quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Virgin x Lotus: pequenas rivais

Ou deveria dizer "Virgin Airlines vs AirAsia" ? Ou ainda "Richard Branson vs Tony Fernandes"?

Fato é que esses dois homens têm uma história muito... digamos, paralela. Ambos tiveram passagem pelos negócios da música e atualmente estão inseridos na indústria da aviação.

Mais do que isso: Tony Fernandes foi funcionário de Richard Branson trabalhando como controlador financeiro para a Virgin Records, de 1987 a 1989. Agora, são velhos conhecidos. E rivais.



Mas não se trata de uma rivalidade aos moldes Mosley x Briatore, por exemplo. Entre eles, tudo parece ser bem mais saudável. Basta dizer que a primeira temporada de Virgin e Lotus na Fórmula 1 será marcada por uma aposta pessoal para ver quem levará a melhor.

Se você não viu o diálogo Branson-Fernandes no mês de dezembro, faço questão de reproduzi-lo abaixo.

Quem começou provocando foi o Tony, alegando que se mataria caso perdesse para Branson no ano de estreia. Teve início o festival de réplicas e tréplicas:
Vindo de um mercado musical, eu suponho que poderemos escolher a música para o funeral! Mas eu gosto muito de Tony, então espero que ele não se mate. Mas ao mesmo tempo, quero vencê-lo. Talvez a gente possa pensar em outro desafio: ele tem uma empresa aérea, e nós também, se nós vencermos, ele poderia vir trabalhar na nossa empresa e trabalhar como aeromoça da Virgin.

Nós daremos certeza que a roupa ficará perfeita. Eu suspeito que ele pode nos pedir reciprocidade. Vou ter que verificar como buscar essas roupas. Estou confiante na vitória.

Richard Branson



O malaio não deixou barato, e brincou com o título de "Sir" do britânico, que fora condecorado pela rainha. E ainda acrescentou o gran finale, apelando para a famosa personalidade de Richard.
É muito apropriado, não acha? Nossos passageiros ficarão honrados em ser servidos por um Cavaleiro do Reino.

Mas conhecendo Richard, o verdadeiro desafio será evitar ter que perguntar aos nosso clientes: "café, chá, ou eu?". Seria assustador!

Tony Fernandes



Agora saindo do campo da diversão e passando para um tema mais polêmico, a Virgin decidiu construir o bólido sem qualquer auxílio do túnel de vento. A supervalorização do CFD divide opiniões.

O especialista da Virgin, Nick Wirth, teve oportunidades de comprovar em outras categorias a eficácia do sistema no desenvolvimento de carros, sobretudo na Fórmula Indy. Coincidência ou não, os americanos da US F1 também comunicaram a intenção de utilizar primordialmente o CFD em seu primeiro carro.

Richard Branson



Será que eles estão confundindo IndyCar com Fórmula 1, ou realmente o CFD já dá conta do recado e o túnel de vento é tecnologia ultrapassada? O homem da Lotus duvida que o time de Branson esteja no caminho certo: "A Virgin está muito convencida de que é o caminho a seguir, que pode fazer tudo isso com o CFD. Sou do mundo da aviação e digo que você não pode. É preciso ter um túnel de vento", garantiu Fernandes.

Quando começar a temporada, Virgin e Lotus poderão ser bons medidores da qualidade dos supercomputadores. Duas novatas com suas saudáveis rivalidades construindo carros de formas distintas. A Virgin almeja provar à Lotus, à Williams, à Ferrari e a todo grid que um bom carro pode ser gerado tocando-se apenas num inocente mouse de computador. A Fórmula 1 paga pra ver.

5 comentários:

Willian disse...

Bem, os dois são rivais. Será até divertido vê-los levar essa rivalidade para dentro das pistas.

Eu duvido que o Branson vai querer ser "aeromoça"...

http://thestar.com.my/archives/2009/12/17/nation/asiaok.jpg

Thiago Wilvert disse...

Que bela briga hein? hahaha

Quanto a questão do túnel de vento, eu estou começando a botar fé no CFD.
Se pararmos para pensar no avanço das tecnologias, é capaz mesmo do CFD dar conta do recado. Pegamos como exemplo os simuladores de hoje. Eles simulam perfeitamente a física do carro, ambiente, pista, tudo. Não sei se seria tão difícil assim obter sucesso com o CFD atualmente.

Não sei, apenas me botei a pensar nisso agora. Só saberemos mesmo quando a temporada começar.

Abraço!

Ron Groo disse...

Eu acho saudavel este tipo de rivalidade, apostas engraçadas tornam as coisas mais legais, e no caso dos dois ai é mais saudável ainda, já que dificilmente as duas equipes sairão do fundo do grid.
Ou seja, vão brigar por nada, mas vão brigar.
Eu gosto de quem pensa assim. Só não vou deixar de zoar os dois, hehehe,.

Equipe Virgin atrás de Lotus e de Hispania disse...

[...] Neste momento do campeonato, a rabeira do Mundial de Construtores apresenta Lotus em 10°, Hispania em 11° e Virgin em 12°. Todas com zero ponto. Mas afinal, para que serve a disputa do “melhor do fundão”, além do divertido confronto de egos entre Tony Fernandes e Richard Branson? [...]

Idana disse...

You keep it up now, unsdertand? Really good to know.