa exibida durante o GP do Brasil foi de total responsabilidade dos torcedores, a mídia daqui não fica dizendo quem está certo e quem está errado, isso é problema entre Espanha e Inglaterra apenas.
Quanto ao episódio de Monte Carlo, o Hamilton teve suas razões para protestar, embora não tenha feito de uma das maneiras mais políticas para isso. Não vou me prolongar sobre esse assunto senão vamos iniciar uma discussão ainda maior, e o que eu menos quero é perder tempo com discussão nesta semana de carnaval, visto estou fora de casa e tenho que pagar para acessar a net e postar. O que, aliás, explica a queda do números de posts nesses últimos dias.

Abs