domingo, 6 de abril de 2008

Massa reina no Bahrein

Mesmo largando da parte suja da pista, Felipe Massa passou o pole Robert Kubica para assumir a ponta do grid. Só abandonaria a liderança durante a dança de pit stop, dominando a corrida, portanto, de ponta a ponta.
Ainda nas voltas iniciais, Kimi Raikkonen também ultrapassou Kubica, assumindo o segundo posto, de onde não sairia até o final da prova.
Lewis Hamilton teve mais um dia de cão. Após uma largada ruim, perdeu diversas posições e acabou se chocando com a Renault de Fernando Alonso em uma cena de pura trapalhada. Com o bico avariado, precisou retornar aos boxes. Jogou a corrida fora.
Heikki Kovalainen, por sua vez, foi supreendido com a ultrapassagem de Nick Heidfeld. Neste GP, a BMW andou na frente da McLaren. É bom o time de Ron Dennis abrir o olho com os alemãs...
A primeira quebra veio logo no começo. Sebastian Vettel teve de encostar e abandonar a prova.
O segundo abandono se deu com a disputa de posição envolvendo Jenson Button e David Coulthard. Button forçou a ultrapassagem e o escocês - agora especialista em dar fechadas - fechou a porta do companheiro do Rubinho, provocando a batida. Coulthard conseguiu se manter, mas Jenson precisou recolher aos boxes.
Já Rubens Barrichello fez uma corrida boa dentro do possível. Largou em 12º, chegou em 11º, pressionando Fernando Alonso no final. O espanhol passou sérios apertos a bordo de seu Renault, sem conseguir ritmo para disputar posição com a Toyota de Timo Glock.
Mais uma vez, Jarno Trulli mostrou um desempenho regular. Somou 3 pontos na tabela. Atrás dele chegou Mark Webber, conquistando um bom 7º, seguido pela Williams de Nico Rosberg.
Piquet vinha num dia difícil. Já havia escapado na primeira parte da prova após pegar óleo na pista, porém o pior ainda estava por vir: um problema no carro dificultou a troca de marchas, que o forçou a abandonar na volta 42.
Merece destaque o desempenho de Giancarlo Fisichella, famoso pelo alto nível apresentado em equipes pequenas. Chegou em 12º, enquanto que seu companheiro de Force India, Adrian Sutil, foi o 19º, ou seja, o último.
Aguentando todas as pressões da imprensa, Felipe Massa superou o Raikkonen no treino com o tanque mais cheio que do o finlandês. Durante a corrida, a diferença entre os dois oscilou entre 3,5s e 4,5s, e após a segunda rodada de pit stops, Kimi tirou o pé, mas se viu obrigado a acelerar novamente porque Robert Kubica ainda acreditava na segunda colocação. Que não veio.
No topo do pódio, Massa se redimiu das críticas disparadas pela imprensa. Agora é prosseguir com a recuperação nas próximas etapas. Em mais um fim de semana conturbado para o Hamilton, Kimi Raikkonen facilmente assumiu a liderança do Mundial; possui 19 pontos. A regularidade de Nick Heidfeld neste princípio de temporada faz dele o vice-líder agora. Kubica empata nos 14 pontos com os pilotos da McLaren. Massa é o sexto, a 9 pontos do companheiro. A classificação anda disputadíssima...
Ron Dennis já tinha avisado que o verdadeiro potencial de sua equipe será visto a partir do GP da Espanha, que abre a fase européia do calendário. Numa pista tão conhecida quanto a de Barcelona, o real desempenho de cada equipe certamente será posta em evidência. Mas até que se prove o contrário, a BMW tem carro para brigar pelas primeiras posições com as duas escuderias principais. Ainda não venceu na F-1, mas lidera entre os construtores com 30 pontos, contra 29 da Ferrari e 28 da McLaren.
A temporada tem três equipes e seis pilotos apertados na tabela. É pouca coisa ou quer mais? Em três semanas tem...

4 comentários:

F1 Trulli disse...

"dia de cão" mesmo o de Hamilton, ñ era pra ser o dia dele, alem do +, foi bater logo em quem? Alonso... hauhauu

Massa ta d parabéns, era td q ele precisava, vencer e com grande folga,

agora Coulthard... ele já passou da hora d se aposentar, ñ rende nada e tomando uma lavada d Webber...
vlw

abraço

Ciro

kimi_cris disse...

quando vi hamilton atrás de Alonso disse para mim que eles iam bater e isso aconteceu! Massa fez um excelnte G.P e merceua vitoroa!

Loucos por F-1 disse...

Vamos ver se a McLaren passa a andar no próximo GP. Não conseguiu render na Malasia e agora no Bahrein.
Massa foi espetacular e tem tudo pra brigar pelo título.

Abração!

Leandro Montianele

Leandrus disse...

Vettel e Sutil estão tendo um começo de campeonato abaixo do esperado; é bom reagirem logo antes que a imprensa caia em cima deles...