sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Cliques de Jerez

Algumas imagens dos treinos coletivos em Jerez...
Sebastien Buemi andando de Toro Rosso.
Sebastian Vettel de STR.
Takuma Sato a bordo da Toro.
Vettel, agora de Red Bull.
RBR de McLaren.
Buemi guiando pela Red Bull.
Não, os energéticos não são os únicos que merecem destaque. Essa linha roxa é uma das opções que a Brid estuda para o ano que vem. O retorno dos slicks obrigará a faixa branca a mudar de posição no pneu. Talvez eles mudem a cor também, na tentativa de obter o resultado menos pior.
A pobreza de visual não pára por aí, e a cada temporada consegue se superar.
Assim é a F-1 atual, cada vez mais rídicula para que sejam atendidas as exigências do regulamento de Max Mosley, o sujeito que definitivamente não sabe unir o útil ao agradável.
Quando bati o olho nessa foto pela primeira vez, tive impressão de que foi publicada sem proporção. Engano meu. O assombroso aerofólio traseiro é a nova asa da categoria.
Todos sabiam que o aparato ficaria mais estreito, mas não precisava ser tanto. Além da alteração na largura, nota-se que ele ganhou altura e, visto de trás, sobrou este rombo pavoroso. Fazia tempo que não se via uma novidade tão bizarra na Fórmula 1.
Se uma equipe com o estilo da Williams produziu algo assim, imagina como ficará o resto do grid...
Não tenho como negar que desanima. Ficou feio demais.

3 comentários:

Felipão disse...

pior que ficou estranho mesmo esse aerof´lio...

pensei que a pintura roxa seria em oda lateral...

que medo que esses caras tem de inovar...

santo deus...

Anônimo disse...

Bem... Algo tinha de se fazer né? Já que não dava pra pintar a banda de rodagem do pneu, na lateral tá bom.
O melhor é que se liberasse o uso do pneu do jeito que equipe quiesesse fazer na estratégia.
Quanto as Willians asinha, acho que não ficaram tãããããão feias assim. Poderia ser pior. Lembra dauqele projeto com o aerofólio dividido em dois com um sobre cada roda? Aquilo sim era feio que doi.

Aderson disse...

Fico pensando o qto de carga aerodinamica será exercido sobre esse estreito e alto lugar.
Se com as asas maiores e mais baixas viamos um aerofolio ser arrancado, ou por erros de fixação ou por batidas, imagino que vai ser algo comum com essas asas.
E qto o carro ficara instavel em pistas de alta velocidade com tão pequeno artificio aerodinamico.

Esse Max Mosley quer acabar com a Formula 1 e criar a Formula Indy Europeia.