terça-feira, 29 de abril de 2008

Vai que é tua, Galvão!

O fim de semana dele começou a esquentar graças ao grande Nelson Piquet, com quem tinha conversado antes da transmissão. Um dos assuntos foi o freio-motor, explicado por um dos pilotos de maior conhecimento técnico que a F-1 já viu. O Galvão comentou:
"Freio-motor? O nome não é esse, pelo amor de Deus... O Nelson Piquet explicou pra gente, depois o Reginaldo repete o que ele disse e o Burti diz se concorda ou não". "Diz se concorda ou não"? Quem é Burti?...
Durante o treino o narrador relembrou a memorável disputa de Jerez em 1986, quando Senna bateu Mansell por apenas 14 milésimos. Galvão confessa: "Eu lembro que eu disse 'Senna vence por meio carro!', mas na verdade eu estava torcendo pro Ayrton". Deu uma dentro naquele dia...
Para fechar o sábado, esta não foi dele, mas vale a pena registrar. O locutor conta a pérola de um jornalista questionando o Raikkonen sobre a nova abertura no bico da Ferrari: "Perguntaram pra ele: 'isso faz diferença?', e o Kimi respondeu: 'claro! Se não fizesse, não teríamos colocado aí'", respondeu com razão, e com a mesma simpatia de sempre.
Na corrida, não havia tempo a perder: "Sobre o giro do motor, vão-se apagar as luzes vermelhas, vão-se acender as verdes!". Algum outro daltônico aí enxergou essa luz verde durante a largada?
Ainda na primeira volta, mais trapalhada: "O safety car está na pista! Ou carro de segurança?". Ó dúvida cruel... "Vamos falar os dois: é o safety car, que é o carro de segurança". Galvão poliglota...
Sobre o abandono do Piquet: "O Nelsinho, você viu, bateu na chicane de baixa". Eeehh... Defina chicane.
A questão da pole position talvez dispense comentários, muita gente já notou. Segundo Galvão, o ano em que o pole não venceu foi em 2000, quando Hakkinen largou na ponta e abandonou na última volta. Na verdade, o finlandês teve o baita azar em 2001, quando Schumacher largou da pole e venceu beneficiado com a pane do rival. De fato, o GP de 2000 foi vencido por um piloto que não saiu da pole position, mas foi o alemão quem andou melhor no qualifying, enquanto Mika subiu no topo do pódio.
Pela milésima vez, ele repetiu a frase do Alonso jogando números aleatórios: "Quando o Alonso estava para sair da McLaren, ele disse: 'não estão respeitando os 3 ou 4 décimos que eu trouxe para a equipe'". Fernando disse 6, mas um dia ele ainda acerta.
Numa das cenas mais confusas do GP, não tinha como o narrador global passar batido: "Ali, eles bateram na entrada do pit lane! Foi na entrada ou na saída? Foi na entrada!". Sim, foi na saída.
Falando sobre o triste fim da Super Aguri, cometeu um pequeno equívoco: "A equipe Suzuki foi criada para o Sato continuar correndo". Equipe what? Quem sabe não aparece agora uma equipe Mitsubishi e salve o japonesinho de novo...
Heidfeld e Fisichella batendo cabeça na pista: "Olha só como é difícil ultrapassar! Não há a menor comparação entre a BMW e a Force India. A BMW é o segundo melhor carro da F-1, só perde pra Ferrari, enquanto a Force India é o pior carro do grid". Pronto, mandou a Super Aguri pro caixão de uma vez por todas.
Chegando as voltas finais e o Hamilton descontando tempo até o Felipe responder. "Olha, o Massa foi pro limite extremo, hein". De novo essa coisa de limite extremo, não é possível, vai virar bordão... Mas se o limite não for extremo, vai ser o quê?
Chegando, portanto, ao nosso limite extremo, o Galvão fica por aqui. Volta dentro de duas semanas para exaltar o recorde do Barrichello em sua matemática duvidosa. Vai que é tua, Barrichello!

9 comentários:

Cibelly disse...

"Numa das cenas mais confusas do GP, não tinha como o narrador global passar batido: "Ali, eles bateram na entrada do pit lane! Foi na entrada ou na saída? Foi na entrada!". Sim, foi na saída."

Bem, só um comentário: se fosse na entrada por que não teriam arrumando durante o pit stop? rs

Anônimo disse...

Uma outra que eu notei na parada de Massa e Raikkonen nos boxes, o Massa fez acho que 8.1 e o Kimi 8.2.......... aí ele falou:

"Olha como é a Ferrari, o Massa fez 8.1 e a Ferrari fez 8.2"

kkkkkkkkkkkkkkkk

Marcos Antonio disse...

safety car ou carro de segurança foi algo que atingiu o limite extremo!rsrsrs Galvão fará falta quand não trasminitr mais Gps,do que eu vou rir sem ele?rs

Daniel Médici disse...

Tenho minhas dúvidas sobre o acidente Fisico-Barrichello...

Mas eu gosto mesmo é das trapalhadas do Galvão que só o depto. comercial da Globo percebe. Ou alguém mais percebeu que, no acidente do Sutil e Vettel, ele deixou escapar um "Toro Rosso"?

O Galvão está meio velho, cansado, mas eu ainda acho ele melhor que o toupeira do Cléber Machado ou o idiota do Luís Roberto. Ambos narram uma corrida de Fórmula 1 com se fosse um Criciúma x Avaí.

Anônimo disse...

o melhar da f1na globo é assistir as barbeiragens do gavião bueno kkkk

Priscilla Bar disse...

A-D-O-R-O seus textos das galvanadas...hahah

Só assim eu fico sabendo das "histórias do Galvao".heheh

Anônimo disse...

Ele falou durante a corrida que Patrese iria abraçar Barrichello depois da prova, fato lógico possivelmente existente na cabeça do Galvão. "O problema seria se fosse Schumacher, mas o Rubinho, ele sabe que é gente boa." Schumacher, de certo, é o traficante que vende tóxicos na saída da escola. Imagino Patrese olhando sua agenda: "Abraçar Barrichello após a m.... de corrida que ele fizer hoje"

Aderson disse...

De todas as galvanadas desse fim de semana, aquela do "A ferrari tem um grande carinho pelo Massa" como se ele fosse o preferido da equipe.
Qualé galvão? A equipe gosta do piloto vencedor, campeão do mundo, que não erra.

Anônimo disse...

Galera,
Não podemos deixar de comentar os gestos carinhosos do filho dele, depois da corrida de Stock Car realizada em Brasília. Saiu chutando o carro, dando coice, e ainda deu o dedo para a turma da arquibancada. Diz o raivosinho que deu o dedo para os "convidados que estavam no padock". Ah, bom...