terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Circuito do Bahrein tem novo traçado

Sempre tive muito apreço pelo circuito do Bahrein. Mesmo que seja obra do tão criticado Hermann Tilke, vejo no traçado de Sakhir uma simplicidade agradável e rara nos desenhos do alemão.

O rei dos cotovelos da Fórmula 1 construiu ali interessantes curvas de alta, como aquela alongada para a direira no fechamento do 2° setor, na qual o piloto vem esterçando de pé embaixo até ter de frear para entrar numa das retas.

Um outro trecho curioso ficava por conta da sequência 5-6-7, que exige pilotagem quase estilo kart, com mudanças de direção rápidas e aceleradas. Essa é justamente a parte da pista que foi aberta para receber o percurso do endurance.




A curva 4 continua chamada de curva 4. Mas a curva 5 foi promovida. O trajeto de Sakhir ganhou 8 (oito!) curvinhas novas para baixar a média de velocidade e, supostamente, facilitar as ultrapassagens. O percurso de 5.412 km passa para 6.299 km, reduzindo o número de voltas para 49 voltas.

Sinceramente, mal consigo aceitar que falta emoção nas provas barenitas por causa do circuito. Improvável. Lá, a culpa só pode ser do carro mesmo.

O Bahrein detém agora o segundo mais longo traçado da Fórmula 1, perdendo somente para Spa- Francorchamps. Deixou de ter o respeitável número de 15 curvas para disparar até 24. Sakhir virou um tilkódromo de vez.

3 comentários:

jean disse...

ola amigo, se puder da uma entrada no meu blog comecei hoje www.gpexpert.blogspot.com se vc quizer poderiamos trocar banner dos nossos blogs oq vc me diz?

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Pista do Bahrein maior para a Fórmula 1.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Ron Groo disse...

Se já não era grande coisa, agora ficou um pouquinho pior.
E conseguiram... Tilkenizaram um Tilke. Agora não falta mais nada.