terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Briatore ganha causa e pode retornar à F-1

Quer dizer que o carcamano irá rir por último? Bem, por enquanto não. A FIA deverá recorrer da decisão, mas de fato o veredito deste 5 de janeiro foi favorável ao italiano, que conseguiu provar na justiça francesa que seu banimento do automobilismo foi determinado por um julgamento irregular arquitetado por Max Mosley que teria usado a força da federação para aplicar uma vingança pessoal sobre seu rival.

Mais importante do que saber o que o Tribunal de Grandes Causas de Paris determinará ao fim do confronto é saber se o macaco velho conseguirá dar a volta em todos e ser convocado novamente por alguma equipe a integrar seu pit wall.



Vejamos... Pat Symonds pegou 5 anos de suspensão, enquanto Flavio ficou pendurado por tempo indeterminado até a FIA dizer chega. Agora Symonds e Briatore podem caminhar e cantalorar no paddock sem dever nada a ninguém. Pelo contrário, é a FIA que deve 15 mil euros de indenização a este mais 5 mil euros de indenização àquele.

Sinceramente, a mim pouco importa se verei ou deixarei de ver Flavio Briatore circulando pelo grid como mero convidado ou espectador. A questão é se algum time terá a ousadia de inseri-lo em sua lista de profissionais, e aí sim teremos Briatore circulando pelo grid como chefe de equipe.

Os times têm dois motivos para não contratar este senhor. A primeira é porque não irá colar mais aquele papo da Renault: “Foi ele que fez, não é nossa culpa”. Se Briatore aprontar mais alguma à frente de qualquer equipe, até os mais leigos no assunto saberão que a empresa que o contratou conhecia bem o tipo de diretor que estava empregando.



A segunda razão é ainda mais óbvia: a imagem. Da mesma forma que foi difícil Nelsinho arrumar emprego, quem pensaria em associar sua imagem à do carcamano depois do escândalo?

A equipe Campos ainda arranjou uma boa desculpa para dizer ‘não’ ao Piquet, mesmo que pai e filho tenham finalmente aceitado pagar pela vaga:
Recebemos uma oferta de Piquet e Adrian [Campos] a analisou. Não temos nada contra o Nelsinho, mesmo que ele estivesse envolvido no escândalo de manipulação de corrida. Ele é um excelente piloto, é rápido e possui experiência. Mas, já tendo assinado com Bruno Senna, não podemos ter dois brasileiros na equipe.

Daniele Audetto, gerente geral da Campos Meta



A diferença entre ambos que conta a favor de Briatore em relação a Nelsinho é que o primeiro comprovadamente é um homem vencedor. No entanto, qualquer patrocinador sensível exigirá que a equipe patrocinada possua seus próprios homens vencedores antes de aceitar colocar sua marca na camisa do carcamano. Tenho razões para duvidar de que Flavio pegará seu phone de volta. Independente do que a justiça parisiense determinar.

9 comentários:

Aderson Pereira disse...

Eu acho que o Symonds volta a F1 mais rápido que o Briatore.
Ele não precisaria trabalhar diretamente na pista com a equipe. Pode ficar na fabrica usando seus conhecimentos para ajudar no desenvolvimento do carro.

Igor de Assis disse...

Corte de custos... Equipes novatas... Briatore e seus sonhos de grandeza... Ligaram os pontos??? O futuro de Briatore não está mais em ser empregado! Podem anotar!

Thiago Wilvert disse...

Tava na cara que isso ia acontecer.
=/

Só falta alguma novata contratar ele agora, daí é o fim.

Felipe Maciel disse...

Sei não, Igor, pra ele lançar uma equipe do zero a FIA tem que aprovar. A entidade ficaria na posição de toda-poderosa.

Se ele quiser comprar uma equipe pronta, além de precisar de alguém disposto a vender, deve enfrentar a resistência da FIA de qualquer forma. Basta lembrar do BMW/Qadbak que por alguma razão não foi adiante ou do Alan Donelly influenciando os negócios entre Manor e Virgin. A FIA poderia intervir de forma a facilitar os negócios com outro comprador e dificultar a compra por parte do Briatore.

E por fim, mesmo que Flavio consiga dar um jeito de comprar um time, seria bom ter patrocínios, porque bancar tudo do próprio bolso é suicídio. E quem iria patrociná-lo?

Sem querer subestimar o Briatore, mas parece bem complicado para ele.

Willian disse...

O lado Piquet era o mais fraco. Por consequência, é o que mais sofrerá as consequências.

Eu penso que o Briatore possa lançar uma equipe num futuro próximo. Claro que a FIA colocará empecilhos, mas tudo é possível.

Se, em 2011, nós tivermos duas ou três vagas e ninguém para preenchê-las, o que a FIA poderá dizer?

marcos disse...

que blz de blog, hein camarada? gostei muito do template!

e o briatore, por mais empecilho que a FIA faça, braitore tem grana e consegue alguns patrocinios sicilianos...e tá lá a Briatore GP!rs

Felipe disse...

Acho que ele não volta não... Teria que montar uma equipe... Mas, sei lá, do Briatore eu não duvido nada...

Ron Groo disse...

E será que isto quer dizer então que não há nada demais em trapacear?
Que coisa...

Anselmo Coyote disse...

Amigos,

Quem disse que o crime não compensa é inocente ou disse 1/4 de verdade.

Com a palavra, de um lado, o Nelsinho (brasileiro); do outro, o Alonso (espanhol); do outro o carcamano (italiano) e do outro o Pat (inglês). Cada um terá uma opinião diferente para a mesma afirmação: The crime doesn't pay.

Seriam as nacionalidades diferentes as responsáveis pela discrepância?...rsrs.

Abs.