domingo, 7 de setembro de 2008

Final polêmico

Não existe vitória mais sem graça na vida de um piloto do que aquela que vem depois da corrida, graças a uma punição. De qualquer forma, uma vitória é sempre uma vitória, e a graça não aumenta nem diminui os dez pontos conquistados.
Lewis Hamilton foi punido com 25s no tempo total, correspondente a uma passagem pelos boxes. Assim, o piloto da McLaren caiu para terceiro, atrás de Felipe Massa e Nick Heidfeld.
Tudo por causa da disputa de posição na Bus Stop, onde Lewis passou reto e se viu obrigado a devolver a posição. Kimi retomou a ponta mas logo foi supreendido pelo inglês novamente, uma vez que ele teria tracionado melhor, portanto o corte da chicane não deixou de ser uma vantagem. Foi essa a interpretação dos comissários.
Neste ano, qualquer coisa que acontece a FIA pune. Hamilton deveria ser mais cuidadoso ao tentar algum tipo de esperteza. Não acredito que ele tenha agido de má fé, apenas tentou perder o mínimo de tempo possível, algo que todos fazem sob tais circunstâncias, mas por acaso foi possível voltar a ser primeiro.
Particularmente, entendi que Kimi é que estava lento demais, por isso foi ultrapassado na La Source. Caso acontecesse algo semelhante entre carros em níveis parecidos, dificilmente o piloto de trás conseguiria partir com tanta ação sobre o adversário à sua frente. Basta reparar que, na verdade, o momento em que o finlandês recuperou a posição foi na linha de chegada - ou seja, em plena reta -, não na saída da curva.
Exatamente pela diferença de rendimento, o inglês poderia considerar o rigor dos comissários na atual temporada e adiar o ataque; duas (longas) voltas em Spa seriam suficientes. Mas é claro que ele não pensou nisso, no calor do momento não pensaria mesmo.
O fato é que o incidente está aberto a interpretações. No lugar deles, eu não puniria, porém respeito a decisão. Também é fato que mancha a imagem da disputa, porque levanta a voz de quem gosta de recitar a teoria da conspiração e apontar favorecimento à equipe Ferrari. Sem falar que é estranho tirar a vitória de um piloto, sobretudo por conta de um duelo com alguém que nem mesmo cruzou a linha no final. Entretanto, os comissários não estão lá para levar em consideração favores extra-regulamento. Para eles, o momento exige que se cumpra o artigo 30.3(a) do regulamento esportivo, e do apêndice L, capítulo 4, artigo 2(g) do Código Internacional.
A história não acaba por aqui. A McLaren irá recorrer e o resultado definitivo só sairá na semana que vem. Antes que manifestassem a sensação de déjà vu, a Ferrari anunciou que não irá se envolver no caso, a escuderia de Ron Dennis irá brigar sozinha fora da pista para reverter o resultado.
Partindo do princípio que o time de Woking perderá seu tempo tentando, o campenato ficou com Hamilton-76; Massa-74; Kubica-58; Raikkonen-57.
Ai, esses campeonatos que insistem em se resolver do lado de fora...

6 comentários:

Anônimo disse...

Não sei se eu não puniria, se esta no regulamento então acho que tem de ser cumprido doa quem doer, mas de qualquer forma ficou um gosto amargo. Uma vitória que Massa definitivamente não merecia.
Kimi sim, mas rodou sozinho.

Anônimo disse...

Fica suspeito um McLarenista falando, mas eu acho que foi injusto. Pra me dar um pouco mais de credibilidade, eu diria que teria sido injusto se fosse o contrário também. :P

Ele passou fora da pista pra não bater. Devolveu a posição, e se o Kimi passou ele obviamente estava acelerando enquanto o Lewis não, o Lewis ainda teve que acelerar de novo, e passou outra vez. Inevitavelmente Hamilton ganharia. Punição desnecessária.

modo ironia: só porque o Lewis é apenasum inglesinho contra todo o mundo

Felipão disse...

Eu também não puniria, Felipão!!!

Mas, vai fazer o que.. estvam cumprindo a regra...

Paciência..

Bom que nivela o campeonato entre os dois postulantes ao título...

Speeder76 disse...

Fico também com essa sensação. Mas Hamilton pagou por causa de uns comissários muito severos.


Digo isto por causa daquilo que vi na corrida de GP2, disputada sob as mesmas circunstâncias, e com muitas saídas de pista e colisões. Por causa de duas delas, na mesma corrida (uma delas meteu o Lucas di Grassi fora da corrida) o Pantano foi excluido.


Mas também o Glock foi penalizado por uma manobra semelhante, creio eu, e perdeu o seu ponto conquistado na pista. E é pena que uma assunto destes seja resolvido na secretaria, pois como dizes, as teorias da conspiração vêm à superfície...


Fico triste, porque aquele maravilhoso duelo na pista não deu para nada. E o campeonato? Ainda faltam cinco corridas, e tudo indica um duelo Massa - Hamilton. Quem aguentará?

kimi_cris disse...

Massa acabou de ganhar o premio sortudo do G.P, o brasileiro viu que não tinha hipoteses de lutar com Raikkonen e Hamilton, esteve sempre a poucos segundos para que caso houvesse um toque ele aproveitar, o segundo lugar caiu-lhe do ceu quando Raikkonen se despistou e o primeiro tambem quando hamilton foi penalizado.
Este é sem duvida o ano do Massa.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Rodrigo Neto disse...

Bem, eu puniria com certeza. Na hora estava vendo com um amigo e falei que o Hamilton iria ser punido. Ele claramente saiu mais tracionado na pista. Todos que passam direto, devolvem a posição e para não terem problemas ficam entre 0.5~1.0s atrás... Hamilton voltou na caixa de cambio, mais tracionado pegando o vácuo. E não quer ser punido por dar uma de esperto ? Terminou a corrida, passei para a tranmissão pela internet para ver a entrevista e vi o que a globo por encerrar rapidamente a transmissão não mostrou. Que estavam investigando o incidente. Refiz minha afirmação que ele deveria ser punido. Acertei :)