segunda-feira, 15 de setembro de 2008

De campeão a segundão

Quarto colocado na tabela, três corridas sem pontuar, 21 pontos atrás do líder do campeonato. Kimi Raikkonen tem duas opções na temporada: A primeira seria vencer todas as etapas que seguem e tirar, magicamente, a vantagem de Hamilton e Massa, torcendo para que ambos consigam resultados piores que o quarto lugar nas corridas restantes. O segunda seria... ser segundo.
Se dependesse apenas do finlandês, ele tentaria o impossível. Mas a decisão é da Ferrari, e ela já parece certa do que quer.
"Eu sempre disse que nosso principal interesse é a equipe. Claro, é a coisa mais importante e os pilotos sabem disso. Até agora, vocês podem ver que, em nenhum momento, tiramos pontos de um ou outro piloto, mas, considerando a situação do campeonato e o calendário, Kimi fará o melhor para ser agressivo e, se for possível, levará em conta o fato de que Felipe está mais próximo que ele do líder, Lewis", Domenicali.
Kimi terá de se contentar com a postura da escuderia, até por uma questão de justiça, já que foi Massa quem abriu mão da vitória no Brasil para garantir o título em 2007. Chegou a hora de inverterem-se os papéis. E para executar bem a função de escudeiro, ele precisará ao menos se reacostumar a andar próximo ao brasileiro, superando a má fase.
É complicado para um campeão do mundial se sujeitar a essa tarefa. Não será grande surpresa, pois, se o finlandês desanimar e continuar rendendo aquém do que se espera de um piloto de ponta.

4 comentários:

Rodrigo Neto disse...

Felipe, eu costumo ver vários blogs sobre F1, vejo todo mundo reclamando do Kimi, falando que Massa por exemplo nessa corrida não foi agressivo, blá blá blá ....
Mas acho que estamos (sim... eu tambem até me tocar numa coisa) errados. Kimi não está "dormindo", nem massa às vezes fica quieto. Acho que a questão toda está nos pneus. Sim... Eles mesmos. Fala-se em pilotagem, agressividade, que Massa não sabe correr em chuva. Mas esse ano de forma atípica, teve muita corrida com condições atmosféricas não ideiais. Os pneus são extremamente importantes em um carro de F1, ali mostra-se a difereça de performance. A Ferrari (ela mesma já admitiu) está com sérios problemas de pneus. Então, o carro anda muito pior que deveria. Soma-se isso a um carro muito melhor que é a McLaren e um grande piloto como o Hamilton (que nessa corrida ganhou 2 inimigos... Não gostei da pilotagem "Dick Vigarista" do Hamilton, ele sempre faz isso, mas dessa vez ele exagerou e muito. Tanto que eu estava rosnando de raiva para o Hamilton do meio da prova em diante), a Ferrari fica em muita desvantagem. A questão é ... Kimi está muito mal ou Massa que está extremamente bem ? Acho que fica o meio termo. Kimi não vive uma boa fase, mas não está dormindo. Então Kimi+Ferrari ruim = pessimos resultados. Massa pilotando muito+Ferrari ruim = resultados médios/bons. A coisa tá feia para a Ferrari.

kimi_cris disse...

o raikkonen só vai ter de ajudar o Massa, e tentar passar o Kubica.

Grande abraço!

Kimi_Cris

Anônimo disse...

Sinceramente não acho que o Kimi tenha perfil de quem ajuda ninguém. Só se a equipe mandar mesmo. De qualquer forma, com esta distancia ele so poderia mesmo ficar como segundo pilto. O que me desagrada um pouco pela conpetitividade. Três ou quatro brigando pelo titulo seria mais emocionante.

Felipão disse...

Eu concordo com vcs...

Vamos ver de que formavão proceder nesse caso