domingo, 24 de janeiro de 2010

Frases para esquecer

Os esportistas são preparados para competir. Os jornalistas são responsáveis por perguntar sobre a competição. Mas ainda não inventaram uma forma eficiente de treinar os competidores para responder as indagações a respeito do esporte.

Acontece com alta frequência na Fórmula 1. Hoje mesmo está em destaque nos portais de notícias: "Não tenho nada a perder", Rosberg sobre Schumacher.

Nico não pode estar falando sério. É como se o Kovalainen dissesse que não tinha o que perder quando se juntou a Hamilton na McLaren. Tem a perder, claro, sempre tem. A moral do finlandês era mais elevada antes de ingressar em Woking. Hoje, ele impõe menos respeito. A capacidade de um piloto nunca está em tanta evidência como no dia em que ele guia um carro rápido, sendo obrigado a andar na frente.



Me fez lembrar da declaração do Nelsinho quando havia acabado de ganhar vaga na F-1. O piloto inventou de afirmar que não tinha que provar nada a ninguém. Que espécie de novato se acha no direito de dizê-lo? Pouco importa qual foi o contexto, porque todos sempre precisam provar algo, seja para si, seja para o público, seja para o chefe ou para quem for. O Schumacher, por exemplo, tem agora o dever de provar que o retorno à categoria não foi a decisão mais infeliz que já tomou na vida profissional.

Mas nenhuma declaração sai tão carregada de falsidade como quando o assunto é pressão. Por mais que o piloto esteja pressionado, ele simplesmente não sente nada. A única vez que vi um confessar ter sentido pressão foi justamente o Piquet, explicando por que aceitou atochar o carro no muro de Cingapura.

No final das contas, ninguém tira a razão do sábio locutor da televisão brasileira: "conversa de piloto é mais falsa que nota de 3". Muitas vezes porém nem chega a ser falsidade, é puro preenchimento de lacuna. E nesse sentido, a Fórmula 1 perdeu dois ícones nesta temporada 2009. O primeiro é o Raikkonen, que deixava a lacuna vazia com suas respostas secas de três segundos. O outro era o Nelsinho Piquet, com sua honestidade irretocável: o carro é uma droga, o chefe não entende de corridas e minha corrida amanhã será uma porcaria. Uma franqueza assustadora...

7 comentários:

William disse...

Olá, ótima postagem. Eu gosto muito do Nico Rosberg acho ele um piloto fantástico que vai dar muitos frutos na F1. Além de correr nos anos anteriores na minha equipe favorita, a Williams. Acho que ele pode sim superar o Schumacher, mas um pouco de humildade nunca fez mal a ninguém.

Luiz Sergio disse...

Só faltou na frase é o "mais", se as resposta do Rosberg fosse do tipo da do Angelo Piquet ela seria assim:
"Eu não tenho mais nada a perder", entrei na Mercedes GP para disputar de igual para igual com o Button, ai vem o Shumi 7 vezes campeão mundial e se tornou o primeiro piloto da equipe, ele me roubou até o meu número "3"!
Sou o segundo piloto declarado, minha carreira vai estacionar por 3 longos anos, ainda tenho um grande piloto na reserva, para eu não arrumar confusão, pois a qualquer momento a equipe pode me tirar e colocar esse piloto!

Splashandgopenalty disse...

Poderia ter sido incluída também nesse post a mais nova e original frase do Barrichello,dita na semana passada,sobre ser o novo piloto da Williams:"Nunca estive tão perto de ser campeão do mundo." Quem será o tonto a acreditar nessa baboseira toda de novo?

Anderson Nascimento disse...

Na Williams, Rosberg provou que pode ter um futuro promissor na Fórmula 1. No entanto, querer se comparar a Schumacher é uma ilusão que ele precisa correr. Seja como for, Rosberg dificilmente conseguirá ser um piloto tão fantástico como Michael.

Gabriel Pogetti Junqueira disse...

Kimi vai fazer falta...tanto nas pistas quanto nas suas declarações! cheias de emoção..rsrsrs

Anselmo Coyote disse...

O Nico está certo. Não andar no ritmo do Schumacher é a regra e não a exceção. O lance é tentar acompanhar o alemão, ficar o mais próximo possível dos tempos dele, tentar não permitir que outro piloto se ponha entre os dois. Não repetir o Rubinho, que fazia 70 pontos enquanto o Schumacher 149. Isso sim, será uma experiência fantástica que o tornará um piloto mais rápido, tenha ou não êxito na empreitada. Realmente, ele não tem nada a perder, a não ser aproveitar esta oportunidade para se tornar melhor e o feeling para cair fora no momento certo, não se tornando o número 2 eterno.

Abs.

Ron Groo disse...

Olha só ele mostrando que aprendeu tudo com o mestre 1B. Já já isto vira choradeira.