terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Muda regra de pneus para grupo da super pole

Quando o público teve a certeza de que algo iria melhorar, tudo ficou do mesmo jeito que está.

O pessoal da Fórmula 1 perdeu um pensamento fundamental nos últimos anos, e seria bastante agradável se o recuperasse o quanto antes. É o seguinte: o melhor deve estar em primeiro. Doa a quem doer.

Mas a categoria saiu do eixo desde que resolveu alterar o sistema de classificação. Esse modelo de 3 fases não é ruim, o seu grande defeito é punir os dez mais rápidos do grid. Com o reabastecimento banido, tivemos a sensação de que tal efeito seria reparado. Até que a metida da Fota entrou no meio das regras e resolveu obrigar o grupo da super pole a largar com os mesmos pneus do treino.



Grosseiramente falando, quem fazia a pole até ano passado era o tanque vazio; a partir de 2010 passará a ser o pneu macio.

A infeliz ideia consiste em induzir o piloto a abrir mão da pole position para calçar um jogo de pneu mais resistente pensando na corrida.  E você achando que eles iriam dar pontos para o dono da pole, hein?

Assim sendo, o top-ten do grid larga com compostos ligeiramente usados, sendo que aqueles mais bem posicionados possivelmente desgastarão os compostos mais rapidamente. Daí os espectadores se enganam com o pseudo-espetáculo mostrado na TV e fica tudo certo. Ou não, porque cá entre nós não há garantia de resolução das ultrapassagens, da mesma forma que nenhuma outra regra artificial foi capaz de sanar o problema até hoje.

Farei uma pequena ressalva por existir uma pontinha de otimismo se compararmos com os anos anteriores. A fórmula é a mesma, só mudou o pivô: antes podia-se mudar os pneus mas mantinha-se o nível do tanque; agora é possível treinar com pouco combustível e reabastecer antes da largada, mas o jogo de pneus será mantido. Notou a principal diferença entre a regra antiga e a medida nova? A velha induzia ultrapassagem nos boxes, a nova pode induzir ultrapassagens na pista.

7 comentários:

Thiago Wilvert disse...

Não sei se trará benefício para a categoria ou não. Mas achei desnecessária essa ideia. Se foram os 10 mais rápidos, não é necessário uma "punição" por isso. É igual jogar com time mais fraco na escola, onde era permitido a eles terem mais jogadores para não ficarem em tanta desvantagem.

Abraço!

duvida disse...

E numa situação de mudança climática, como fica?! Exemplo, a classificação roda com chuva, e na hora da corrida ta seco. Vai de pneu de chuva usado?! Ou anula a regra e vai de pneu zerado também?

Não vai prestar...

Thiago Wilvert disse...

bom argumento...eu não tinha pensando nisso ainda...

Felipe Maciel disse...

Esse detalhe não foi explicado ainda, mas é uma questão de lógica.

Do mesmo jeito que pneus macios e duros só são obrigatórios em corridas no seco, a manutenção dos compostos do Q3 só será obrigatória na ausência de chuva.

A F-1 pode fazer muita regra ruim, mas ainda não chegou ao ponto de forçar piloto a largar com pneus biscoito em asfalto seco. Fica tranquilo...

Gabriel Pogetti Junqueira disse...

Não sou muito fã das constantes mudanças de regra da FIA e da FOTA....
Eles tentam arrumar uma coisa, mas me parece sempre ser uma coisa Paliativa...
E outra coisa, a F1 sempre foi uma categoria que desenvolveu tecnologia, que mais tarde foram transferidas para nossas vidas. Com as constantes mudanças, a FIA n da tempo hábil para as equipes desenvolverem soluções criativas diante do regulamento, e consequentemente desenvolverem avanços tecnologicos...

Na situação atual do regulamento as equipes estao correndo para acharem soluções quanto ao consumo de combustivel e ao desgastes dos pneus...Interessante isso! Porem n sabemos ate qndo, pois logo logo as regras mudam!

Kimi_Cris disse...

Acho esta regra um pouco desnecessária.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

RAISSA disse...

SIDA NESA CAMILLY UVA