domingo, 28 de setembro de 2008

A noite é de Fernando Alonso

A Ferrari jamais venceu um GP múltiplo de 100. Quem sabe o 900º?
A corrida número 800 da F-1 teve inicío com Felipe Massa largando da pole e liderando as primeiras voltas. Até que Nelsinho Piquet rodou, provocando a entrada do safety car (e complicando ainda mais sua permenência na equipe).
Mas a batida do brasileiro foi muito proveitosa para o companheiro Fernando Alonso. Neste caso, a Renault agradece. Rosberg e Kubica reabasteceram com boxes fechados e tomaram stop and go. O alemão até que se aproveitou bem da confusão, já que liderou voltas após a relargada e conseguiu abrir bastante vantagem enquanto o comunicado do penalty demorava a sair.
No momento em que os boxes se abriram, a Ferrari voltou a fazer lambança jogando pela janela uma vitória quase certa. A luz verde liberou Felipe mas a mangueira de combustível ainda estava acoplada. Como resultado, saiu arrastando bomba, mecânico e o que tinha direito. Para completar a aula de pit stop, Massa dividiu a passagem dos boxes com Adrian Sutil e teve de pagar drive through.
Raikkonen assistiu de camarote à performance da equipe de Maranello, sabendo que ele completaria a parada dupla. Terminado o bem sucedido pit stop do finlandês, os mecânicos correram para o final dos boxes, onde Felipe esperava pacientemente a retirada da mangueira, que ficara emperrada a ponto de vários mecânicos gastarem um tempo enorme para retirar.
Forza, Ferrari!
Massa voltou em último, num circuito onde não há muito pontos para se ultrapassar. Kubica também havia caído para a rabeira do grid e pouco pôde fazer até a bandeirada.
Alonso assumiu a ponta para faturar a vitória que parecia impossível, sobretudo largando da 15ª colocação.
Coulthard estava bem posicionado na prova, até parar nos boxes. A Red Bull o liberou cedo, já que a bomba de reabastecimento não tinha sido removida. O pirulito foi baixado novamente e David freou. Perdeu um segundo ali, mas cruzaria a linha de chegada em sétimo.
Curioso notar que a Ferrari utilizou o pirulito tradicional no último pit stop de Raikkonen. Ao que tudo indica, sinaleira nunca mais...
O osso duro de roer Jarno Trulli dificultou a vida de diversos pilotos durante a prova, e abandonou por um problema incomum: desgaste da peça que fica entre o banco e o volante. O italiano não suportou as exigências físicas na longa etapa de Cingapura, e, quando chegou aos boxes, levou um banho para aliviar a exaustão.
A carruagem de Barrichello não quis esperar até a meia-noite, simplesmente parou num trecho de reta, forçando o brasileiro a abandonar. Rubens aproveitou a proximidade com os torcedores para arremeçar a balaclava ao público. O bicho caiu na baía...
Hamilton soube se comportar na parte final e não arriscou o terceiro posto para buscar o segundo lugar de Nico Rosberg, nem mesmo durante a segunda entrada do safety car, provocada por Kimi Raikkonen, devido a uma ataque exagerado sobre a zebra da curva 10. Muro. Quatro GPs sem pontuar.
Excelente fim de semana de Timo Glock, quarto colocado. O grande Vettel chegou em quinto. Heidfeld foi sexto, seguido por Coulthard e Nakajima. A corrida foi excepcional para a Williams, que subiu ao pódio pela segunda vez no ano, com o alemão Nico, filho do Keke, que estava presente no circuito.
Fernando Alonso fez as pazes com a vitória, mas parece ter se esquecido de como se joga a garrafa de champagne para o mecânico.
O espanhol entra para a história como o primeiro vencedor de um GP noturno na categoria.
O campeonato sofre mudanças. Agora Lewis possui 7 pontos de vantagem sobre Massa. Kubica permanece com 4 de sobra para Kimi, que tem 1 a mais que Heidfeld.
São 30 pontos em jogo, portanto a temporada ainda não terminou, porém Hamilton já dispara como favorito. Caso Massa vença as três últimas provas, o inglês confirma o título por um ponto chegando em segundo em todas elas. Esse recado vale para o Raikkonen.
Amanhã será mais um dia de reunião tensa em Maranello. Eles poderiam ter deixado Cingapura na liderança do mundial, mas se a Ferrari está mesmo determinada a perder o campeonato, deve estar preparada também para presenciar o presidente cuspindo fogo. Segunda é dia...

14 comentários:

Raúl disse...

gran carrera de alonso y suerte de que se estrellara su compañero en el momento justo viva renault y ferrari mas vale q se pongan las pilas

Fábio Andrade disse...

