quarta-feira, 2 de abril de 2008

Mosley admite escândalo

O presidente da FIA reconheceu: era, de fato, ele o cidadão presente no vídeo publicado pelo News of The World.
Segue a tradução completa da carta do Mosley, retirada do site Grande Prêmio:
Abre aspas.
Após algumas informações fornecidas a mim por uma fonte altamente confiável da polícia britânica e dos serviços de segurança, entendo que nas últimas duas semanas ou mais, uma investigação secreta de minha vida foi feita por um grupo especializado neste tipo de coisa, por razões e clientes ainda desconhecidos. Tive similar, mas de fontes nem tão confiáveis, informação da França.
Lamentavelmente, todos vocês já têm conhecimento dos resultados desta investigação secreta, e eu sinto muito se isso os envergonhou. Não contentes em publicar atividades altamente pessoais e privadas, que são, para dizer o mínimo, embaraçosas, um tablóide britânico publicou a história com a afirmação de que houve uma conotação nazista na questão. Isto é inteiramente falso.
É contra a lei na maioria dos países publicar detalhes da vida pessoal de alguém sem uma razão boa. As publicações pelo "News of the World" são uma completa invasão de minha privacidade, e eu pretendo iniciar os procedimentos legais contra o jornal no Reino Unido e em outras jurisdições.
Recebi um grande número de mensagens de apoio de todos da FIA e das comunidades do automobilismo em geral, indicando que minha vida privada não é relevante a meu trabalho e que eu devo continuar em meu papel. Sou grato, e com este apoio, pretendo seguir este conselho.
Devo agora dedicar meu tempo aos responsáveis por colocarem tudo isso em domínio público, mas acima de tudo, preciso reparar o dano à minha família, que é vítima inocente e insuspeita deste ataque pessoal deliberado e calculado.
Vocês podem, sem dúvida, ter certeza de que não vou permitir que isso impeça meu comprometimento com o trabalho da FIA.
Fecha aspas.
A suposta inclinação nazista de Max não parece passar de uma equivocada conclusão do jornal sensacionalista que divulgou as imagens.
Mosley descobriu uma maneira, no mínimo, alternativa de se divertir. O que ele faz na vida pessoal diz respeito a si próprio. Ele que se entenda com a esposa, com sua família. Quem participou da farra não era o sr. presidente, e sim um ser humano, que tem seus podres como todos os demais. Provavelmente estourou a média, mas não nos cabe julgar.
Ainda não se tem a impressão de que ele vá renunciar, tudo indica que não. Particularmente, duvido que deixe a FIA pela porta dos fundos. Talvez o escândalo não influencie em sua permanência no cargo, mas sim na opção de reeleição, que ainda não foi tomada.
Max tem um motivo a mais para não anunciar candidatura em outubro, abrindo espaço para uma nova autoridade no topo da hierarquia da Federação Internacional. Mas até 2009, o trono promete continuar sendo dele.

5 comentários:

Anônimo disse...

MACIEL,

VC TEM RAZÃO. O QUE O CARA FAZ NA VIDA PRIVADA SÓ DIZ RESPEITO A ELE MESMO. CONCORDO COM VC.

ESTOU TENTANDO FECHAR COM OS AMIGOS INTERNAUTAS BLOGEIROS UMA COLUNA SEMANAL. SE QUISER PARTICIPAR E TER UMA PUBLICAÇÃO ME AVISA.

ACESSE TB O:
WWW.AUTOMOBILISMOEMDEBATE.ZIP.NET

Anônimo disse...

A vida pessoal dele é problema dele mesmo, mas o mundo não tem culpa que isto veio a público, portanto acredito que ele deva se retirar e ir fazer o que bem entender longe do mundo esportivo e digno.

F1 NA GERAL disse...

ahhhhh esses véio de hoje são tudo uns pervertido mesmo.. mas eu não tenho nada com isso. Faça ele o que quiser. Mas cá entre nós. Se vai fazer cagada, poderia fazer bem feita não é mesmo?
Abraços.

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Felipe:

Concordo com vc, a vida privada de cada um pertence somente a cada um de nós, tempos difíceis esses nossos de culto exarcebado a celebridades que expõe suas vidas como se tivéssemos o direito de vasculhá-las. Meu antídoto contra isso, não dou importância nenhuma a esses mexericos. Admiro muito Max Mosley em sua busca incessante pela melhora do espetáculo na F1.

Leandrus disse...

E os tablóides britânicos, como sempre, invadindo a privacidade de alguem famoso. Embora o Mosley deve fazer o que quiser na vida dele, fica com a imagem meio arranhada depois desse episódio.