quinta-feira, 11 de setembro de 2008

De Spa para Monza

Nelsinho Piquet expôs um ponto de vista altamente relevante sobre a tal polêmica, usando o circuito de Monza como exemplo.
O brasileiro contou que, há alguns anos, disputava uma prova na Itália e enfrentava dificuldades para ultrapassar o primeiro colocado. Quando assistiu à fita, teve a idéia de cortar a chicane para alcançá-lo na curva seguinte, mesmo devolvendo a posição na reta intermediária. Vale destacar que ele jamais pôs isso em prática, foi uma mera simulação mental que lhe proporcionaria alcançar o objetivo de superar o adversário.
Piquet argumenta: "É a mesma coisa de estar brigando aqui [em Monza], não sair muito bem da Parabólica, pegar um pouco do vácuo do cara na reta e mesmo assim não chegar muito perto. Então, passa reto na freada, sai na frente dele, deixa ele passar, mas aí você já está embaixo do cara...".
"Se for desse jeito, o pessoal vai começar a cortar chicane aqui, deixar o cara passar e na curva seguinte já vai estar do lado dele. Então, você acha que isso é justo?".
Excelente exemplificação, perfeita argumentação.
"Por incrível que pareça, eu já tinha perguntado para alguns diretores de corrida, e eles não sabiam o que responder, ou nunca imaginavam que isso poderia acontecer", observou.
A entrevista, inclusive em áudio, está disponível no site Tazio.
Para encerrar o post, vale informar que o Grande Prêmio indicou que as possibilidade de chuva para o GP da Itália estão entre 50 a 70%. Como em Spa foram mais de 90% e só houve uma chuvinha na final, é bem provável que a etapa italiana seja disputada em pista seca. De qualquer forma, tudo leva a crer que a temperatura não deverá ser tão alta, o que corresponde a uma vantagem para a McLaren.
Para aqueles que não ouviram a última edição da Rádio OnBoard, repito aqui: até hoje, Felipe Massa não marcou um mísero ponto sequer na Itália. Com chuva ou sem chuva, é hora de quebrar este tabu. Tem um campeonato quentíssimo em andamento...

8 comentários:

Felipão disse...

Excelente observação do Piquet...

Nos dá uma nova cisualização do ocorrido, onde alguém poderia agir, até de forma premeditada...

Logicamente, o que não ocorreu com o Hamilton nessa corrida...

Valeu pela matéria, Felipão

Leandrus disse...

Caramba, interessantíssima essa declaração do Piquet. Vai deixar pontos de interrogação em muita gente, isso se não mudar a interpretação do incidente em outros...

Marcos Antonio disse...

Perfeita a colocação do Piquet Jr. e pra mim esse incidente em Spa já se encerrou,vamos ver s eo Massa quebra o tabu e pontua em Monza...

Raúl disse...

muy buenas las declaraciones de los dos y el angulo q tiene la foto genial

Thiago Raposo disse...

Oi Felipe...
Mas eu também achei que ele mereceu...será que eu me expressei mal no podcast :-)
A mesma coisa que vc, antes do vídeo eu pensava que não merecia, mas depois não tive dúvidas...
Abraços!

Anônimo disse...

hAHAHAHAHA, o cara não sabe o nome da ultima curva de Monza, que piada.
E ainda por cima chamou um blogueiro de paieiro hahahahaaha.
Felipe... dá uma olhada neste link. Tem um homonimo seu por ai...

http://www.vivaolinux.com.br/album/~felipe_maciel

Loucos por F-1 disse...

Hamilton não cortou de propósito para ganhar vantagem, mas sim para não bater em Kimi. Um outro detalhe é que ele estava coloado no Kimi, nem diferença tinha.

Espero que Massa quebra essa tabu negativo e vença em Monza. Tomara que o motor não quebre já que a pista exige muito.

Abraços!

Leandro Montianele

Felipe Maciel disse...

Sobre o que o Leandro disse, só esclarecendo que o Piquet não está fazendo uma comparação direta com o Hamilton, não está acusando-o de ter cortado a curva de propósito nem dizendo que a diferença era grande. Nelsinho apenas está mostrando que passar reto pode dar uma vantagem enorme ao piloto (esteja ele muito atrás ou pouco atrás) e permitir que ele chegue lado a lado com o adversário na curva seguinte. Caso não cortasse a chicane, dificilmente o mesmo ocorreria.

Abraço a todos