sábado, 5 de abril de 2008

Kubica conquista primeira pole

Robert Kubica desbancou os favoritos e cravou sua primeira pole position na Fórmula 1, a primeira também da equipe BMW.
Felipe Massa tinha tudo para largar na frente, mas errou na saída da penúltima curva, tracionando antes da hora. Perdeu quase 5 décimos para trazer o carro de volta e terá de se contentar com o segundo melhor posto do grid. 27 milésimos atrás do tempo do Kubica, o brasileiro destacou o tráfego enfrentado na super pole.
Lewis Hamilton lidera a segunda fila ao lado de Kimi Raikkonen. Heikki Kovalainen é o 5º, seguido pela BMW de Nick Heidfeld. Jarno Trulli superou Nico Rosberg nos centésimos, portanto amanhã poderemos ter mais um duelo direto entre Toyota e Williams.
Jenson Button superou todas as expectativas. Não só se classificou para o Q3 como fechou o qualifying à frente de Fernando Alonso.
O leão de treinos Mark Webber ficou com a 11ª posição, dividindo a sexta fila com Rubens Barrichello.
Nelsinho Piquet não foi tão bem quanto nas sessões livres. Sairá de 14º, entre Glock e Bourdais. Somente em 16º aparece a Williams de Kazuki Nakajima. David Coulthard decepcionou ao ficar no Q1. Giancarlo Fisichella novamente andou melhor que Adrian Sutil. Entre os pilotos da Force India, Sebastian Vettel, que vive um fim de semana nada convincente.
A Super Aguri fecha o grid, como de costume. Desta vez, Anthony Davidson larga na frente de Takuma Sato. O treino do japonês acabou cedo, assim que cometeu um erro na curva final, pisando fora da pista, rodando e provocando bandeira vermelha.
Kubica é o pole mas larga leve amanhã. Hamilton também parece carregar pouco combustível, ao contrário de Kimi Raikkonen, que deve parar bem depois. E o Kovalainen vem mais pesado que o companheiro de equipe.
Adotando uma estratégia de pista livre pela frente, o segundo lugar não estava nos planos de Felipe Massa, mas se mantiver a posição após a primeira volta, pode assumir a liderança com o pit stop do polonês e abrir vantagem. O problema será largar da parte suja e resistir às investidas de Lewis Hamilton. Se for ultrapassado pelo inglês, a possibilidade de vitória estará em risco.
De olho também no Kimi, que nunca é carta fora do baralho. O finlandês, por sinal, é rápido até mesmo quando não pode, por isso ganhou uma multinha de € 2.400 por passar a 71,6 km/h nos boxes durante o terceiro treino livre, quando o limite era de 60 km/h.
A largada será às 8h30min. Kubica tem chance de subir ao pódio pelo segundo GP consecutivo, mas a vitória ainda não é tão provável. A Ferrari segue como favorita, com Hamilton tentando chegar pelas beiradas. Há bons pontos de ultrapassagem, portanto podemos esparar muitos pegas neste domingo.

7 comentários:

Blog Velocidade F1 disse...

Ótima pole do Kubica,fez uma volta rápida e limpa.EU acho que o Hamilton ganha

Loucos por F-1 disse...

Gosto muito do Kubica e vibrei com sua primeira pole. Mesmo largando em 2º o Massa tem totais condições de vitória amanhã.

Abraços!

Leandro Montianele

Anônimo disse...

Haja ufanismo! !Kubica larga leve amanhã!... É provável, mas creio que ninguém tenha certeza (exceto os 3 patetas da transmissão global). Fosse o Massa o pole, poucos diriam que ele larga leve. Vide em Sepang, quando todos disseram que a volta dele foi espetacular...

Anônimo disse...

Isto é bonito né Felipe... A gente ver um cara que vem sendo uma grata revelação marcando sua primeira pole.. Tudo bem que foi a frente do Massa, mas é bonito... A felicidade do cara ea nossa de em muito tempo não ter um carro prata ou vermelho na ponta da fila... Se ele ganhar, não vou achar ruim não!

Marcos Antonio disse...

Com a pole do Tony Kanaan na Indy,o sábado no automobilismo foi dos narigudos!
Sabe,começo a acreditar de que o Massa vive arranjando desculpa.Pegar tráfego não lhe tira 27 centésimos.ele deu uma erradinha sim.Eta egocentrismo,Massa!
Mas ele tem tudo pra ganhar amanhã...

abraços

Lima disse...

Olá Felipe,

Presta atenção na largada do lewis, a corrida pode ser decida aí. Em Sepang ele deixou cinco para trás. Também não acho que o inglês esteja tão leve quanto Kubica, ele possivelmente está na mesma estratégia que Kimi.

Acho que ele é favorito...

E o Felipe? Ah, ele roda na primeira parte da corrida, ou na largada tentando resistir a uma investida de Lewis...


Abração!


P.S: Esse termo "Leão de Treino" não é do Galvão?

Felipe Maciel disse...

Anônimo,

Pra início de conversa, em Sepang, a volta do Massa na classificação foi realmente espetacular. Colocou quase meio segundo no Kimi com apenas duas voltas a menos de combustível. Não sei em que isso importa agora.

Se você acha que uma BMW é capaz de superar Ferrari e McLaren de tanque cheio, paciência. Eu disse "Ferrari e McLaren", quem está com o Massa na cabeça é você.

Tem gente que se diverte com essa coisa de sair chamando todo mundo de ufanista, com ou sem motivo.
Fosse o Massa na pole poucos diriam que ele está leve? Claro! E o mesmo vale para o Kimi. A Ferrari estava sobrando nos treinos, portanto não havia necessidade de esvaziar o tanque para tentar a pole. Ao contrário do Kubica, que não tem uma F2008 em mãos. Questão de lógica...



Lima,
esse termo eu já vi várias vezes em diversos sites e blogs. Se foi o Galvão que lançou, não faz mal, ele tem moral por aqui hehe


Abraço a todos