domingo, 27 de abril de 2008

Dobradinha número dois

Uma corrida um tanto quanto conturbada foi esta etapa da Espanha. Mas não para os pilotos da Ferrari, que confirmaram o favoritismo cravando a segunda dobradinha consecutiva.
Antes mesmo de os competidores alinharem no grid, Fernando Alonso deu um passeio na grama após escapar em seu agressivo aquecimento de pneus. Nada como um pequeno susto para levantar a torcida local.
Mais uma vez, Felipe Massa fez uma grande largada e ganhou uma posição, deixando Alonso para trás. Kimi Raikkonen se manteve na ponta. Lewis Hamilton driblou Robert Kubica e pulou para quarto.
Ainda na volta 1, houve a primeira batida, graças ao Adrian Sutil, que rodou enquanto dividia posição, e acabou sobrando para o conterrâneo Vettel. Quando será que o Sebastian vai terminar uma corrida?
Logo de cara o safety car entrou na pista, o que já dava uma idéia de que uma prova incomum estava por vir.
Após a relargada, Nelsinho Piquet começou a se complicar na pista. Primeiro passou reto numa curva, caindo de décimo para décimo oitavo. Na tentativa de se recuperar, arriscou uma ultrapassagem sobre Sebastien Bourdais, que virou o volante no melhor estilo David Coulthard, provocando o choque que tirou os dois da corrida.
O grande momento, sem dúvida, foi o acidente de Kovalainen. O finlandês virou passageiro quando viu o pneu dianteiro esquerdo estourar, ocasinando uma forte batida. Heikki saiu pela tangente e parou sob barreira de pneus, onde permaneceu por um longo intervalo de tempo, enquanto os comissários se atrapalhavam para tirá-lo de lá. O piloto se queixou de dores no cotovelo mas passa bem.
O safety car liderou várias voltas, e o prejudicado da vez foi Nick Heidfeld, que precisou reabastecer com o pit stop fechado. O stop and go acabou de vez com seu fim de semana.
Ainda com o carro de segurança na pista, Rubens Barrichello foi surpreendido por Giancarlo Fisichella na saída do pit lane. O encontro proporcionou uma indesejável quebra da asa dianteira do brasileiro, que retornou aos boxes lentamente, mas logo abandonou.
Fernando Alonso ficou pelo caminho com o motor estourado, assim como Nico Rosberg. O bicampeão aproveitou a proximidade com o público para saudar a torcida. Houve até sujeito que saiu de onde não devia para cumprimentar o piloto pessoalmente. Impressionante a empolgação dos espanhóis...
Para não perder o costume, Coulthard deu outra fechada, agora para cima do Timo Glock. Desta vez, porém, ficou evidente que o alemão forçou além da conta para tentar passar o escocês, porém não há como negar que David alterou a trajetória sem dó nem piedade para barrar o adversário. Resultado: Glock quebrou a asa dianteira e Coulthard dechapou o pneu traseiro esquerdo.
Nos instante finais, um duelo fora do normal: Nick Heidfeld suando o macacão para ultrapassar Giancarlo Fisichella. Foram necessárias quase dez voltas para a BMW superar a Force India.
David Coulthard também brigou por posição com Takuma Sato, passando o japonês de forma limpa, para o nosso alívio.
A Ferrari dominou de ponta a ponta, mas teve de ficar de olho no retrovisor para administrar a vantagem sobre Hamilton e Kubica, que vinham descontando nas últimas voltas.
O quinto lugar ficou com Mark Webber, de quem pouco se espera mas que surpreende pela regularidade nesse início de temporada. Jenson Button conquistou os primeiros pontos da Honda no campeonato. Nakajima, comendo pelas beiradas, terminou em sétimo. E Trulli, que ninguém viu durante a corrida, fechou em oitavo. Heidfeld, Fisichella, Glock, Coulthard e Sato também receberam a bandeirada.
A McLaren não foi tão mal quanto no Bahrein, somente provou que pode competir com a BMW. Raikkonen dispara no campeonato com 9 pontos sobre Lewis Hamilton, que possui 20 contra 19 do Kubica e 18 do Massa. Heidfeld não está mais dando conta do recado, caiu de segundo para quinto na tabela. Num dia ruim, Kovalainen não marcou pontos, é o sexto. Com isso, a Ferrari sobe ao lugar que merece e lidera entre os construtores, fazendo 47 a 35 sobre a BMW, com a McLaren um pontinho atrás desta.
Em duas semanas, o circo chega à Turquia, onde o Massa dominou nos dois últimos anos. Novamente, deverá ter Kimi Raikkonen como principal adversário, já que a equipe tem o melhor carro do grid e tende a fazer muitas dobradinhas durante a temporada.
Istambul é uma pista recheada de pontos de ultrapassagem, quesito que Barcelona fica devendo. Para a próxima etapa, está marcada a festa de Rubens Barrichello, que escreve o seu nome definitivamente na história, se consagrando como o piloto que mais disputou GPs na F-1.

8 comentários:

kimi_cris disse...

Duas dobradinhas em duas corridas esta epoca vai ser da Ferrari.

Anônimo disse...

Putz, eu sempre achei este circuito chato, hoje ele se superou, nem o David Couthard e sua ruindade conseguiu animar a carrera...

Daniel Médici disse...

Não vi nada de mais na manobra do Coulthard. Aliás, ele está se envolvendo em acidentes porque sempre adota uma estratégia diferente dos outros, que forçam brigas na pista. E um grande cara, queria que ele continuasse.

Ron Groo, é um traçado desenhado por Luis Perez Sala, você queria que saísse o quê? Uma Spa-Francochamps?

Circuitinho chato, mesmo...

Marcos Antonio disse...

corrida tranquila,e é bem provável que em Istambul seja a mesma coisa.A diferença que a prova vai ser decidida no treino oficial.

abraços!

Anônimo disse...

"O piloto se queixou de dores no cotovelo mas passa bem"

Putz, o cara se arrebenta nos pneus e a mulher dele ainda larga ele?

Anônimo disse...

E Nelsinho mantém a escrita! Devia voltar pro kart.
Falar mal do Coulthard é sacanagem, sou muito mais ele atropelando todos que o Piquetinho barbeirando sozinho.

SAVIOMACHADO disse...

Muito boa dissertação meu amigo Felipe. Achei a corrida um pouco chata.
Um grande abraço.

SAVIOMACHADO

Pezzolo disse...

alo felipe!
vc q anota as pérolas do galvão manda uma boa para ser a cornetada da semana do pod do pezzolo, que vou gravar hj a noite. o email é: jorgepezzolo@gmail.com
valeu!