Quando se lança uma regra que não dá certo, o que fazer? A FIA lança uma outra para quebrar o galho...
A Federação confirmou hoje a nova regra, então é bom os dez pilotos mais rápidos da classificação não se esquecerem: "Os carros que deixarem os pits vão ser cronometrados entre a linha 2 do safety car (50 metros antes da curva 1) e a linha 1 do safety car (depois da curva 15). Qualquer carro que exceder o tempo de 1min39s entre estes pontos perderão posições no grid por andarem desnecessariamente lentos".
A motivo da novidade é aquele mesmo: segurança.
Como nesta temporada é proibido repor combustível entre a super pole do sábado e a corrida de domingo, os pilotos top-ten do treino classificatório tentam executar a volta de desaceleração em baixa velocidade para economizar gasolina. Mas quando um carro rápido cruza com adversários lentos na pista, o risco de acidente é bem claro. O incidente ocorrido na Malásia motivou a alteração no regulamento.
Já agora, de onde eles tiraram que o tempo limite tem de ser 1:39, ninguém faz idéia... Pelas minhas contas, isso corresponde a 107% de 1:32.5, que por sua vez seria uma espécie de tempo médio dos dez mais rápidos dos treinos livres que rolaram até agora. Essa é a minha teoria, mas pode ser que o Charlie Whiting decida no palitinho mesmo.
5 comentários:
É cada uma da FIA...
Ainad estou esperando eles acordarem e voltarem a qualificação dos anos 90, 60 minutos de pé em baixo, sem limites de volta, sem a palhaçada do combustível, andou rápido larga na frente, simples assim.
Ué, não era 120% do tempo? Esse galera da F1 tá mais enrrolado que carretel...rsrs
Abração!
Leandro Montianele
É incrível como a FIA não consegue acertar as regras da classificação. Inconpetência pouca é bobagem...
Grande abraço,
Gustavo Coelho
POr favor FIA,escute o Bruno.
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