terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Schumacher acelera GP2

Olha, esse garoto da GP2 tem futuro...



Após o frustrado teste com a F2007 no ano passado, somente agora em janeiro Michael Schumacher voltou a fazer um shakedown de seu pescoço e de outros sistemas corporais a bordo de um monosposto.

E não é um carro qualquer. Este é o bólido a ser utilizado pela categoria de 2011 até 2013. Sem dúvida é um grande privilégio para a GP2 ostentar o heptacampeão da F-1 como padrinho do futuro modelo.

Do dia 12 até o dia 14, são três dias de treinamentos consecutivos, nos quais Michael avaliará alguns componentes, testará a nova embreagem, trabalhará a suspensão, e tudo que tiver direito.

Curioso notar no vídeo que o casco de 7 estrelas recebeu mais uma, de 3 pontas, bem na parte frontal. Resta saber se esta será a única alteração feita em sua chegada na Mercedes. Meu palpite é de que deve vir mais mudanças nesse layout... Bem, não custa esperar pelo dia 25.



Provavelmente ninguém mencionaria isto por aqui, mas já vi por aí sujeito na iminência de levantar a desconfiança de que a Jean Todt estaria favorecendo Schumacher. Eu, que repulso teorias da conspiração, já vou dizendo que obviamente Schumacher tem o direito de guiar o que bem entender.

Se o regulamento da categoria permite, ele pode pilotar F2007, GP2, Fórmula 3, Fórmula 3000, F-Truck, F-Drift, rolimã, velotrol, carrinho de mão e o escambau. Se um testezinho com a Super Nova conferisse alguma vantagem a alguém, não precisávamos de corridas no Mundial 2010, bastava dar logo o título ao Hulkenberg que é o campeão daquela geringonça.

Enquanto a Fórmula 1 não arma acampamento em Valência, ao menos temos boas imagens de carro na pista. Após esta quinta-feira, Michael só voltará a acelerar no dia 10 de fevereiro, na mesma pista de Jerez. Porque a primeira semana de testes com o carro da Mercedes será assunto para o fã do Mika Hakkinen.

8 comentários:

Aderson Pereira disse...

Eu fico aqui pensando, se a GP2 é uma categoria base para a F1, porque os novos carros não se adaptam as novas caracteristicas aerodinamicas da F1??
Porque os carros, como esse que o Schumacher usou, não tem sua carga aerodinamica reduzida??
Assim os pilotos que sonham ir para a categoria maior do automobilismo já ficariam adaptados a realidade.

Felipe disse...

hehehehehe ehhh... esse capacete tá ferrarista demais... mas que é bonito, isso é... se fosse ele, nao trocava não

Thiago Wilvert disse...

Aderson, concordo com vc em relação aos carros da GP2 quanto a aerodinâmica. Se olharmos, os carros da GP2 lembram e muito os carros de 2 anos atrás da F1 (que acho bem mais bonitos que os atuais...hehehehe).

Abraço!

Ron Groo disse...

Tadinho do Nico...

É emocionante ver o cara pilotanto, o Schumy, até mesmo em carros da GP2. A tocada é diferente.

Felipe Maciel disse...

Ah, Aderson, aí eu vou ter que discordar. O Fórmula 1 nem parece um monoposto de corridas mais. Aquele prestobarba na frente mais aquela alcinha atrás são um desastre visual que não existe em nenhuma outra categoria do mundo. E na própria F-1 seu efeito técnico em prol das ultrapassagens não mostrou na prática a que veio. Melhor não estragar outras categorias por aí. A GP2 me parece boa do jeito que está; copiar demais a F-1 pode prejudicar.

Afinal, de um jeito ou de outro, nada se compara à Fórmula 1. No final das contas, a adaptação de um piloto à modalidade top só ocorrerá a bordo de um carro legítimo desta modalidade top. Eu entendo que a GP2 seja mais útil para o piloto evoluir tecnicamente, desenvolver o feeling, a capacidade de acertar o carro. Na hora do 'vamo vê', vale a selvageria dos pilotos jovens, como numa categoria de base que se preze...

Abs

Felipe Freire disse...

- Discordo, Schumi esta sendo beneficiado sim, ano passado varios pilotos pediram a FIA pra testar e a a entidade não deixou e os caras foram pra corrida assim mesmo.
Se é pra testar carro um F2007, GP2, Fórmula 3, Fórmula 3000, F-Truck, F-Drift, rolimã, velotrol, carrinho de mão, isso tem que valer pra todos.

Abraço.

Felipe Maciel disse...

Olá, Freire.

Na verdade, o direito é de todos. Veja bem: todos têm direito a um bom emprego, mas nem todos conseguem alcançá-lo.

O Schumacher tem direito de testar com a Super Nova tanto quanto o José Maria Lopez. Mas a Super Nova escolheu o Michael. Paciência para o argentino.

O Kobayashi tinha direito de treinar com a mesma F2007 do Schumacher? Sim, desde que convencesse a Ferrari. O Badoer pôde testar com a F60? Sim, andou em linha reta. Jaime Alguersuari podia andar de F-3 e velotrol? Sim, mas ele já havia feito isso no ano anterior.

O interesse dos pilotos era testar o Fórmula 1 atual em um circuito normalmente. Isso o regulamento não permite. Tanto é que Schumacher usou a F2007 com pneus de GP2. Ou seja, o alemão nunca feriu nenhuma regra, logo não podemos dizer que foi beneficiado pela FIA.

Foi até bom você citar essa questão porque a federação alterou a regra para 2010. Agora será permitido aos (re)estreantes andar de F-1 durante o campeonato num único dia de testes, desde que o piloto não tenha disputado GPs nos últimos dois anos. O treinamento não pode ser em nenhuma pista do calendário.

Não é uma grande permissão mas já é alguma coisa.

Abraço a todos

Pinheirinho - Brasília/DF. disse...

Schumi diz que reflexos estão em dia. Alemão corre contra o tempo. Com seu tradicional capacete vermelho, Michael Schumacher deu algumas voltas na pista de Jerez.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com