quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Pra não dizer que não falei de Rosa

A abertura de porteira na Fórmula 1 fez os atuais e antigos pilotos de testes se moverem atrás de uma vaga. Citaram-se nomes como Christian Klien, Frank Montagny, e também do revoltado Anthony Davidson, que tem a ousadia de pensar que a categoria desperdiça seu talento sem igual por uma mera exigência financeira.

E justo quem era rotulado com o estigma de eterno test-driver, deu a volta em todo mundo e garantiu seu lugar: Pedro de la Rosa guiará pela equipe Sauber. 8 anos depois, o espanhol retoma a titularidade, agora dividindo a garagem com Kamui Kobayashi.



Muitos dirão que Peter Sauber uniu a experiência com a juventude. Poderíamos também dizer que se trata de piloto pagante unido a piloto talentoso. Uma questão de ponto de vista. Mas é admirável a vontade de correr aos 39 anos, mesmo que para isso tenha sido necessário abrir mão do salário pomposo pago pela McLaren.

Seja lá por qual motivo, Peter dispensou dois de seus antigos pilotos - Heidfeld e Fisichella - para contratar o catalão e oferecer-lhe a chance de encerrar a carreira competindo, atividade que não costumava executar com tamanha maestria, diga-se. Em seus 72 GPs, foi batido pelos companheiros Jos Verstappen e Eddie Irvine. Ao menos superou o Takagi na Arrows. Mas não baterá nenhum outro japonês.



Aconteça o que acontecer, 2010 é um grande lucro para Pedro e esta oportunidade não deixa de ser merecida. Outros pilotos de testes não terão a mesma sorte. Marc Gene, por exemplo, vai se juntar a Antonio Lobato no canal espanhol, dando uma de Luciano Burti por aquelas bandas. O Fisichella concluiu sua trajetória na F-1 de maneira frustrada. O Badoer... bem, esse é um pobre coitado. Em termos estatísticos, pode ser considerado o pior piloto a passar pela F-1.

No final, a história se encaminha para uma aposentadoria mais feliz para o de la Rosa que para os demais parceiros de profissão. Fechar a carreira como piloto de testes é dureza, viu... Nem o Schumacher quis assim.

3 comentários:

Ron Groo disse...

Para mim, De La Rosca será o Badoer de 2010

Aderson Pereira disse...

O Banco Santander resolveu abrir o cofrinho adoidado em 2010.
É patrocinadora oficial da Ferrari, patrocinará a Mclarem e ainda de quebra está bancando o de la Rosa.

Tio Emilio Botin não tem pena de abrir a carteira! :)

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Pedro de la Rosa foi escolhido pela Sauber para ser a "banda experiente" do time, ao lado de kamui Kobayashi. Ele não corre desde 2006.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com