A misteriosa asa em W da Renault é tão misteriosa que nem mesmo a equipe sabia dela.
De acordo com um jornal holandês, o aerofólio traseiro traria mágicos 5 décimos por volta e seria introduzido apenas em Melbourne para evitar que outras escuderias copiassem o aparato. Assim que o boato chegou aos ouvidos do time francês, todos se mostraram surpresos e negaram a existência do estranho objeto.
Aproveitaram para admitir melhorias em outra asa, a dianteira, utilizando os últimos testes para assegurar um ganho de um ou dois décimos a cada giro.
Também merece destaque a notícia do Grande Prêmio relacionada às explicações do chefe de motores da Toyota, Luca Marmorini, sobre o Sistema de Recuperação de Energia Cinética - famoso KERS - que será incorporado ao bólidos em 2009.
Entrevistado pela revista Autosprint, ele comenta sua decepção com a eficiência desta novidade:
"O sistema escolhido pela FIA me deixou perplexo, pois ele é muito primitivo. É extremamente simplificado em comparação com o que utilizamos no Toyota Prius (carro híbrido da montadora), ou do que o Supra que venceu as 24 Horas de Tokachi".
"O potencial dos motores híbridos é imenso, mas a solução escolhida pela entidade se restringe em recuperar a energia das rodas traseiras. Os parâmetros envolvidos deviam ser maiores".
Luca conclui: "Por exemplo, no Supra, recuperamos 70% da energia dissipada. Na F-1, só vamos conseguir buscar 20%. E isto que o equipamento vai ser o mesmo para todo mundo e virar só um acessório, perdendo validade técnica".
Realmente é pouco e sem perspectivas de evolução. Assim fica parecendo se tratar apenas de uma manobra da entidade para induzir o pensamento de que a categoria está engajada nas questões ambientais. É a velha história de que o importante não são os fatos e sim as aparências.
Come on, Mosley, é possível fazer melhor do que isso.
3 comentários:
Esta asa em W só podia ser factoide mesmo. E sinceramente... estas historias de asas... A gente gosta de corrida de carros, quem usa asas é avião. Deveria-se limpar o desenho dos carros destas porcarias aerodinamicas e quero ver se alguns destes nossos bravos pilotos vão ter coragem de correr, como tinham os pilotos do passado.
É, parece que foi Photoshop mesmo. Alonso, coitado, vai precisar fazer milagre para recuperar a Renault. Porque a equipe não tem nenhuma carta na manga...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Caro Felipe:
HEHEHE... A carta na manga da Renault é a peça que está logo ali atrás do volante: FERNANDO ALONSO. Tenho certeza de que o espanhol vai com o passar do tempo arrumar a bagunçada casa francesa.
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