sábado, 26 de abril de 2008

Raikkonen, enfim

A primeira pole do campeão nesta temporada tardou mas finalmente chegou. Kimi Raikkonen cravou 1:21.813 na fase da super pole para assegurar a melhor vaga do grid de largada para a corrida de amanhã.
Fernando Alonso, correndo em casa, esqueceu o combustível, a estratégia, a corrida e fez uma graça para a torcida. Fechou o treino com o segundo tempo. Nelsinho Piquet conseguiu se classificar para o Q3 pela primeira vez na categoria. Ele admitiu que poderia ter obtido um desempenho um pouco melhor; sai da 10ª posição.
De qualquer forma, copiando o Newey ou não, tudo indica que a Renault foi a equipe que mais evoluiu nessas três semanas de intervalo entre o GP do Bahrein e da Espanha.
Felipe Massa não treinou tão bem quanto poderia. Assim como em Sakhir, deu uma traseirada no trecho final da última volta rápida. Sobrou-lhe o terceiro posto do grid.
O polonês Robert Kubica fez mais uma excelente classificação e fecha a segunda fila. Bem melhor que o desanimador 9º lugar do companheiro Nick Heidfeld, que decepcionou hoje.
A McLaren tanto prometeu mas nada mudou. Mais uma vez larga atrás da BMW, com Hamilton em 5º e Kovalainen em 6º.
Mark Webber continua surpreendendo, ao contrário do David Coulthard, que nem se deu ao trabalho de passar para a segunda fase. O australiano sai da 7ª posição, com boas chances de pontuar pela terceira prova seguida.
Timo Glock não passou de 14º, e ainda fez uma cara impagável para a câmera enquanto assistia ao Jarno Trulli competindo entre os dez primeiros. O italiano levou sua Toyota ao 8º posto.
Rubens Barrichello, de capacete novo, se mostrou muito contente com o 11º lugar conquistada neste sábado, ele larga duas posições à frente de Jenson Button, que ainda tenta se entender com o novo pacote aerodinâmico.
Entre eles, Kazuki Nakajima, que alcançou seu melhor resultado em treinos oficiais, chegando a superar até mesmo o parceiro Nico Rosberg, 15º colocado. A Williams deixa a desejar...
Quem também não se livra das vacas magras é o alemão Sebastian Vettel, que andou pior que o Coulthard. Menos mal que o Bourdais tenha se classificado para o Q2, mas não passou disso: fecha a oitava fila.
No fundão, a dupla da Force India seguida pela da Super Aguri.
Num circuito bem conhecido pelas equipes, é curioso notar a proximidade de desempenho entre os pilotos. Menos de 9 décimos separam o pole do décimo colocado.
Numa pista de difícil ultrapassagem, não devemos esperar uma corrida tão empolgante para amanhã. Raikkonen é favoritíssimo. O Alonso pára bem cedo, mas se permanecer à frente do Massa nessas dez voltinhas ou um pouco mais, dará total tranquilidade ao Kimi por toda a corrida. A McLaren precisa tentar provar que ainda tem capacidade de andar mais que a BMW, o que já parece ser pouco provável.
A posição em que cada um ocupa depois da primeira curva é decisiva. Todos sabem disso, Massa e Alonso que o digam.
Domingo, também às 9h, será dada a largada para o GP da Espanha. Vamos ver se eles se comportam na curva 1 dessa vez.

6 comentários:

Speeder76 disse...

Sim senhor... até foi uma qualificação bem disputada. E descofio que os Renault andam leves, não me admiraria que eles parassem na volta 12!


E já agora, dá-me os parabéns! O porquê? Vai lá ver...

Loucos por F-1 disse...

Raikkonen voou baixo e conquistou de forma incontestável a pole position.
Com certeza ele é o grande favorito para a corrida por o circuito não possuir pontos de ultrapassagens.
Grande 2º posição de Alonso, mas é claro que ele está mais leve.

Abraços!

Leandro Montianele

Anônimo disse...

Sabe... acho que estou ficando velho... Fiquei feliz com o segundo posto do alonso... Claro, preferia que o massa tivesse em primeiro e nao o bund... digo o Kimi, mas quando vi a Renault la.. achei legal.

F1 NA GERAL disse...

Para mim a corrida tá nas mãos do kimi, até por que parece estar mais pesado e deve parar depois do Massa, seu único adversário na corrida. Em condições normais, vence fácil.

Marcos Antonio disse...

Alonso correu pra torcida,vai ser um do s primeiros a parar.A Ferrari leva com certeza,agora só falta definir o piloto.(entenda-se como se o kimi der mole)
abraços

Anônimo disse...

A Renault certamente deve estar mais leve, mas me pergunto quão mais leve... eles fizeram treinos bons, esse de classificação não foi o único... então, sei lá! hehehehe =)