sábado, 13 de setembro de 2008

Vettel é pole em Monza

Fazia tempo que um treino classificatório não era castigado pela chuva como este da Itália. A sessão foi tensa e cheia de alternativas. Os pilotos trocavam posições com frequência e a disputa pela pole position se tornou uma competição altamente democrática: qualquer um poderia conquistá-la, candidatos havia de sobra.
Apesar de tudo, o Q1 tirou da briga pilotos que costumeiramente enfrentam dificuldades para chegar ao Q2: Sutil, Button, Nakajima, Piquet e o bom de chuva Barrichello.
Na segunda fase, Lewis Hamilton demorou para deixar os boxes e foi muito prejudicado. Os carros da Ferrari foram para a pista logo de início, porém os tempos começaram a despencar. Logo, Massa, Raikkonen e Hamilton estavam sujeitos a ficar de fora da super pole, já que a chuva resolveu apertar. Lewis não desistiu um só momento, no entanto seu ritmo piorava a cada volta. Kimi fez o possível, e por fim acabou ficando com a 14ª posição, à frente do inglês. Felipe Massa, por sua vez, tirou coelho da cartola e cravou uma volta voadora para jogar Robert Kubica para 11º e garantir a vaga no Q3. Por 21 milésimos.
Giancarlo Fisichella surpreendeu ao obter a melhor posição de largada da Force India: 12º.
As duas Toyotas prometeram durante a sessão, mas na disputa entre os dez fizeram apenas 7º e 9º com Trulli e Glock, respectivamente. Heidfeld foi o 10º e novamente larga melhor que o companheiro.
Fernando Alonso conseguiu o 8º posto, enquanto Nico Rosberg enfim mostrou que sabe guiar na chuva, abrindo assim a terceira fila. Ao lado dele, Felipe Massa, que não chegou a brigar pela pole, mas pode ter optado pela mesma estratégia dos rivais que batalham pelo título: a de uma parada só.
Entre os quatro primeiros, apareceram três dos quatro pilotos energéticos do grid. Sebastian Vettel, um gênio debaixo de chuva, fez sua primeira pole e se tornou o mais jovem piloto da história a largar da posição de honra. O companheiro de Toro Rosso Sebastien Bourdais conquistou um ótimo quarto lugar. Mark Webber, sempre rendendo bem com asfalto molhado, será o terceiro.
Só faltou David Coulthard para coroar a façanha da Red Bull. Mas largar entre os primeiros com ele, só mesmo na época da McLaren. O escocês ficou apenas na 13ª colocação.
É a McLaren de Heikki Kovalainen que fecha a primeira fila. O finlandês novamente demonstrando qualidade debaixo de chuva torrencial... Além de se intrometer entre os energéticos no treino, poderá realizar trabalho de segundo piloto amanhã tirando pontos de Felipe Massa. A missão de Heikki neste fim de semana é estragar a festa dos outros.
O GP da Itália será um espetáculo à parte. A troféu de vencedor será cobiçado por vários competidores, inclusive aqueles que largam de trás. Hamilton e Raikkonen não devem ser descartados, até mesmo o safety car pode ganhar a corrida.
A etapa de Monza tem tudo para ser totalmente diferente de tudo o que já se viu por lá. Vale até ex-piloto heptacampeão soltar os bichos para cima do chefe de equipe.
Que venha o GP da Itália! Uma prova que pode mudar o rumo do campeonato 2008.

9 comentários:

Leandrus disse...

"A missão de Heikki neste fim de semana é estragar a festa dos outros." Só espero que ele não estrague a corrida dos pilotos da Toro Rosso...

Ah, e muito bem lembrado a façanha de Fisichella. Eu até achei que Sutil conseguiria uma posição bem melhor, mas aí já seria demais pra Force India...

E o treino realmente foi muito bom. Me lembrou o treino caótico na França em 1999.

Ateh!

Marcos Antonio disse...

Grande treino,e isso deixou a corrida totalmente em aberto até o Hamilton,ou melhor,até o Rosberg pode vencer essa corrida!Não perco essa corrida por nada!

Anônimo disse...

O Schumacher soltou os bichos pra cima de quem???

Anônimo disse...

A alegria dos pilotos da Toro era linda de se ver. Eles comemoraram quando Massa passou em sexto e comemoraram identico quando Kova nao conseguiu melhorar.
Foi bonito.
Felipe, o novo endereço do bliggroo agora é:]
www.blogdogroo.blogspot.com
se puder atualiza tua lista?

Blog F1-V8 disse...

Olá Felipe!!
Sua definição para treino "democráico" foi perfeita! Realmente, quem conseguia jogar melhor com a chuva, poderia levar a pole. E como uma boa democracia, todos foram tratados com igualdade, vide a surra que a Toro Rosso deu nas poderosas Ferrari e McLaren!
Amanhã certamente teremos fortes emoções!

Até mais!!

Felipe Maciel disse...

Renan, num determinado momento do treino Schumacher fez cara feia e falou umas palavras nos ouvidos do Stefano. Como nós não tivemos como ouvir, então consideramos logo a pior possibilidade possível...

Abraço a todos

Aderson disse...

Pois é, pela forma como o stefano domenicali "baixou as orelhas" enquanto o alemão falava com cara feia, significa que schumaker não tá lá apenas como um consultor da Ferrari.

E a corrida?? Se fizer sol, será que Raikonem e Hamilton vem atropelando todo mundo pra brigar pela vitoria??
Será que eles vão se arriscar tanto?
Raikonem não tem tanto a perder, mas Hamilton...

Felipão disse...

Essa foto do Vettel é fantástica...

define o que foi esse treino...

No mais, a análise perfeita, Felipão...

Como sempre...

Anônimo disse...

Eu sinceramente não acredito que Schumacher estava dando uma bronca em Domenicali, mas também não era um bate-papo informal.

O que mais me chamou a atenção nesse final de semana foram as fotos tiradas com Schumacher. Ele está sério em quase todas, normalmente ele parecia mais relaxado nas outras provas no pitwall. O problema da Ferrari em Monza sob chuva deve ter lhe tirado o sono.