Montezmolo cuspirá fogo amanhã, não tenha dúvidas. O que aconteceu hoje em Cingapura não combina com a história de uma equipe grande. Na verdade, a Ferrari anda se comportando como equipe pequena desde 2007.

*Obrigado pela referência, já está feita a troca de links!

Abraços!

Anônimo disse...

Simples. Felipe foi liberado para sair do pit stop logo da chegada do Kimi. Sim foi um erro humano. Vendo kimi se aproximar do pit, logo tratou de liberar Felipe, sem antes porém dar uma espiadela, para saber a real condição estava a andar o abasteçimento do outro. Este senhor está F*$#%#. Mas é sempre bom ver um campeão vencer, principalmente em um carro apenas razoável, deixando a mostra sua real condição de craque do volante.

Grid GP disse...

Ao invés de fazer reuniões de bronca, acho que o que a Ferrari deveria fazer era rever TODOS os seus procedimentos de boxe. Além do mais, a "invenção" da luz não é o único problema da equipe.

Apesar de difícil, concordo com você que o campeonato está aberto para Felipe Massa. E Hamilton segue sua "escrita" de ultrapassar pelo menos um carro em todas as provas!

Abraços, Felipe.

Fábio - GRID GP

Felipão disse...

Boa, Felipão...

Aliás, se a Renault tivesse combinado, não seria tão perfeito...

Marcos Antonio disse...

Se não tivesse a regra do SC,Rosberg teria vencido,mas parabéns ao Alonso foi uma boa vitória do espanhol...

Mas essa bateu na trave!

Fleetmaster disse...

OLa... Tudo bem?
Bom, desisti do projeto Fleetmaster. Vou continuar acompanhando o seu blog e postar aqui de vez em quando.
Me escreva quando der.
Me mande um e-mail para falarmos de miniaturas e F1.


Abraços

André

Anônimo disse...

Absurda a desatenção da Escuderia Ferrari com aquela sinaleira. Felipe Massa pode ter perdido o campeonato, por causa de uma desatenção. Mas o Felipe já esteve mais pressionado, como no início do ano, e acabou dando a volta por cima.

Fiquei preocupado com a situação do Nelsinho para o ano que vem. Será que ele continua na Renault?

E parabéns ao Alonso. Reafirmando ser um dos melhores pilotos da Formula 1 atual.

Anônimo disse...

Impressionante foi o desgaste de Trulli. Poucas vezes vi um piloto tão exausto. Me lembrou senna em Interlagos. E issso o levou a abandonar a corrida. Sou fã de Trulli, e foi triste ver um piloto nestas condições.

Anônimo disse...

Cada corrida que passa mais eu sinto o cheiro de lazanha jogada na mesa. A Ferrari cada vez mais joga o campeonato no colo da McLaren. E agora até o de construtores. Que coisa!

Leandrus disse...

Ano passado a Ferrari também fazia suas besteiras, mas no final a Mclaren (diga-se Hamilton) se superou e a Ferrari saiu campeã. Mas acho que dessa vez isso não vai acontecer.

E eu tenho pena dos que presenciarão essa reunião...

Anônimo disse...

bom ver o Alonso vencer de novo. é sem duvida o melhor em atividade, pena q não depende só dele pra vencer.
Mas voltando ao assunto principal da corrida, é só eu que lembro q quem começou toda essa cagada foi o nelsinho (bem 'inho') piquet? o que esse cara ainda faz na F1?

Aderson disse...

Se não fosse o acidente do Nelsinho, Alonso não ganhava essa corrida nem a pau.
Foi puro lance de sorte mesmo, embora Flavio Briatore diga que não. Alias, para Alonso, aquele segundo lugar do Nelsinho na Alemanha não existiu, foi um acaso do destino, sorte de principiante.
Ele só conseguia, até agora, ver um 4º lugar (conseguido por ele, claro) como melhor resultado da equipe.



Engraçado como raramente, ou quase nunca, um carro de f1 sai arrastando um macaco hidraulico preso a roda. A maioria dos acidentes é com o reabastecimento; e olha que são varios mecanicos segurando aquele mangueirão que abastece o carro. Será que não dá pra ver os caras fazendo o trabalho deles antes de dar sinal verde?
Porque não botam um dispositivo que libere um sinal (sonoro ou luminoso) enquanto a mangueira estiver acoplada ao bocal do tanque?

Anônimo disse...

esse Nelsinho estragou a corrida do Massa. Tudo bem a Ferrari ter errado, mas o cara é muito cabaço. Tem muito o que aprender ainda.