domingo, 31 de janeiro de 2010

R30, a tentativa de redenção da Renault



FÁBIO ANDRADE



Sem grande badalação, como manda o figurino da nova (será?) ordem econômica da Fórmula-1, a Renault revelou hoje o R30, modelo da equipe para disputar a temporada 2010. E que bela surpresa nos trouxe o novo bólido da montadora francesa!

Além do novo carro, soube-se na tarde de hoje em Valência quem é o companheiro de Robert Kubica na equipe Renault. É o russo Vitaly Petrov, de 25 anos. Egresso do automobilismo russo, foi campeão de categorias como a Copa Lada e a Fórmula 1600 Russa, de onde carimbou o passaporte para a GP2, onde conquistou 4 vitórias na carreira e foi vice-campeão em 2009. Segundo especulações, Petrov, que aparece na foto abaixo ao lado de Kubica, trás para a Renault o numerário de 15 milhões de euros.

kubica petrov 2010

Voltando a falar do R30, o modelo retorna ao antigo esquema de cores da equipe. O preto e o amarelo formaram uma dobradinha que, outrora improvável, não agrediu os olhos. Chama a atenção, porém, a ausência de outros patrocinadores além da marca de lubrificantes Total e do nome da própria montadora.

r30 2010

A aposta do time para voltar a ser competitivo é um carro com bico mais baixo do que o da maioria das máquinas que já foram reveladas, destoando de padrões como os de Ferrari e BMW, que parecem ter se inspirado no RB5 da Adrian Newey. A Renault, por sua vez, parece ter bebido na fonte do BGP-001 da campeã de 2009, a Brawn GP.

r30 2010 hd

r30 2010

As entradas de ar do R30 também são menos pronunciadas do que a da maioria dos concorrentes e os projetistas da equipe não fugiram à barbatana de tubarão, acessório apenas não usado até agora pela Ferrari. O difusor traseiro foi devidamente escondido de flashes e olhares mais curiosos, como vem se tornando praxe.

r30 2010

Depois de desaparecer da briga pelas vitórias após a saída de Alonso no fim de 2006 e de escandalizar o universo do esporte a motor com as armações de Cingapura, a Renault, enfim, ensaiou um tentativa de se redimir. O R30, com seus inimagináveis preto e amarelo são a mudança de layout mais notável e interessante da pré-temporada até aqui.

9 comentários:

Kimi_Cris disse...

A Renault vai-nos surpreender com esse difusor.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Ron Groo disse...

Penso que a escolha das cores originais da equipe seja uma tentativa de resgatar o passado da equipe, mostrando que o time que vai disputar o campeonato deste ano tem mais em comum com aquela com que Arnoux travou a batalha de Dijon com Villeneuve (o que presta, o pai) do que esta da armação Briatoriana de Singapura.

Aderson Pereira disse...

Vamos ver se o novo R29+1 não herdou as deficiençias do seu antecessor.

Ainda acho que Kubica fez mal negocio.

Aderson Pereira disse...

Ih...uma coisa que só percebi agora: Parece que a contratação do Petrov foi coisa acontecida de ultima hora.

Reparem na primeira foto onde estão Kubica e o Russo lado a lado.

Kubica tem seu nome e bandeira do pais estampado no cinto do macacão.
Mas o Petrov... O Que será que houve?

Felipe Maciel disse...

A Fórmula 1 nem deve conhecer a bandeira da Rússia ainda, Aderson hehehe

Abs

Aderson Pereira disse...

Eheheheh... Deve ter sido isso mesmo Felipe. :)

Ou a propria equipe não acreditou na novidade: "-Tem certeza que contrataram esse cara??"

Fábio Andrade disse...

Em tempo: eu concordo com o Aderson e digo até mais: tenho certeza de que o Kubica fez um mau negócio.
Pobre polonês, tão promissor...

Anônimo disse...

viagra comprar viagra contrareembolso
viagra tadalafil
viagra viagra online

Anônimo disse...

[url=http://achetercialisgenerique20mg.net/]cialis generique[/url] cialis moins cher
[url=http://comprarcialisgenerico10mg.net/]cialis precio[/url] cialis 20 mg.
[url=http://acquistarecialisgenerico10mg.net/]cialis[/url] cialis vendita
[url=http://kaufencialisgenerika10mg.net/]generika cialis[/url] cialis bestellen