Corrida digna de Grande Prêmio da Itália. Etapa marcante, repleta de duelos em pista, feitos históricos, fechando com o acirramento da briga pelo do campeonato entre dois fortes postulantes ao título.
A chuva obrigou o uso de pneus biscoito a todo o grid. A largada foi dada de maneira lançada, com safety car na pista, exceto para Sebastien Bourdais, que teve problemas no bólido e precisou sair dos boxes, arruinando suas chances de recuperação na tabela.
Vettel administrou bem a largada se mantendo na ponta. O alemão abria vantagem volta atrás de volta, enquanto Kimi Raikkonen travava um difícil pega com Giancarlo Fisichella. Hamilton apenas observava, até que o finlandês enfim ganhou a posição do italiano. Lewis não tardou para subir uma posição e atacar o ferrarista, ganhando mais uma colocação.
Ali estava começando o espetáculo do showman do GP. O piloto da McLaren veio barbarizando, mesmo com a estratégia de uma parada só. Lá na frente, Massa também forçava o ritmo para cima dos adversários à sua frente. Contra Nico Rosberg, jogou pelo lado de fora da primeira chicane, não funcionou, tentou novamente na segunda variante e completou a ultrapassagem passando por sobre a zebra da segunda perna. A Ferrari pediu ao brasileiro que devolvesse a posição. Acredita-se que os comissários não puniriam, mas foi uma decisão precavida. Felipe passaria a Williams novamente no giro posterior.
Barrichello foi o primeiro a parar. A essa altura, Hamilton já era oitavo. Nesta rodada de pit stops, todos retornavam com pneus de pista molhada e aguardavam o retorno da chuva. David Coulthard, como de costume, vitimou alguém. O escocês tocou na asa dianteira de Fisichella, que tentava se dirigir aos boxes, até que o aparato quebrou na entrada da Parabólica, provocando o abandono do romano.
Hamilton foi para o pit, retornando em décimo, atrás de Felipe. O inglês torceu para a chuva voltar, já que precisou colocar wet tyres. Alonso e Barrichello arriscaram logo com os pneus intermediários. A chuva não veio, o asfalto começou a secar. Não tardou para as equipes se adaptarem às novas condições. A Ferrari chamou Massa aos boxes, depois vieram outros pilotos, inclusive o líder Vettel. Lewis foi obrigado a fazer uma segunda parada.
Nelsinho Piquet fez uma primeira perna extremamente longa, só parou na volta 36. Terminaria em décimo, ao ser ultrapassado por Raikkonen, que se tornou dono da melhor volta da prova. Sebastian manteve a ponta, seguido pelo apático Kovalainen e por Robert Kubica. Alonso e Heidfeld em seguida. Massa bem que tentou passar o alemão, mas não foi possível. Hamilton perdeu rendimento com a pista secando e ainda recebeu um toque de Webber ao fechar o australiano.
Já a outra RBR, de David Coulthard, batia de verdade. Jogou Nakajima para fora da pista e se dirigiu aos boxes para reparos.
No fim, Sebastian Vettel completou o GP da Itália cruzando a linha de chegada em primeiro, conquistando uma vitória incontestável, que o consagrou como o mais jovem vencedor da história. Ergueu as mãos à cabeça, emocionado. No pódio, ouviu o hino alemão diante dos tifosi e regeu a hino italiano, bem ao estilo de Schumacher. Um geniozinho em ascenção vai recuperando o interesse da Alemanha pela F-1 e mostrando à Ferrari que em 2011 ele estará mais do que preparado para brigar pelo Mundial. Quem sabe com um carro vermelho...
Felipe Massa descontou a vantagem e está a um ponto de Lewis Hamilton no campeonato. A tabela de classificação tem Hamilton-78, Massa-77, Kubica-64, Raikkonen-57. Kimi passou em branco novamente, está a 21 pontos da liderança. São 40 pontos em jogo. Não precisa ter mestrado em matemática para entender a situação do finlandês.
A próxima será noturna, dentro de duas semanas, em Cingapura. Mais um GP onde tudo pode acontecer. Que venha a nova obra de Hermann Tilke.
7 comentários:
gran carrera en italia llevamos unas rachas de buenas carreras espectaculares y vettel gana su primera carrera
Tudo que se esperava de Monza nós tivemos.
Cenario maravilhoso, corrida histórica e um vencedor justo.
Chuva à parte.
Se ela não viesse no treino Vettel não chegaria nem nos pontos. Mas ela veio e Vettel ganhou a corrida com toda a justiça do mundo.
Parodiando Nando Reis: "piloto bão, Sebastião!"
O Massa tem que rezar pra não chover mais...
Senão já era...
Grande corrida e grande vitória do Vettel.Essa temporada está muito legal pq já tivemos três novos vencedores:Kubica,Kovalainen e Vettel e em breve teremos um novo campeçao mundial.O campeonato está aberto,não dá pra apostar em ninguém e Cingapura ser´auma corrida que só vamos saber que vai se destacar na sexta-feira nos treinos livres
Piloto qdo tem estrela, brilha mesmo né?
Vc vê ae o Vettel ganhando com um carro que foi o RBR de 2007 com algumas modificações para que pudesse ser usado na Toro Rosso em 2008.
Quem deve estar todo feliz é o chefão da RBR que vai contar com o piloto em 2009.
Eu só queria ver a cara do Mark Webber que nunca ganhou, mesmo correndo em equipes boas (não desmerecendo a Toro Rosso) e é piloto da RBR. Deve estar morrendo de inveja.
Eu acho que o chefão da RBR deveria trocar o motor Renault pelo Ferrari, não por causa da vitoria do vettel mas pq o Renault já provou ser mais fraco que o Ferrari. E com esse congelamento de motores a coisa não vai mudar.
Grande corrida e merecidíssima vitória do Vettel, se não para de chiver acredito que o Hamilton brigaria até pela vitória ........
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