sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Difusor duplo está com os meses contados

A FIA já não é lá essas coisas quando consegue implementar uma nova regra. Pior ainda é quando a redige equivocadamente.

Em 2009, a entidade concentrou esforços na redução do downforce dos bólidos. Os chamados penduricalhos foram abolidos da carenagem, porém eles falharam justo na área de maior importância aerodinâmica do carro: sua parte inferior.

A brecha pôs tudo a perder. O tal difusor trabalha alto volume de ar sujo contra o adversário e ainda conserva 1s por volta, segundo a Autosport. O objetivo foi ferido e a temporada foi modorrenta, com diminutas ultrapassagens.

Difusor duplo



Pergunta-se: por que diabos a FIA não forçou a alteração da regra logo para 2010? O fim do difusor duplo é debatido pelas equipes, que pretendem aposentá-lo após esta temporada. A federação naturalmente posiciona-se favorável à mudança.

Depois a FIA não venha reclamar que as escuderias se sentem poderosas e metem o bedelho nas regras. A influência da Fota cresce a cada dia e sua colaboração para um melhor espetáculo também.

A figura de Jean Todt surgiu numa fase bastante peculiar, e seu comando à frente da entidade promete ser marcado por um trabalho conjunto com a Fota, até por razões diplomáticas. Recuperar a unicidade da FIA na implementação de regras será tarefa árdua, que provavelmente dependerá mais de uma crise dentro da Fota que de qualquer outro fenômeno.

Quanto ao difusor, é quase certo. Em 2010, o bicho fica. Mas em 2011, o bicho vai.

2 comentários:

Thiago Wilvert disse...

A FIA deve ter parado pra pensar no difusor duplo só agora. Daí para evitar um "berreiro" das equipes alegando que os carros já estão em fase final e pepepe, decidiram proibir só para 2011. Lembrando que ainda tem a novela da pontuação pra ser resolvida e também do(s) novo(s) fornecedor(es) de pneus.

Que blz hein?

Poxa, valeu pelo "top comment" ali no lado..hahahaha.

abraço!

Ron Groo disse...

Aleluia, uma picaretagem a menos...