Primeiro, recapitulemos. Basicamente, a federação havia multiplicado por 2,5 as posições de pódio e inventado mais dois postos na zona de pontuação. Em termos percentuais, o antes e o depois entre os 10 ficaria assim:
100-80-60-50-40-30-20-10-0-0
100-80-60-40-32-24-20-12-8-4
Alteração praticamente desprezível. Mesmo nos Mundiais 2008 e 2009, quando campeão e vice foram separados por apenas 1 ponto, essa mesma diferença seria mantida. Em 2008, Hamilton bateria Massa por 240 a 239. Em 2007, daria Raikkonen, Hamilton e Alonso respectivamente com 271, 270 e 268.
Agora, a proposta existente, segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, seria transformar o 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1 em 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1. Respectivas porcentagens:
100-80-60-40-32-24-20-12-8-4
100-72-60-48-40-32-24-16-8-4
Ou seja, pensa-se em ampliar minimamente a diferença entre vencedor e 2º colocado, e com isso aproximam-se os pontos dos demais. Se compararmos a nova proposta estudada pela FIA com o antigo "10-8-6" também não haverá nada sensivelmente novo para contar.
Não existe sistema perfeito, mas para aproximar-se voluntariamente da imperfeição, basta motivar-se pelo aspecto financeiro. Trata-se de uma alteração de ordem competitiva feita com intensão de agradar patrocinador de time pequeno, elevando as chances da equipe pontuar. Não tem como prestar.
Desse modo, folga-se a zona de pontuação como jamais se viu na F-1, e tem-se uma diversidade de distribuições de pontos possíveis, dentre as quais nunca se conhecerá o melhor modelo.
No final dos anos 80, por exemplo, vimos um categoria top que se preze. 40 carros numa pista brigando para terminar entre os 6 primeiros. Isso era Fórmula 1. Não é qualquer um que tem o direito de pontuar. É para ser difícil mesmo. Apenas os melhores, ou no máximo os mais sortudos.
A verdade é que a Fórmula 1 está com medo. Pensa na Honda, na BMW, na Toyota; mesmo que nenhuma delas tenha saído por conta do sistema de pontuação. Mas como medo, muda-se tudo para agradar quem está lá, inclusive o sistema. Só não sabe como.
5 comentários:
Eu já não sei mais o que pensar...eles não definem nada!
é interessante valorizar o primeiro colocado sim...mas aqueles 25 pontos não me agradam...
e acho que não deveria dar pontos pra muitas colocações...
[...] This post was mentioned on Twitter by Rádio OnBoard, Luciano Lima. Luciano Lima said: RT @radioonboard Lá vai a FIA querer mudar o sistema de pontuaçao agora pra 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1 http://bit.ly/8v2TdZ [...]
Nem fiz força para entender, não gostei das propostas mesmo... Pra mim era o bom e velho 9,6,4,3,2,1 e tudo tava bom demais.
Não sei qual será o melhor sistema de pontuação, acho que este assunto ainda vai dar muito uqe falar.
Grande Abraço!
Kimi_Cris
[...] | Auto Motor und Sport, Blog F-1 Você sugeriria este post? Loading ... Mais notícias sobre: Competição, Fórmula [...]
Postar um comentário