O Sistema de Recuperação de Energia Cinética, que deve integrar aos carros da Fórmula 1 em 2009, foi alvo de críticas do vice-presidente da Ferrari, Piero Ferrari.
Piero reclamou do regulamento e dos altos gastos esperados, além de pôr em dúvida a eficiência do equipamento para permitir as ultrapassagens por meio do "push-to-pass", que disponibilizará 60kW extra aos pilotos.
"Nós devemos refletir sobre várias das decisões técnicas e desportivas tomadas nos últimos anos".
"Os motores foram congelados e, como resultado, todos eles agora funcionam a 19 mil giros, então não há diferença de potência, portanto não é possível tirar vantagem de um possível aumento de giros para tentar ultrapassar", concluiu.
"Da maneira como o regulamento está agora, não podemos reprojetar uma única parte a fim de melhorá-lo. É excessivo. A Ferrari tem ótimas pessoas de motor de braços cruzados".
"Eles nos fazem gastar tempo e dinheiro para projetar o KERS, para o qual não podemos avaliar precisamente os custos, porque é uma tecnologia nova. Também é baseado em um conhecimento que as pessoas tradicionais de motor não têm, como baterias de alta capacidade e motores elétricos de alta performance, para os quais você precisa de engenheiros especializados de fora do mundo automotivo".
"Para conseguir esse know-how, vamos gastar muito dinheiro durante muito tempo, e essa não me parece a melhor solução para reduzir custos".
"Trabalhar com recuperação de energia é aceitável, mas não assim. Existem muitos sistemas, e eles precisam ser limitados. Caso contrário, vamos ter de cortar o orçamento em outras áreas, como foi feito com os motores e a eletrônica. Assim, corremos o risco de transformar a F-1 em uma nova GP2. E isto não pode acontecer".
Há poucos dias, a Ferrari fez uma crítica igualmente pertinente a uma outra novidade que ainda não estreou. Michael Schumacher questionou o banimento dos aquecedores de pneus para 2009, argumentando que os compostos quando frios apresentam um desempenho muito inferior, devido à baixa aderência, o que corresponderia a um risco desnecessário aos pilotos.
"Acho que a FIA terá de repensar essa questão, porque todos já têm mantas térmicas. Não pouparemos nada (de dinheiro) e deixaremos as coisas mais difíceis para todos".
A Ferrari não esté entre as montadoras que aproveitaram o escândalo para solicitar a retirada de Max Mosley, mas a equipe se sente tão incomodada com determinadas medidas quanto BMW, Mercedes, Toyota e Honda, que ergueram a bandeira em favor da deposição do presidente.
11 comentários:
Putz.. inventar coisa inútil é até normal de se esperar da FIA. Mas banir aquecedor de pneu chega a ser ridículo!
Daqui a pouco banirão pinturas, pra economizar com tinta e adesivos!
Felipe... Não seriam "60hp' a mais?
Groo, são 60 kW, que correspondem a 80 hp.
Abraço a todos
Groo, sao 80 hp, pois um hp equivale a 746 watts
é lógico que ninguem quer colocar a mão no bolso mas sempre vieram da f1, as maiores inovações integradas aos veículos de rua e a f1 deve manter esse bom trabalho com kers
Porra, a FIA fala em corte de custos pra nivelar as equipes e lança essa proposta que vai acabar engordando o orçamento de todo mundo...
A FIA fala em avanço tecnologico e limita o giro e o nivel em que se pode trabalhar o motor e seus componentes...
Isso tirando essa das mantas termicas, não vai cortar custos de ninguem, muito pelo contrario, agora todas as equipes devem estar quebrando a cabeça pra achar uma maneira de manter os pneus aquecidos e a empresa que fornece os pneus tambem para encontrar uma maneira de substituir a manta termica...
Ja estava mais do que na hora de retirarem esse retardado do Max Mosley dai e colocar alguem sensato, pois ultimamente, as propostas feitas por ele não tem tido nem pé nem cabeça.
- Grande invenção essa, até agora pelo o que eu vi esse Kers ta dando dor de cabeça pra todas as equipes, se a Ferrari tem problemas pra desenvolve-lo imagina uma equipe pequena...
Péssima ideia da FIA, com certeza existem outras maneras de se "cortar" custos.
Acho que um grid de Fórmula 1 deveria ter mais de 20 carros alinhados, mas também num adianta ter equipes que num fazem diferença no campeonato como a extinta Super Aguri.
Não sei não... parece ser uma boa este kers... só pelo fato de que dah mais potencia na saida das curvas... o que vai dar melhor resposta e tal... porém... o limitador de giro é ridiculo... imagina quantos giros poderiamos chegar?
Em 1970 e poucos era um sonho enorme chegar a 10.000 giros... hoje quem gira nisso nem se classifica...
a FIA somente está acabando com a f1... não se pode mudar mais de uma vez a trajetória para se manter a poosição, acabou com a disputa por posição... tirou o ventilador lá, que acabava(diminuia drasticamente) com o arrasto, excluiu a possibilidade de não se poder atingir velocidades enormes... suspensão ativa, uma das maiores invenções da F1, discriminatória(verdade), mas simplesmente incrivel, tiraram...pneus com sulcos, affff, nem presciso falar, tem piloto que diz que tem momentos que é melhor andar no barro vermelho do que com esses pneus nojentos...
Acredito que a F1 sempre me achamou a atenção por ter disputas sérias(nem todas), pesquisas incriveis, velocidade inigualavel... e agora tah nisso qualquer dia vão selecionar os carros no palitinho(tu vai para esse carro, o outro para aquele, imagina a cena, os pilotos com o banco na mão esperando o sorteio xD)...bom... de que adinata todas estas restrições, se só pode-se mudar uma unica vez a trajetória para defender sua posição?
AFFFFFFF..... FIA tinha é que parar de fazer M.... e pensar no que a F1 sempre chamou a atenção... nunca esqueço que fiquei com os olhos brilhando quando a willians apareceu com aquele bico novo... afff... expoiler... faz anos que não escuto falar de grandes pesquisas na F1 a ultima foi da renault, com o coisa que transferia o peso não sei o que... e o bico(wiliians) xD
F1 tah parecendo a politica no brasil, a gente torce para aparecer alguma novidade, não para chegar a hora da corrida...
Olá, a todos. Gostaria de saber se algum de vocês poderia me dar uma orientação:
eu trabalho com computação grafica e desenvolvi um projeto de aerodinamica para carros de F-1 e acredito esse projeto poderá dar um ganho de velocidade consideravel aos carros de F-1, alem de proporcionar menos arrasto e mais estabilidade nas curvas. Porém, tenho tido dificuldades de mostrar esse meu projeto a pessoas ligadas às equipes de F-1. Algum de vocês poderia me dar uma dica de como devo agir para que meu projeto seja visto e avaliado por uma equipe de Formula 1 ?
Antecipadamente agradeço.
Ao amigo anônimo... Você poderia mandar para o msn do Bernie Ecclestone, que ele encaminha pro msn do resto da galera... o msn dele é bernie.ecclestone@hotmail.com se nao conseguir falar com ele me responda que te passo o telefone dele.
Ao amigo anônimo... Você poderia mandar para o msn do Bernie Ecclestone, que ele encaminha pro msn do resto da galera... o msn dele é bernie.ecclestone@hotmail.com se nao conseguir falar com ele me responda que te passo o telefone dele.
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